VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 1[2]3456789 ]


[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Date Posted: 11:48:52 05/01/03 Thu
Author: MBMB
Subject: Glorinha Khalil, Zé Simão e Danuza Leão: textos sobre o Miss Brasil

Glória Kalil fala sobre o Miss Brasil -- Kako, 01:51:38 04/22/03 Tue
Amigos do MBMB, leiam o que Glória Kalil escreveu em sua coluna sobre participar do Miss Brasil como jurada:

Fui convidada para fazer parte do júri do concurso de Miss Brasil 2003. O evento vai ser organizado por Paulo Borges, no júri estarão pessoas da moda como a Costanza, o Alexandre Herchcovitch e até outros amigos como o Zé Simão e Danuza Leão. Por isso aceitei de pronto o convite.
Mas logo comecei a pensar: como posso julgar uma coisa que desconheço completamente? O que é ser Miss? Miss Brasil? Miss Universo?
Antigamente o concurso tinha seu glamour e uma finalidade: aproximar os povos conhecendo melhor seus representantes. Meninas de todos os estados do Brasil concorriam ao título máximo da beleza local para depois ir para os Estados Unidos concorrer ao Miss Universo. Ficavam famosas, “entravam para a sociedade”, conheciam e se casavam com homens poderosos que as tornavam ricas e infelizes por muitos anos.
O país se mobilizava, torcia por sua candidata e sofria quando, por algumas polegadas, nossas popozudas enfrentavam o supremo drama de serem desclassificadas. Foi assim em 1954 com a bela baiana Marta Rocha e outros nomes inesquecíveis como Terezinha Morango (57), Adalgiza Colombo(58) até que Yeda Maria Vargas (63) e uma menos lembrada Martha Vasconcelos (68) se tornaram Miss Universo.
Não esquecer também, que em 69, para nossa indignação, não levamos o título apesar da beleza da candidata de Santa Catarina, a jovem Vera Fischer. Depois disso, o concurso foi decaindo e perdendo o interesse até sumir das páginas dos jornais.
Nas décadas seguintes, as meninas bonitas voltaram seus olhos para a televisão, onde quiseram ser apresentadoras e depois atrizes de novelas.
De uns anos para cá, com o desenvolvimento da moda no mundo, as bonitonas querem ser top models.
Por isso, essa tentativa de ressuscitar o concurso de Miss Brasil me deixa perplexa. O que quer uma garota do século XXI ao se candidatar ao trono de Miss Brasil? Será uma forma de virar top model ou continua, como nos anos 50, querendo casar com homens ricos? Alguma graça deve ter, pois fiquei sabendo que no ano retrasado a candidata ao título fez infinitas plásticas para ficar nos conformes da boniteza que o cargo exige inaugurando a linha das misses biônicas.
Enfim, nós jurados, o que vamos eleger? Uma gostosa curvilínea para representar a beleza brasileira “lá fora”? Lá fora, onde? E para quê? Ou uma magra retilínea nos moldes a que estamos habituados a ver nas passarelas de moda? Saberemos a diferença entre top e Miss? E existe essa diferença? Santo Deus, que enrascada! Melhor ligar para meus colegas de júri e ver se algum deles sabe onde estamos nos metendo - para não sair de lá sob vaias e chuva de ovos.

Glória Kalil
Fonte: http://chic.ig.com.br/colunagloria/


[ Post a Reply to This Message ]

Replies:

"Enrascados" ficamos nós, pobres admiradores: -- Wagner, 02:42:58 04/22/03 Tue
Era o que eu já havia comentado. É preciso que se esclareça aos jurados a diferença entre uma Miss e uma TOP MODEL, porque senão corremos o risco de termos uma Miss TO ou mesmo MG fora da finalíssima. (NT) -- GILL, 02:47:39 04/22/03 Tue
A Sra. Glória Kalil foi extremamente deselegante e exagerada em seus comentários acima, e jamais publicá-los em sua coluna, já que foi convidade (e aceitou) a ser parte do juri que vai eleger a Miss Brasil 2003. (NT) -- Daniela, 21:19:57 04/22/03 Tue
A Sra. Glória Kalil disse aí em sua coluna que não sabe o que é ser uma Miss Brasil. E ela sabe, por acaso, o que é ser uma colunista social ? Para que serve ? (NT) -- Daniela, 21:46:06 04/22/03 Tue


As preocupações de Glorinha Kalil ... e as nossas -- Dil, 02:47:55 04/22/03 Tue
Respeito muito o trabalho da Glorinha Kalil. No texto abaixo, ela levanta pontos bem interessantes que já foram muito discutidos aqui no MBMB.
Provavelmente ela não é o único membro do júri do Miss Brasil 2003 que está perdido. Ela, porém, assume publicamente.
O perfil da Miss Brasil neste momento em que o concurso parece tentar um novo conceito, tem que ser definido pelos seus promotores. Como em qualquer evento do tipo, se o júri não receber critérios claros de avaliação por parte dos organizadores, o resultado do concurso pode ser desastroso. A falta de critérios quando se avalia algo tão subjetivo como beleza pode ser fatal. E mesmo assim, muitas vezes não entendemos resultados em concursos internacionais.
Talvez a maioria do júri - pessoas públicas e supostamente bem informadas - não saibam o quanto mudou no mundo dos concursos de beleza. A referência ainda é, no caso brasileiro, os anos 60.
Mais uma vez lamento a ausência de preliminares. Permitiriam - entre outros benefícios - que o júri conhecesse melhor o que pensa uma jovem que ainda acredita em ser Miss Brasil.
Depois de anos de espera por um bom concurso, temos a possibilidade concreta de um excelente top 3 e uma nova fase para o Miss Brasil. Seria demais que tudo isso fosse desperdiçado por falta de critérios adequados de julgamento.
Impressiona também o fato de que no Brasil, pessoas assumem publicamente seu desconhecimento para avaliar o que não conhecem, mas aceitam o convite.
Espero que Dona Glória Kalil e seus companheiros de júri não nos deixem mais perplexos do que ela já está.


[ Post a Reply to This Message ]

Replies:

Perfeita suas colocações Dil, espero realmente que possamos ter uma Miss Brasil em condições de brilhar nos concursos internacionais.Seria muito bom que os organizadores do Miss Brasil pensassem como você, porque de nada adianta termos um corpo de jurados de primeira linha se não se estabelece critérios. E tem mais, esse negócio de escolher as semifinalistas no próprio dia 26..sei não, vai deixar muita miss contrariada e nós também. (NT) -- GILL, 03:00:09 04/22/03 Tue
Se por um lado ficamos preocupados diante da "desinformação", o que é natural diante do que foi dito, por outro demonstra que existe o cuidado em querer saber quais os novos critérios. Melhor assim, pois fará com que todos procurem informações acerca do que deve ser uma Miss Brasil contemporânea. Na hora H eles saberão escolher, assim espero! (NT) -- BUG, 09:31:43 04/22/03 Tue
Não sou tão otimista. Glorinha Kalil não está buscando critérios. Ela não está é entendendo porque tentam "ressucitar" o Miss Brasil e a finalidade de concursos de miss hoje. Mesmo que todos busquem informações, os parâmetros de análise deveriam obrigatoriamente ser fornecidos pela organização do Miss Brasil. Na chamada hora H pode ser tarde demais. (NT) -- Pollyana, 14:21:10 04/22/03 Tue
Ja eu acho as preocupações de Glorinha Kalil um tanto quanto exageradas. Os criterios para eleicao de uma Miss Brasil nao mudaram tanto e continuam a ser aqueles (beleza, elegancia, desenvoltura, inteligencia) que podem ser aplicados por qualquer pessoa com um pouco de bom senso. O padrao de beleza corporal mudou (mulheres mais magras), mas todos nos estamos conscientes disto. (NT) -- Pedro, 11:47:16 04/22/03 Tue

Miss não tem o direito a ter individualidade -- MBMB, 13:56:46 04/28/03 Mon
DANUZA LEÃO
COLUNISTA DA FOLHA

Depois de vários anos caidaço, o concurso de miss Brasil decidiu se glamourizar, começando pela escolha do júri, que só tinha famosos: de d. Mariza Alencar, mulher do vice-presidente, a José Simão, colunista da Folha, passando por Glorinha Kalil, Costanza Pascolato, Celine Imbert, Duda Molina, Bob Wolfenson e Alexandre Herchcovitch, entre outros.
Misses são seres de outro planeta, que só olham para o espelho e para as câmeras fotográficas, só falam com jornalistas e são, todas, sim-pa-ti-cís-si-mas. Daí a vontade de entrar no camarim, para ver como elas são de verdade. Pois fique sabendo: lá dentro elas são iguaizinhas.
Chegaram de cabeça e cara lavada, jeans, camiseta, e salto altíssimo, tipo uns 15 centímetros (tomam banho de sapato, claro).
Ali, onde as mães são proibidas de entrar, começam a cuidar da maquiagem e dos cabelos, e não têm o direito a dar um só palpite. A temperatura ambiente era a de um microondas ligado na potência máxima, e além disso cruzavam no ar, em todas as direções, lufadas de ar quentíssimo dos secadores; mas elas não se queixavam nem transpiravam -o regulamento não deve permitir.
É incrível como moças vindas de todas as regiões do país podem ser tão parecidas. A maioria delas estuda administração de empresas, medicina, jornalismo, sociologia ou direito e tem como hobby ler, ir à praia, nadar, dançar, desfilar, ouvir música e fazer ginástica. Suas admirações vão de Ayrton Senna a Nelson Mandella, passando por Jô Soares, Silvio Santos, Betinho, o papa, d. Zilda Arns e Deus, mas todas pretendem trabalhar na televisão como apresentadoras ou serem modelo. Outra coisa: to-das têm cabelo liso e longo. Não é que elas tenham: têm que ter. Se o cabelo for crespo, é alisado, e, se for curto, é implantado.
Aí, chegou a hora do concurso propriamente dito: primeiro o desfile em trajes típicos, depois com roupa de gala e, para finalizar, de maiô. O júri (do qual eu fazia parte) tinha que escolher dez em cada quesito.
Começou o problema: a gente passa a vida achando que mulher bonita é Gisele Bündchen, que pesa 50 quilos, tem perna fina e quadril estreitinho, que maravilhosa é Kate Moss, esquálida, com cara de famélica, todas fazendo cara de quem tem atitude, e de repente é preciso escolher dez misses sorridentes, com a-que-la saúde e coxa grossa; logo coxa grossa, coisa imperdoável atualmente, no mundo da beleza. Instala-se um problema filosófico: o que é a beleza, afinal? E como não havia tempo para discutir o problema, votamos do jeito que foi possível -bem, eu acho.
Perguntas, já redigidas, foram distribuídas a alguns membros do júri, para serem feitas às misses; quando um dos jurados disse que ia perguntar uma coisa diferente, alguém avisou: "Não faça isso, porque elas já têm as respostas prontas". Miss não tem o direito a ter individualidade nem personalidade, nem por fora nem por dentro.
Por isso, foi um alívio quando a miss Brasil 2002, com sua capa vermelha debruada de arminho tipo Papai Noel, disse, na despedida de seu reinado: "Foi muito bom, e eu ajudei muito a mim".
Palavras que certamente não estavam no script e que foram as únicas verdadeiras da noite inteira.

Folha de SP. 28.4.2003


[ Post a Reply to This Message ]

Replies:

Sera que Danuza Leao esta mentindo a respeito disto? "Perguntas, já redigidas, foram distribuídas a alguns membros do júri, para serem feitas às misses; quando um dos jurados disse que ia perguntar uma coisa diferente, alguém avisou: "Não faça isso, porque elas já têm as respostas prontas". (NT) -- Pedro, 21:41:47 04/28/03 Mon

Depois de Glorinha Khalil e Danuza Leão, mais um membro do júri, Zé Simão, ironiza o Miss Brasil -- MBMB, 18:40:35 04/29/03 Tue
JOSÉ SIMÃO

Miss Brasil 2003! Manda tudo pro Iraque!
Buemba! Buemba! Macaco Simão Urgente! O braço armado da gandaia nacional. Direto da República da Língua Plesa! E aí eu fui convidado pra ser jurado de Miss Brasil. Adorei! Aliás, quem iria adorar era o Bush. Pra mandar os canhões pro Iraque. Rarará! E a Miss Brasil 2003 é de Tocantins. Só que é mineira. É um novo tipo de habitante: mineira de Tocantins. O próximo censo vai ter que mudar os critérios: mineira de Tocantins, mineira de Goiás. A miss Goiás também é mineira. Só faltou o Itamar! Que usa xampu de Viagra. Pra deixar o topetão em pé!
E tem uma miss que estuda balé e pratica boxe. Dança balé e luta boxe? Deve ser andrógina! Um pliê e um direto no fígado! Rarará! E adorei os ídolos das misses: Betinho, Zilda Arns, o Papa. E adivinha qual o ídolo da miss Bahia? ACM! Sensacional. O ACM está entre o Betinho e o Papa.
E o apresentador Marcos Hummel disse: "Para anunciar a segunda colocada vamos chamar Miss Lama". MISS LAMA? E a platéia toda atônita: "Miss Lama? Quem é a Miss Lama?!". Era o dono da confecção Rosa Chá, o AMIR SLAMA! Eu acho que o ano que vem deviam chamar o João Gordo pra apresentador!
E eu fui jurado do concurso. Me diverti muito. O corpo de jurados era melhor que o corpo das misses. E aí eu fiz a pergunta pra miss Minas Gerais: "Qual a coisa mais engraçada no mundo de hoje?". Resposta: "Pai e mãe de miss". Errado. A coisa mais engraçada é miss respondendo pergunta! Ela devia ter respondido: "A paz mundial!". E uma amiga minha queria mais perguntas pra ficar se divertindo com as respostas sem sentido. E uma outra disse que ela deveria ter respondido que "a coisa mais engraçada do mundo de hoje é assistir concurso de miss pra ficar ouvindo as asneiras mal decoradas que nós falamos".
E aí quebrou o microfone da Daniela Mercury. Só que a Daniela não sabe dublar ela mesma! Deviam ter anunciado assim: "Agora para dublar Daniela Mercury vamos chamar a Daniela Mercury". Rarará! E a Jecanessa Camargo executou literalmente "Eu e a Brisa". A brisa canta MUITO melhor. Ela não tem idade pra cantar Johnny Alf! E o Fábio Jr. continua bonitão com aquela pinta de tofu amanhecido. E adorei o sorriso das misses. Elas passam laquê no sorriso. Gás paralisante! E a ex-miss Brasil declarou: "passei todo o meu reinado ajudando a mim mesma". Pelo menos é sincera! E as três primeiras colocadas deviam ser: miss Culhamba, miss Craca e miss Culacha. E pegaram a miss Japão e a miss Java juntas no banheiro. Rarará. Nóis sofre, mas nóis goza. Jurado de Miss Brasil sofre, mas goza! Hoje só amanhã!

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq2904200303.htm


[ Post a Reply to This Message ]

Replies:

Re: Depois de Glorinha Khalil e Danuza Leão, mais um membro do júri, Zé Simão, ironiza o Miss Brasil -- Silvio P., 19:52:36 04/29/03 Tue
O Zé Simão acha tão engraçado e ironiza o Miss Brasil ? Então por que ele aceitou ser membro do juri e foi lá fazer parte dele, e perder o precioso tempo dele lá, se ele acha tão engraçado. Engraçado é ele não ser engraçado, e se esforçar para ser, achando que é. Gloria Khalil, ironizar o Miss Brasil ? Isso também é engraçado. Engraçado é ela ser colunista social, que não serve para nada.Danuza Leão foi mais sutil, não ironizou, deu a opinião dela, de uma forma séria e inteligente (apenas comentou da individualidade da Miss). (NT) -- Glorinha, 19:57:40 04/29/03 Tue
Em realidade, a opiniao emitida pelo tal Simao esta em sintonia com as opinioes de muitos dos brasileiros. Eu assisti o concurso via Internet, mas "convenci", depois de muita insistencia, tanto a minha mae como uma das minhas irmas a dar uma "olhada" no concurso. As duas nao toleraram assistir o concurso por nem 15 minutos, e a minha irma fez comentarios semelhantes ao do Simao. Foi bom o esforco da Bandeirantes, mas acho que concurso de Miss no Brasil e coisa do passado ( e considerado passe e brega). Os comentarios do tal Simao sao crueis, mas engracados eles tambem sao. (NT) -- Pedro, 23:14:50 04/29/03 Tue
Se vc. pensa assim, o que vc. está fazendo aqui neste Message Board, perdendo o seu tempo dando opiniões sobre algo que vc. acha que é coisa do passado e brega? NA realidade, eu também assisti AO concurso. Puxa! Como sua mãe e sua irmã são chiques e fashions! Elas não toleraram assistir AO concurso? Que pena, devem ser muito intelectuais para isso. (NT) -- Dona Chacrette, 10:38:12 04/30/03 Wed
Voce nao entendeu nada. (NT) -- Pedro, 02:04:56 05/01/03 Thu
Continuando: Sua irmã fez comentários semelhantes ao do Simão? Puxa, como ela é inteligente! O Simão que se cuide, senão ela pode "pegar" o lugar dele como humorista! Tem um ditado que diz: "Quem nunca comeu melado, quando come se lambuza". Tem gente que, quando mora no Brasil, não tem nada, e depois, consegue ir para os EUA (sabe-se lá como), trabalhando sabe-se lá em quê, e depois quer dar uma de "fino". (NT) -- Dona Chacrette, 10:51:35 04/30/03 Wed
Vixe Maria! Como e que voce sabe tanto da minha vida? Es cartomante? Se nao for, estas desperdicando muito talento. (NT) -- Pedro, 02:11:08 05/01/03 Thu
Para uma pessoa, como vc., que costuma dar tantas opiniões aqui neste Forum, sobre as Misses, e agora, diz aí que é coisa brega e do passado, é meio incoerente, não acha? Se vc. pensasse mesmo isso, não estaria aqui neste Forum se preocupando com isso. (NT) -- La Cucaracha, 11:23:07 04/30/03 Wed
Sera que voce pode me explicar onde, na opiniao acima, eu (a minha pessoa) afirmo que acho que concurso de Miss no Brasil e passe e brega? Eu tenho a impressao que a maioria dos brasileiros (pelo menos os varios que eu conheco) e que acham isto. (NT) -- Pedro, 02:24:31 05/01/03 Thu
Sinceramente,esse pessoalzinho metido a chique não passa de uns mal-educados!Tomem vergonha! (NT) -- Ty, 01:21:39 04/30/03 Wed

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]


Forum timezone: GMT-4
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.