VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 12[3]45678 ]


[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Date Posted: 18:17:05 01/17/03 Fri
Author: Equipe MBMB
Subject: Na internet muito se copia, mas muito se cria e nós gostamos de ver nosso trabalho respeitado

22:28:42 01/12/03 Sun


A Internet é um espaço de muita inventividade, mas também consagra cotidianamente o clichê de que "nada se cria, tudo se copia".

No caso do MBMB, muitos textos e imagens aqui reproduzidos encontram-se em outros sites, mas temos sempre o cuidado de citar a fonte. Já ouve até casos em que a pressa em informar levou à veiculação de posts sem as devidas citações, mas sempre buscamos retificar, inclusive com a ajuda dos nossos visitantes.

Muito se copia no mal sentido, muito se reproduz com as melhores intenções, mas muito se cria. Boa parte do material que veiculamos é resultado do esforço de pesquisa da nossa parte e de muitos de nossos visitantes. Se o trabalho repercute, ótimo. Quanto mais, melhor para os concursos. O mínimo que se espera, porém, é uma referência à fonte na qual estes resultados foram apresentados.

Fotos de misses, de autoria do Dil, já foram publicadas em jornais brasileiros e internacionais sem nenhuma autorização.

Ano passado, uma mensagem sobre o Miss Brasil, também do Dil, veiculada aqui no MBMB, foi quase inteiramente reproduzida num jornal.

Todo o esforço de pesquisa realizado por Arthur Furtado sobre as misses brasileiras que resultou em várias páginas no Misses do Brasil foi integralmente reproduzido, sem nenhuma autorização, por um site espanhol especializado em concursos de beleza.

O mesmo site agora, provavelmente "inspirado" na publicação de um post, de autoria do Dil, sobre Helena Christensen, Miss Dinamarca 86 (ver Arquivo MBMB) elabora uma página a respeito, reproduzindo - sem crédito e sem autorização - uma foto que foi editada exclusivamente para ilustrar o texto.

Tecnologicamente é incontrolável e temos muito a fazer, mas a partir de agora, sempre que identificarmos estes casos, vamos partilhar com nossos leitores. Em respeito às idéias que norteiam nosso trabalho no MBMB e no site Misses do Brasil. Em respeito, sobretudo, a nossos visitantes.

Como menciona Moacyr Scliar,"em termos de idéias é bom ser original. Se não podemos ser originais, devemos pelo menos citar a fonte. De maneira geral, copiar não é uma boa. É uma concessão à nossa preguiça, mas não é uma homenagem à nossa inteligência."



http://www.plagiarism.org/

http://servlets.hotlink.com.br/libertas/newstorm.notitia.apresentacao.ServletDeNoticia?codigoDaNoticia=896&dataDoJornal=atual


[ Post a Reply to This Message ]



Replies: