VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 12[3]45678 ]


[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Date Posted: 18:27:08 01/17/03 Fri
Author: Dil
Subject: Miss Brasil 2002 no Big Brother Brasil. "Vida privada" e imagem pública

E eis que, pela primeira vez nos programas do gênero, uma Miss participa do jogo em pleno uso do seu título.

Joseane Oliveira entrou no BBB pelo fator beleza, claro, mas sobretudo por ser a Miss Brasil, algo "fora de moda", repleto de estereótipos negativos, porém ainda vivo e atraente no imaginário social brasileiro.

A polêmica antes, durante e depois da participação de Joseane é inevitável. Uma ex-miss já causaria bastante polêmica entre os admiradores do concurso, mas por se tratar da atual Miss Brasil, a repercussão é ainda maior.

As primeiras 72 horas do BBB revelam menos a "privacidade" da Joseane do que a da Miss Brasil. Aí surge a contradição: a Miss Brasil sempre foi uma imagem pública (re)construída ao longo do tempo. Mesmo quando sua vida pessoal era revelada, isto se dava em função da consolidação dessa imagem pública. Portanto, dentro de limites muito claros.




No BBB, a imagem da Miss Brasil (positiva ou negativa) está sendo desconstruída a cada minuto. Aos poucos emerge a Joseane - com seus defeitos, qualidades e inegável beleza - talvez um pouco dividida entre ser ela mesma e manter uma imagem positiva da Miss Brasil. No fundo, tudo se mistura e, ao final, vencendo, perdendo, jogando mal ou bem, expondo-se de forma ingênua ou evitando armadilhas, é quase inevitável que o conceito (ou preconceito) sobre o que é uma Miss Brasil seja profundamente modificado no imaginário social depois da participação da Joseane no Big Brother.

Pessoalmente, não tenho o menor interesse na vida pessoal da Miss Brasil, seja ela quem for. Aprendi a gostar do concurso por outros aspectos que ele evoca: beleza, brasilidade, moda e, sobretudo, elegância.

O Big Brother não prima pela elegância. Falo da elegância de alma. Aliás, ele não vive sem deselegâncias. É um desafio muito delicado para uma Miss Brasil entrar neste território, sair dele com uma imagem positiva e, de preferência, mostrar ao país que ela é apenas uma mulher, mas não uma mulher qualquer. E por isso é ela a Miss Brasil. A Miss Brasil, pressupõe-se, é uma mulher especial não apenas pela beleza, mas por certas qualidades pessoais que aparecem na sua forma de comunicar-se com o mundo. Ela hoje não está sujeita aos falsos moralismos, é uma mulher do seu tempo, mas tem algo a mais que a distingue. Se este "algo mais" é compatível com o BBB, aguardemos os próximos capítulos.





[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]


Forum timezone: GMT-4
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.