VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 12[3]456789 ]


[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Date Posted: 00:13:35 07/22/03 Tue
Author: Paulo
Subject: Mulheres (des)preparadas

19:12:52 07/10/03 Thu

Todo mundo já sabe que, além dos vestidos inadequados, um dos problemas na falta de sucesso de nossas misses lá fora é a ausência de preparação.
No caso da Miss Brasil Universo, infelizmente nunca há tempo para preparar-se porque ela é eleita pouco antes do Miss Universo. Nos casos da Miss Brasil Mundo e Miss Brasil Beleza Internacional, há tempo de sobra.
Se Lara e Carlessa estão sendo preparadas, tudo bem, mas ao menos aqui não chegam notícias a respeito. Se a gente levar em conta a falta de tradição brasileira nessa área, é bem possível que não estejam realmente sendo preparadas.
Quando falo de preparação, não falo daquele tipo de "adestramento" que torna a miss um ser meio robótico, pouco espontâneo e que resulta de uma projeção daquilo que o suposto preparador resolve fazer. Preparar uma miss não é brincar de boneca.
Entendo que a preparação tem aspectos físicos, intelectuais e emocionais.
Claro que a miss deve estar com o corpo bem tonificado, peso correto, pele e cabelos cuidados, sabendo maquiar-se, já tendo testado vários tipos de maquiagem e cabelo, além de muita, muita desenvoltura na passarela. Ninguém é perfeito. Ela deve saber reconhecer seus limites para contorná-los e, por outro lado, destacar os seus pontos fortes. Isto tudo não é para agradar ao "preparador", mas para ela se sentir mais segura numa competição.
Do ponto de vista intelectual, não há nada a fazer se a miss é só um corpinho e uma carinha bonita. Se elegeram uma miss com poucos recursos intelectuais para representar o país, o erro está feito. No entanto, seja como for, não custa estimular a miss a ler diariamente os jornais, acompanhar as tendências políticas, culturais e sociais atuais, conversar com ela sobre estes temas, tentar ampliar a sua capacidade de se expressar. Não tem que ser uma doutora em Filosofia, mas também não precisa dizer que o homem ideal é o "Edu da novela". Outra coisa: dicção e uso correto da língua portuguesa, mesmo que saiba falar outra língua. Miss com voz enjoadinha é o uó do borogodó. É importante que ela sinta-se segura, mas não tentar parecer mais do que é em teremos intelectuais. Caso contrário, vai pagar mico.
É fundamental conhecer a história do concurso no qual participará, o desempenho das brasileiras que a antecederam, assistir fitas dos diversos concurso internacionais e compreender as característica do concurso no qual competirá e conhecer ao máximo as suas competidoras.
Deve conhecer as regras básicas de etiqueta para um bom convívio com as demais concorrentes e saber se conduzir em situações formais (apresentação ás autoridades, jantares, etc)
Recomenda-se estar muito informada sobre bem o país sede e aprender algumas saudações da língua local.
Claro que um guarda-roupa adequado é fundamental.
A pressão emocional é grande. O "preparador" deve ser um interlocutor no sentido de ajudá-la a manter-se equilibrada. Muitas vezes, por muito jovem, ela tem expectativas muito fantasiosas e não faz a mínima idéia do que é ser miss. Na maioria das vezes, ela não sabe que tudo isso é TRABALHO. Enfim, é preciso reconhecer os limites da miss, sem paternalizar e tentar estimulá-la.
Pode parecer muito, mas é o mínimo.
Agora, tudo isso não pode ser passado como dever de casa para as nossas misses se virarem sozinhas. Elas precisam de apoio PROFISSIONAL. Sem profissionalismo e trabalho de equipe, as nossas misses estarão sempre dependendo daquela idéia de que "Deus é Brasileiro". Deus ajuda, mas sem um trabalho planejado e bem realizado, vamos continuar sem finalistas e vitoriosas lá fora. Depois, não culpem Lara e Carlessa.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]


Forum timezone: GMT-4
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.