VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 12345[6]789 ]


[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Date Posted: 20:51:29 11/18/01 Sun
Author: BETO
Subject: NEM SO DE BOAS MONJAS VIVE O MISS MUNDO!

Date Posted: 14:15:40 11/16/01 Fri



Chegamos a mais uma edição do Miss Mundo. Por muito anos, este concurso foi um pouco distante aos olhos dos brasileiros, diferente do Miss Universo que era tradicionalmente televisionado. O primeiro Miss Mundo que eu assisti foi em 1979, quando foi transmitido ao Brasil, e confesso que não me empolguei muito na época, sempre me parecendo secundário em relação ao congênere americano.


A partir de 1998 deu para perceber uma mudança substancial no perfil do concurso e, na minha humilde opinião, a edição de 1999 foi a melhor de todas. Ao longo da última década o concurso ganhou um novo fôlego, desenvolveu um estilo muito próprio e bateu todos os records de candidatas em eventos similares.

Até a MULHER MARAVILHA andou pelas passarelas do Miss Mundo!


Todavia, há um aspecto que permeou o concurso ao longo de sua história que o fez diferente do Miss Universo : a maneira como lidar com as polêmicas e os escândalos. Enquanto o Miss Universo sempre fez questão de adotar um perfil de “boa moça americana”, passando silenciosamente ao largo das controvérsias, o Miss Mundo, por seu turno, como “boa vanguarda européia” sempre acabou tirando uma boa margem de publicidade dos quiprocós que por lá se sucederam.


Mesmo que alguns “missólogos” rejeitem completamente a idéia de uma “memória dos concursos”, achando que remexer no passado é somente trazer a tona mantos e cetros, além de traças e muito pó, resolvi revirar o baú em busca de algumas polêmicas que aconteceram no Miss Mundo.


Em 1978, Malek Nemlaghi da Tunísia ganhou as manchetes dos jornais quando se recusou a tirar o véu que cobria seu rosto quando se apresentou de trajes típicos. “Tudo tem limites”, disse Julia Morley e a candidata foi ameaçada de desclassificação. Malek voltou atrás em sua atitude e compareceu a prova classificatória de maiô, sendo o fato atribuído muito mais a publicidade do que por causa das tradições. A imprensa não poupou a jovem, dizendo que ela perdeu muito: o nariz ficava melhor debaixo do véu...


TATIANA CAPOTE QUASE DESFILOU NUA!


No ano seguinte, “faltou pano” para cobrir a venezuelana Tatiana Capote que deu um show a parte. Além de surgir num minúsculo traje de banho, ainda permitiu que ele revelasse muito mais de sua privilegiada anatomia do que o desejariam os organizadores do concurso. Eric Morley precipitou-se para a passarela, à frente de um verdadeiro enxame de abelhas que eram os cinegrafistas e fotógrafos, tendo de utilizar com rapidez suas duas mãos para cobri-la.


Muitas não conseguiram segurar a coroa!

A alemã Gabriella Brum, de 18 anos, renunciou ao título 18 horas após a vitória, declarando que seu noivo de 52 anos, um cinegrafista de Los Angeles, estava irritado com seu triunfo. Irritada também ficou Linda Lovegrove, uma bailariana inglesa que entrou com pedido de divórcio contra o marido, dono de um clube noturno inglês, acusando-o de manter relações com Helen Morgan, Miss Mundo 1974. A modelo profissional do País de Gales e também vice Miss Universo do mesmo ano, confessou que tinha um filho de 18 anos e não pensava em casar por enquanto.


O BRINDE DUROU POUCO, HELEN MORGAN RENUNCIARIA EM SEGUIDA!


Sua antecessora, a americana Marjorie Wallace, foi afastada da coroa 14 semanas depois da vitória devido a publicidade “escandalosa” por sua relação com o cantor Tom Jones e o astro do futebol George Best.



MARJORIE WALLACE, uma americana nada aos padrões do Tio Sam!

Em 1976, a política agitou o Royal Albert Hall. Horas antes da cerimônia final do evento, os governos das Filipinas e Iugoslávia ordenaram a suas representantes que se retirassem do concurso, em protesto pela presença de duas candidatas sul-africanas – uma branca e outra negra. Sete outras candidatas haviam sido retiradas durante a última semana do certame.


Ainda em 1978, uma foto do ensaio final , onde a alemã Monika Greiss funcionou como provável Miss Mundo, enganou boa parte da imprensa mundial sendo publicada como verídica.





VICKI-LEE WALBERG, Miss UK em 1997, quase repetiu Helen Morgan: era lindíssima mas tinha dois filhos.

Haveria ainda muito “pano para manga” a ser lembrado. Mas o importante é que o concurso sobreviveu e chega a sua qüinquagésima primeira edição mais forte do que nunca. Hoje quando tudo é mais pasteurizado em função da boa imagem do fashion e do politicamente correto, fica uma ponta de saudade daqueles “anos rebeldes” da beleza, quando as candidatas ao Miss Mundo ainda tinham de correr o risco de apanhar de alguma feminista irada de plantão no lado de fora do Royal Albert Hall.


BOA SORTE A TODAS AS MENINAS DE 2001!

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]


Forum timezone: GMT-4
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.