VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 12345[6]789 ]


[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Date Posted: 15:52:16 11/21/01 Wed
Author: BETO
Subject: MISS MUNDO - Tout passe, tout casse, tout se remplace!

Date Posted: 02:45:17 11/18/01 Sun

Eu me lembro que no ano passado houve um certo espanto com os resultados do MISS MUNDO. A “missologia” se movimentou com o grupo nada ortodoxa de finalistas e o zum-zum-zum foi geral. Por isso resolvi este ano não fazer qualquer lista de prováveis finalistas. Alguma coisa me dizia – e cheguei a comentar com alguns amigos daqui – que a vitoriosa seria uma negra africana, apesar de eu me inclinar mais para Tanzânia. Nada contra Miss Nigéria, mas achava que Julia Morley que tanto exige concursos separados, não iria escolher uma TOP 10 do Miss Universo.

O QUE JULIA MORLEY PROCURA?

Ontem fiquei meio atônito com a lista das TOP 10 e TOP 5. Cheguei a dizer tinha dado loucura em Sun City. Mas depois que um concurso de beleza termina, o melhor mesmo é tomar um bom balde de água fria na cabeça. Não adianta esquentar os neurônios, resultado final é definitivo.
Entretanto, o quinteto final é um grupo sem dúvida diferente e intrigante. Vai exigir que os “missólogos” revejam conceitos de beleza, joguem fora a famosa tabela de Vincent Trota e adicionem ao julgamento estético, outros itens que expliquem como a Nicarágua pode suplantar a Venezuela na América Latina, Aruba ameaçar a emergência boricua no Caribe ou a China suplantar a hegemonia indiana na Ásia. Talvez por que, num concurso que reúne 96 países, seja possível entender que beleza não tem regras ou padrões determinados, podendo ser tão diversa quanto à própria cultura destas mesmas 96 candidatas. Entender as diferenças é muito mais difícil do que assimilar o óbvio.

Quanto à Nigéria, vale lembrar que a escolha de Agbani Darego coloca no mapa um país de mais de 125 milhões de habitantes numa área pouco superior a do estado do Mato Grosso. Em que o Islamismo corresponde a 47,2% da população, contra 34,5% de cristãos e 18% de crenças tradicionais. Desde de 1983 o governo é militar e a renda per capita é de US$ 1.200. E, que etnias como haussas, iorubas e ibos compõe uma maioria frente de no mínimo mais nove grupos diferentes. Talvez muitos negros que circulem na Bahia tragam sangue nigeriano nas veias, pois foi do Golfo de Guiné que vieram muitos dos escravos destinados àquela área.


Mesmo surpreso estou contente com a vitória de Agbani. Não importa que ela tenha mais tipo para passarela de moda, que não faça a linha miss, que jamais seria contratada pelo Sargentelli, ou que não desbanque Naomi Campbell. Importa que é bonita e sem dúvida fará um belo trabalho como Miss Mundo. Podemos até não estar satisfeitos como fãs de concurso, mas deveríamos estar-lo sabendo que, talvez, as crianças na África sofrerão menos. Que a Nicarágua depois de tantas tragédias poderá se regozijar um pouco no superfulo, que Aruba vai ter mais um motivo para se autodenominar ONE HAPPY ISLANDS e que a China, parece estar se alinhando no liberalismo. E isto não é ideologia é simplesmente humanitário.


LONG LIFE TO THE QUEEN AND HER COURT

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]


Forum timezone: GMT-4
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.