VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 123456[7]89 ]


[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Date Posted: 11:25:40 10/12/01 Fri
Author: BETO
Subject: AINDA FALANDO DO MISS UNIVERSO NO BRASIL!

Date Posted: 14:48:48 10/09/01 Tue

Achei muito interessante a informação fornecida pela Sra. Vânea Rabelo, sobre a possível especulação em torno da realização do Miss Universo no Brasil.
A principio, também achei que se tratava de um mero boato. Depois, lendo o relato, deu para sentir que houve uma intenção real nestas suposições. Entretanto, fiquei me perguntando quem bancaria este mega evento.
Infelizmente a EMBRATUR, órgão que seria responsável pela divulgação do turismo nacional, não tem força administrativa e financeira para tal empreitada. Atualmente – e com muito atraso – estão lançando uma campanha milionária de divulgação do Brasil na Europa. O tema desta vez, não prioriza nossas mulheres, ou mais especificamente as mulatas; tomando como palavra de ordem a “paz” do Brasil. Será lançada oficialmente na Feira Internacional de Turismo de Londres.Mas, infelizmente, os grandes eventos que são trazidos ao Brasil pouco podem contar com apoio oficial. A grande maioria de shows, eventos e exposições são uma iniciativa privada. A própria divulgação turistica do Brasil no exterior só ganhou força quando passou a ser bancada pelos orgãos regionais.
Depois de ver o concurso de Miss Rio Grande do Sul - evento que tem patrocínio de uma rede forte de comunicações -, cheguei a conclusão que miss no Brasil tem uma imagem imutável. Não são propriamente as rainhas da beleza e sim, as rainhas do “over”, nada próximo da imagem moderna de nossos modelos, que são unanimidade no mundo hoje em dia. Sem querer voltar as velhas discussões em torno do futuro dos concursos no Brasil, hoje vejo que miss tem uma função quase museológica, ou seja, ainda existe para remeter a um sucesso do passado; funciona apenas como um elemento simplesmente indicativo de uma memória.
Mas o fato desta aproximação do Miss Universo com o Brasil é extremamente significativa e positiva. Mostra que estão atentos ao que acontece no mundo em termos de moda e indica que se acordaram para um país que tem todas as potencialidades para acontecer neste evento. Fora o nosso potencial de beleza, temos por de trás um enorme mercado consumidor para todos os produtos vinculados ao Miss Universo.
Entretanto, acho que dada as nossas circunstâncias históricas no Miss Universo, deveriam antes de tudo, tentar entender o que aconteceu em nível interno e que levou o concurso a decadência. Deveriam buscar uma explicação para o fato de que o primeiro país fora dos Estados Unidos onde o concurso efetivamente estourou, simplesmente deixou esta “paixão” morrer.
Infelizmente não será ainda agora que teremos o MU aqui; mas temos de encarar isto de forma positiva. Isto abre portas para o Brasil neste certame e certamente, caso o interesse seja mantido, poderemos ver melhores resultados para nossas candidatas. Uma mudança desta ordem não se faz da noite para o dia, é um caminho longo. Vamos torcer para que esta trilha já esteja sendo traçada e comece a ser percorrida brevemente.

Um abraço

[ Post a Reply to This Message ]

Replies:
Gostei muito do que você escreveu, Beto. Tudo bem que o o Brasil seja um grande mercado, mas a assessoria do Trump deve ser muito ruim ou eles devem estar mesmo muito desesperados atrás de um lugar para fazerem o Miss Universo. Se lá em Porto Rico, onde adoram concursos, tivesse sido um bom negócio, eles não estariam procurando outros países. Um concurso internacional de modelos até pode conseguir espaço aqui, mas concurso de miss? Será que a organização Miss Universo precisa contratar alguém para vir ao Brasil avaliar se dá para fazer o concurso aqui? Será que eles não sabem o grau de decadência que é o Miss Brasil e como é feito? Ou eles não controlam as empresas que têm a franquia? Só o fato do Brasil ser o único país da América Latina que não transmite o concurso já diz tudo. Esta estória é muito esquisita, mas quem casou com Ivana Trump pode fazer qualquer coisa. (NT) -- Carlos, 23:17:01 10/09/01 Tue
CARLOS: obrigado! Eu acho que atualmente o Miss Universo é apenas um negócio secundário para vender produtos. Sua administração negligencia toda a trajetória do concurso desde 1952, valem apenas os milhares de $$$$ que pode reverter hoje. Não acho que a atual administração do Miss Brasil tenha qualquer culpa com isto. A morte dos concursos de miss no Brasil está muito mais atrás. A era Silvio Santos pode ter encantado a administração do MU, mas em nível interno só agilizou a agonia que já se manifestava no final dos anos 70. O grande problema aqui é jamais se ter atualizado a imagem da miss no decorrer dos anos; hoje, elas são muito mais um ícone kitsch do que de beleza e elegância. Abraços. (NT) -- BETO, 00:18:42 10/10/01 Wed

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]


Forum timezone: GMT-4
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.