VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 1234567[8]9 ]


[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Date Posted: 23:12:08 08/25/01 Sat
Author: Dil
Subject: SOBRE AS FOTOS DE MISS BRASIL 2000: qual a imagem de uma Miss Brasil no próximo século?


Recebi um e-mail de uma pessoa perguntando sobre o site onde se encontram as fotos da Miss Brasil 2000, Josiane Krulikoski. Até por razões profissionais (trabalho com documentação), quando coloco alguma mensagem informo a procedência e, no caso de fotos, o nome do fotógrafo (se disponível na fonte original). Apesar de ter divulgado o nome do fotógrafo, esqueci de fazer o mesmo em relação ao site. O site é http://www.fitclube.com.br/ . Desculpem-me!
Pelas mesmas razões profissionais, estava testando um motor de busca na Internet (http://www.google.com , excelente) quando encontrei as fotos no site citado. Considerei que deveria inseri-las neste Message Board, partilhando-as com os que aqui comparecem. Afinal, trata-se da Miss Brasil. Preferi não emitir minha opinião quando coloquei as fotos porque achava que as imagens seriam por si só suficientemente polêmicas. Eu não me furto a opinar sobre estes temas, mas tentei não induzir o provável debate que esperava acontecer. Imaginei que as fotos provocassem uma discussão interessante sobre a imagem da Miss Brasil em geral e não especificamente da Josiane.
Em geral, gosto das fotos. Josiane fotografa bem e está muito bonita. Quando a vi no Scala sendo eleita, fiquei impressionado com a segurança de Josiane. Só uma mulher realmente segura de si, do seu corpo, da sua capacidade de dialogar com uma câmara fotográfica, corre os riscos de expor-se em fotos marcadas pela sensualidade. Creio que nestas fotos optaram por criar um personagem (o estereótipo da mulher sexy que joga com fetiches do desejo masculino) como contraponto ao estereótipo da da miss (que ela exerceu quando foi ao Vídeo Show, por exemplo, com coroa, maiô e faixa ). Neste sentido, as fotos do ensaio fotográfico e aquela dela como Miss Brasil são realmente contrastantes.
O resultado em termos de produção poderia talvez ser melhor, o veículo poderia ser mais impactante (um site mais conhecido), mas ainda assim achei interessante o resultado. Como lamentavelmente não há texto acompanhando o ensaio fotográfico, o conceito que (na minha opinião) norteou o trabalho não torna-se evidente. No mínimo, fica a constatação do quanto um determinado tipo de produção e projeto estético leva a miss (ou qualquer outra pessoa) numa dada direção. Isto vai desde o vestido (ah, o vestido!), passando pela maquiagem (aquele velho problema...), incluindo mais recentemente as cirurgias plásticas.
Talvez o resultado do ensaio fotográfico da Miss Brasil 2000 possa parecer demasiado ousado para alguns, absolutamente comum para uns e fantástico para outros. Pessoalmente, não considero que a "imagem" da Miss Brasil tenha sido comprometida negativamente. Aliás, de que imagem estamos falando? Aquela considerada brega por certos setores que apostam na decadência irreversível do concurso? Aquela meio romântica, forjada nos anos 50 e ainda presente até hoje?
Talvez hoje não caiba só mais uma imagem nem tão definida como aquela que vem dos anos 50. Talvez haja muito mais espaço para a manifestação individual (inclusive visual) da Miss Brasil fora de determinados padrões pre-concebidos. Talvez Josiane - conscientemente ou não - tenha exercido este espaço.
A imagem da Miss Brasil tem alguma função social num país como o nosso? Confesso que gostaria de encontrar também notícias da Miss Brasil envolvida, por exemplo, com a Campanha do Natal sem Fome... Beleza com propósito? Sim? Por que não? Isto não é uma questão para Josiane individualmente, mas para aqueles que são responsáveis pela imagem da Miss Brasil junto ao público, à mídia, à sociedade em geral e às próprias misses. Pressupondo que a eleita assine um contrato com os produtores, que este contrato esteja em vigor e que o mesmo define parâmetros comerciais e de uso da imagem, imagino que este ensaio não tenha sido um ato individual da Miss Brasil. Talvez o ensaio fotográfico da atual Miss Brasil - com seus acertos e eventuais equívocos - seja a expressão desse momento de pouca clareza sobre quais as imagens de uma Miss Brasil contemporânea.

Um abraço a todos (incluindo a Josiane)!

DIL

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]


Forum timezone: GMT-4
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.