VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 12345678[9] ]


[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Date Posted: 00:04:20 08/26/01 Sun
Author: DIL
Subject: O DIA EM QUE ACORDEI COM RITA LEE: memórias recentes do Miss Brasil 2001 (ou teria sido Miss Brasil 2000?)

Date Posted: 21:45:27 03/27/01 Tue

Hoje acordei com Rita Lee cantando Miss Brasil 2000. Por onde andava, ainda imerso nas imagens e emoções de ontem, a música me acompanhava:

"Eu vou apresentar pela primeira vez
Ela que vai ser pra todos vocês
Uma senhorita que nunca se viu
....
Será que ela vai continuar uma tradição?
Será que ela vai modificar uma geração?"

Tenho a sensação que a verdadeira Miss Brasil 2000, cantada por Rita Lee, foi eleita ontem. Concordando ou não com a vitória de Miss Rio Grande do Sul, Juliana Borges, o Miss Brasil 2001 já entrou definitivamente para a história dos concursos no país. Menos por qualquer tipo de novidade introduzida pelos organizadores do concurso que pela personagem midiática chamada Juliana Borges.
Nada mais perfeito e ao mesmo tempo contraditório neste momento que o cenário "old fashion" do tradicional Hotel Glória, um dos ícones do glamouroso Rio dos anos 50. Nas sessões de fotos das candidatas realizadas no fim de semana, era possível perceber um clima meio nostálgico no ar: misses e sua entourage subindo e descendo os salões maravilhosos do Hotel, o Pão de Açúcar ao fundo, a busca pela melhor pose lembrando os áureos tempos do Miss Brasil.
Há meses, porém, uma nota dissonante vinha pouco a pouco na contramão dessa imagem nostálgica: Juliana Borges e suas cirurgias plásticas, causando enorme polêmica e, de certa forma, simbolizando na mídia a contradição entre natureza e tecnologia, a beleza natural e a beleza que se cria. Como o filme de Vadim "Deus criou a mulher...", mas se a ciência pode melhorar...
Ontem à noite no tradicional Hotel Glória - concordemos ou não - viu-se a vitória de uma mulher que ousou se reinventar e assumir as consequências disso, deixando sempre claro que seu objetivo não era outro que ser Miss Brasil e Miss Universo. Sim, porque Juliana Borges, não tenham dúvida, não quer menos do que ser Miss Universo.

Antes do show
Muito mais do que no ano passado, notava-se a presença da imprensa nos camarins. Além da solicitação à Juliana Borges, outras misses eram entrevistadas e basicamente a pergunta era a mesma: Você já fez plástica? Não? Por que não? Sim? Quantas? Onde?
Miss Pernambuco deixava bem claro: em mim não tem silicone!

O Show do Miss Brasil

Com uma hora de atraso, teve início o show num espaço que, na verdade, não é o mais adequado para um evento desta natureza. Já fui a vários congressos profissionais neste salão (não é um teatro), considerado um dos melhores do Rio para convenções. No entanto, suas proporções impedem um palco com maior profundidade e opções cênicas mais sofisticadas.
Difícil precisar a quantidade de pessoas, mas talvez 350 pessoas estavam presentes.
Ainda assim, no geral, o show deste ano foi melhor que o de 2000 no Scala.
Apresentado por Edilásio Jr, Nayla Micheriff (Miss Brasil 97) e Renata Fan (Miss Brasil 99), a novidade maior foi o desfile em biquini das 10 finalistas.
Os desfiles

O desfile de traje típico foi em grupo. O pequeno palco com 27 misses não permitia apreciar os trajes individualmente. Já neste momento, o pôr do sol no Guaíba da Juliana Borges começou a incendiar o Glória. Era grande a torcida de Santa Maria, cidade de Juliana, além da torcida de Minas. Oldeane Ribeiro, Miss Bahia, também se destacou muito com um traje amarelo, além de Miss Pará com um belo traje típico bem de acordo com seu tipo moreno.
Imediatamente, começou o desfile em maiô. Além dos aplausos garantidos pelas torcidas das Misses RS, MG e RJ, Joyce Aguiar (SP) e Oldeane Ribeiro (BA) foram muito bem recebidas pelo público.
O desfile de vestido não chegou a impressionar, mas talvez já seja possível sentir uma certa tendência a um padrão menos "Miss Venezuela anos 80" que tem imperado no Miss Brasil. Neste sentido, Miss Rio de Janeiro fez o melhor desfile. Seu vestido em tons de azul era de muito bom gosto e Raquel deslizava dona absoluta na passarela. Miss São Paulo aproveitou muito bem o sensual vestido branco que usou, sem maiores excessos e brilhou. O vestido de Juliana Borges felizmente não era o mesmo que ela usou no Miss Rio Grande do Sul, mas apesar da cor verde clara favorecê-la, certamente não é a melhor opção para Porto Rico.
Depois de termos tido tantos contatos com as candidatas no fim de semana, foi possível constatar como algumas "acontecem" muito mais no palco. É o caso de Juliana Borges que definitivamente funciona muito melhor sob holofotes que à beira da piscina. Outras confirmam sua bela presença, brilhando em cena: Rio de Janeiro e São Paulo.

Prêmios

Miss Mato Grosso foi considerada Miss Simpatia, Miss Goiás recebeu o prêmio de Miss Fotogenia, Miss Pernambuco, o de Miss Internet (sic) e Miss São Paulo o de Miss Photogenic, eleita pelo júri do Global Beauties. Como não foi possível fechar o resultado da nossa eleição aqui no MBMB, enviaremos o diploma para Joyce Aguiar (Miss SP).

As dez semifinalistas

O anúncio das dez semifinalistas (Bahia, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo) não causou grandes surpresas. Algumas não semifinalistas se destacaram: Ana Flora Nímer (MS), muito mais bonita com o cabelo preso e um batom suave e Jacqueline Brito (Miss Rondônia),muito bonita , segura, bela presença no palco .
Nos bastidores, as dez finalistas esperavam para serem chamadas individualmente para a entrevista cuja questão era a mesma: "Qual o seu objetivo na vida?" Freud e Sartre não conseguiram responder, mas as candidatas à Miss Brasil, cada uma a seu modo, respondeu. Nesta etapa a melhor sucedida, evitando clichês e reiterando que não estava ali a passeio, foi Juliana Borges: "Neste momento meu objetivo de vida é ser Miss Brasil..".

As 5 finalistas e suas entrevistas

As dez semifinalistas voltaram com vestido de noite ao palco para o anúncio das cinco finalistas: Rio de Janeiro, Minas, Rio Grande do Sul, Pernambuco e São Paulo.
Tampouco houve maiores surpresas ainda que muitos tenha se ressentido da ausência da bela Miss Paraná, Ticiana Milanese.
A entrevista das finalistas foi conduzida por Edilásio Jr. O apresentador tinha cinco diferentes questões que não eram sorteadas pelas candidatas.
Depois de terem que responder qual o seu objetivo na vida, qualquer coisa poderia acontecer naquele momento.
Pela ordem de anúncio, a primeira foi Miss Rio de Janeiro que não teve bom desempenho ao responder à pergunta "Qual a sua esportista preferida?". Rachel Farias respondeu simplesmente, " A Jacqueline do vôlei porque ela joga muito bem... ".
À Miss Minas Gerais foi perguntado: "qual o seu tipo de homem ideal". Resposta: "Meu tipo de homem ideal é o Edu da novela"... Princípios de vaias na platéia.
Pela ordem Juliana Borges deveria ser a próxima entrevistada, mas Edilásio Júnior chamou Joyce Aguiar, a última na ordem de apresentação. Isto provocou uma certa reação da platéia. Alguem perguntou: "por que não segue a ordem?"... Sem respostas.
Se não estou equivocado, a pergunta era algo do tipo "O que você pensa da posição da mulher?". Joyce respondeu algo como " A mulher deve assumir sua posição". Tal como Miss Rio de Janeiro, Miss SP não brilhou na entrevista.
Miss Pernambuco foi chamada para a entrevista. Confesso a vocês que não me lembro exatamente da pergunta. Minha cabeça estava dando voltas àquela altura. Lembro-me que Miss Pernambuco, embora não tenha se saído tão mal como a Miss MG, tampouco teve um desempenho especial.
Finalmente, o apresentador chama Juliana e fez uma pergunta em torno do que seria mais prioritário: saúde, educação ou segurança? Juliana deu uma brilhante resposta, ressaltando a educação como base fundamental para o desenvolvimento social. É bom lembrar que no concurso Miss Rio Grande do Sul, a pergunta às finalistas era sobre a eutanásia. Juliana foi a única a assumir com muita desenvoltura uma sempre polêmica posição a favor da eutanásia.
Quando terminou sua entrevista, confesso que não tive dúvidas que Juliana seria Miss Brasil 2001.

O resultado final

O apresentador esclareceu que a Miss Brasil representará o Brasil em Porto Rico e a segunda colocada disputará o Miss Beleza Internaconal em Tóquio. Nenhum comentário foi feito sobre o Miss Mundo.
Josiane Krulikoski fez uma bela despedida, apresentando-se muito bem.
Depois de mais uma canção de Eliana Pittman, as finalistas foram chamadas em ordem de classificação.
A primeira decepção evidenciada pelo público foi com a Miss Rio de Janeiro em 5º lugar.
Miss Pernambuco pareceu muito satisfeita com sua colocação.
Ao ser chamada como 3ª colocada, Miss São Paulo teve de imediato a reação solidária do público, insatisfeito com aquele resultado.
Finalmente, Miss Rio Grande do Sul foi anunciada como Miss Brasil 2001.
Já coroada, Juliana agradeceu a todos o apoio que recebeu, apesar de sofrido tantas críticas.


Uma senhorita que nunca se viu
....
Será que ela vai continuar uma tradição?
Será que ela vai modificar uma geração?"


Aguardem amanhã o "BEHIND THE SCENES": os melhores momentos dos bastidores do Miss Brasil, entrevista com Juliana Borges, reações das misses, etc.

Um grande abraço a todos

Atenção: O Programa do Edilásio Júnior na CNT é às 2.30 da manhã

(esta mensagem foi colocada novamente porque constatei um erro na anterior... desculpem-me.)

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]


Forum timezone: GMT-4
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.