VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 12345678[9] ]


[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Date Posted: 13:44:50 09/08/01 Sat
Author: MBMB
Subject: MISS SÃO PAULO - CAUSOS - DÉCADA DE 70

Author:
Luiz Ricardo

Date Posted: 23:21:54 07/03/01 Tue

Olá, Pessoal!

Como bom caipira do interior paulista, gosto muito de contar (e ouvir) causos. Vai daí que...

Termináramos os anos 60 com três vices e uma Miss Brasil. Isso era bom, porém queríamos MAIS! E a década de 70 seria a grande década de São Paulo no Miss B! Conquistaríamos a coroa 4 vezes, seríamos vice 2 vezes, obteríamos o 3º lugar uma vez, e o 5º, uma vez. Em 10 anos, seríamos top five 8 vezes!!! Recordemos essa trajetória de sucesso...

1970 - a 13 de junho Campinas envia ao Ginásio do Ibirapuera uma exótica morena, de sorriso encantador e rosto belíssimo: SONIA YARA GUERRA. Ela vence 42 candidatas (Caraguatatuba em 2º, e Araraquara em 3º). Sônia vai para o Rio e "abafa" no desfile de vestido de gala usando um modelo em linha chinesa - túnica sobre calça comprida, na cor branca. Divide com as misses Goiás e Guanabara (louras) a preferência do juri e do público. Volta para casa com o vice!

1971 - a morena CÉLIA MARIA CARVALHO DE SANCTIS vai ao Ginásio do Palmeiras, derrota 36 candidatas, e dá início à "fase venezuelana" de Sorocaba (a cidade iria eleger 4 misses SP nesta década, sendo que duas delas tornar-se-iam misses B!). Com seus 18 anos e 1,78m, Célia foi recebida em sua cidade com uma festa que teve carro alegórico precedido por um grupo de cavaleiros e banda de música, enquanto aviões jogavam papel picado em meio ao foguetório!!! No juri que a escolheu estavam, entre outros, Cassiano Gabus Mendes, Alik Kostakis e a atriz Betty Mendes. Clodovil disse que ela tinha "jeitinho de criança bem tratada"! Célia voltou do Miss B com a 5º colocação. Um fato curioso: ao lado das misses SC e PA, seria capa da edição de O CRUZEIRO que traria as prévias do Miss B 71. D. Yolanda Costa e Silva, primeira dama do país, roubou a cena à última hora, por causa de uma cirurgia plástica (privilégio não restrito à Juliana!...) que fez, saindo ela mesma na capa da revista!!!

1972 - milhares de pessoas reuniram-se no Ginásio do Palmeiras para verem a escolha da Miss SP 72 dentre as 43 candidatas inscritas. Quando o cetro e a faixa foram entregues, sob aclamação popular, à bela morena ANGELA MARIA FAVI, ela derramou uma lágrima tímida que, na platéia, ninguém estranhou - afinal, todas as misses choram (ou choravam...)! Só o juri, os organizadores, e as demais candidatas sabiam o verdadeiro motivo daquela pequena lágrima: na véspera do concurso, Angela assistira ao sepultamento de seu pai. Miss Araçatuba só não desistira porque o pai, à hora da morte, pedira-lhe que fosse até o fim! Minutos depois de sua vitória, Angela foi ao Rio num jatinho, a convite da MANCHETE, posar para a capa da revista! Na semana seguinte, sairia na capa outra vez, pois, no último Miss B realizado no Maracanãzinho, Angela conquistou mais um vice para SP!

1973 - alta, morena, linda e exótica, a sorocabana SANDRA MARA FERREIRA não teve dificuldades para convencer o juri que, dentre as 51 (!) candidatas presentes no Ginásio do Palmeiras, era a que tinha melhores condições de representar o nosso Estado no Miss B. Deixou para as misses Franca e Marília os títulos de Miss Interior e Miss Turismo, e arrebatou a faixa de Miss SP. Cursando o 2º ano de medicina, Sandra é considerada uma das misses mais inteligentes e cultas que SP já teve! Tornou-se a primeira Miss B eleita em Brasília, num concurso onde a GB, MG e RS enviaram candidatas fortíssimas! Na Grécia, com seu corpo escultural (elogiado publicamente por Bob Barker!), foi semi-finalista. Na minha opinião,uma das misses B mais injustiçadas da história do Miss U. Merecia, no mínimo, ser top five!

1974 - o Ginásio do Taquaral, em Campinas, engalanou-se para comemorar o 200º aniversário da cidade, recebendo as 37 candidatas ao título de Miss SP 74. Araçatuba veio com força total, mas ficou em 2º lugar, pois Ribeirão Preto arrazou com a loura universitária SANDRA GUIMARÃES DE OLIVEIRA. Na capital federal, o ano também foi das louras: RS, SP e Brasília lutaram palmo a palmo pelo título. Ao contrário de 1973 (vitória tranquila de Sandra Mara Ferreira), desta vez o juri precisou realizar DOIS escrutínios para eleger Miss SP Miss B. As 25 mil pessoas presentes concordaram com sua vitória. Não conseguindo classificar-se no Miss U, Sandra renunciou ao título, cabendo à gaúcha Janeta Hovler o privilégio de reinar como Miss B 74, e de passar a coroa à sua sucessora.

1975 - a noite de 15 de junho recebeu, no Palácio das Convenções do Anhembi,as 33 candidatas à faixa de Miss SP 75. Uma loura belíssima de 1,83m que, poucos dias antes recebera o título de Miss Capital representando a Associação Portuguesa de Desportes, quebrou a longa hegemonia do interior devolvendo à cidade de São Paulo o reinado da beleza estadual. Seu nome: MÁRCIA BRANDÃO CARNEIRO LEÃO. Estudante de computação, seu alvo era ser analista de sistemas (algo inusitado para a época!!!). Márcia derrotou moças bonitas, como as misses Araçatuba e São José do Rio Preto, deixando, ainda, as misses Santos e Americana com a 2º e 3º colocações, respectivamente. Foi semi-finalista em Brasília. Ao despedir-se do título, em 76, (mais bela do que nunca), ao som da "Valsa do Adeus", chorou, emocionada. Foi uma miss perfeita!

1976 - KÁTIA CELESTINO MORETTO, de Sorocaba (outra vez!!!) não foi páreo para as demais 23 candidatas que, a 5 de junho, compareceram ao Anhembi para a disputa do título. Cedeu o 2º lugar à Miss Mogi das Cruzes, e o 3º à Miss Atibaia, e seguiu para Brasília com a sua lourice espalhada em 1,80m de altura. Jogadora de basquete, fora descoberta por um "caçador de misses" que viu seu potencial e tratou de ensiná-la a andar, a deixar crescerem as unhas, a maquillar-se... Surpreendeu, trazendo o título para SP pela terceira vez nesta década, pois a favoritíssima era a morena Vioneta Revoredo Fonseca, do Rio de Janeiro, que acabou em 2º lugar (2º lugar, também, no Miss International!).

1977 - vinte e cinco candidatas vão ao Anhembi em busca da faixa de Miss SP. Presidente Prudente fica em 3º lugar; Mairiporã, em 2º e... Miss Indaiatuba, CÁSSIA JANYS MORAES SILVEIRA é a escolhida naquela noite longínqua de 11 de junho. Na capital federal, encontrou páreo difícil nas misses GO, RS, BA e Brasília. Acabou vencendo, aplaudida pela multidão presente à festa. A MANCHETE assim referiu-se à Cássia: "Ela restaurou o reinado do chamado tipo brasileiro de exportação. É cor de canela, pisa com graça e garbo, gosta de café e samba". Uma autêntica Miss B!

1978 - em 77, ANA LÚCIA ALVES NETO concorreu ao título de Miss SP pela cidade de São Vicente, ficando entre as semi-finalistas. Em 78,Ana voltou à carga, e, representando o Sport Club São Bento, de... SO-RO-CA-BA (!!!), sagrou-se vencedora, em festa realizada no Anhembi, com a participação de 25 candidatas. (Neste ano, com o concurso um tanto enfraquecido, os organizadores aceitaram não apenas representantes das cidades, mas, também, de vários clubes de uma mesma cidade!). As misses Campinas e Cosmópolis ocuparam o 2º e 3º postos, respectivamente. Em Brasília, a loura Ana Lúcia ficou entre as semi-finalistas, num concurso em que a mineira Suzana Araújo dos Santos não teve dificuldades para vencer!

1979 - encerrando a década, a 30 de maio, vinte e quatro misses concorreram ao título de "a mais bela paulista do ano", com uma grande inovação: o concurso realizou-se em badalada discoteca da capital, a Aquarius. Sagrou-se vencedora a representante do Guarani Futebol Clube, de Campinas, LÉA SILVIA DALL'ACQUA. Morena, tipo mignon, Léa classificou-se em 3º lugar no Miss B, vencido pela potiguar Martha Jussara (4º colocada no Miss U).

Um abraço a todos vocês, que tiveram paciência para ouvir mais estes causos!!!

Replies:
Luiz Ricardo, você sabe contar "causos" muito bem! Muito obrigado por compartilhar conosco estas informações que ajudam-nos a entender um pouco mais a hegemonia paulista no Miss Brasil dos anos 70! Um abraço -- DIL, 00:17:49 07/04/01 Wed
Sem tirar os méritos das minhas conterrâneas, só para apimentar um pouco os excelentes comentários mais conhecidos como "causos" do Luiz Ricardo, faço aqui dois registros interessantes : em 1977 assim que Paulo Max anunciou que Miss São Paulo era Miss Brasil, pela televisão ouve-se um sonoro: MARMELADA!!!!, não sei de onde partiu, mas apesar da disputa apertada Cássia Janis teve seus méritos. Em 1979 na parada das nações, Martha Jussara se apresentou como sendo de São Paulo Brasil. Sandra Mara na época do Concurso MB e Miss U, era um exagero de beleza e só deve ter ficado fora das Top 5 por muito pouco! -- Eduardo Gudião, 09:50:19 07/04/01 Wed
Martha Jussara tem um débito com o Rio Grande do Norte: não mencionou este estado no MU. Adriana Alves é gaúcha e nem por isso deixou de afirmar que representou o Rio de Janeiro no MB; Márcia Gabrielle, carioca, fez a gentileza de citar o Mato Grosso. -- DB, 12:32:26 07/04/01 Wed
Esqueci de parabenizar (na msg anterior) o Luiz Ricardo pela ótima retrospectiva. Ainda em tempo: parabéns com louvor! -- Dido Borges, 12:37:04 07/04/01 Wed
PREZADO LUIZ RICARDO !!!!!F-A-N-T-A-S-T-I-C-O .....PARABÉNS PELA SEUQENCIA DOS ANOS 70. SAIBA QUE ESPERAMOS ANSIOSAMENTE OS ANOS 80, COM TODA A BELEZA DE SOLANGE CORREIA , E TODA A FEIURA DE ANA ELISA !SOH DISCORDO DAS APOLOGIAS A KÁTIA CELESTINA.......VIONETA ERA IMBATIVEL ! MAS TUDO BEM ! MUITO OBRIGADO PELO BRINDE QUE FAZES A BELEZA PAULISTA ! -- JOÃO RICARDO, 20:51:17 07/04/01 Wed
Re: MISS SÃO PAULO - CAUSOS - DÉCADA DE 70 -- Edson, 23:29:21 07/04/01 Wed
Re: MISS SÃO PAULO - CAUSOS - DÉCADA DE 70 -- Edson, 23:36:08 07/04/01 Wed
O ÚNICO PROBLEMA É QUE MARTHA JUSSARA NÃO É NEM NUNCA FOI POTIGUAR E NÃO TEM NENHUM PARENTE NO RIO GRANDE DO NORTE. ELA É PAULISTANA ! -- Daniel D. Zimmermann, 00:24:23 07/05/01 Thu
Re: O ÚNICO PROBLEMA É QUE MARTHA JUSSARA NÃO É NEM NUNCA FOI POTIGUAR E NÃO TEM NENHUM PARENTE NO RIO GRANDE DO NORTE. ELA É PAULISTANA ! -- Luiz Ricardo, 00:42:38 07/05/01 Thu
Na verdade ela concorreu a Miss São Paulo e perdeu. Foi Miss RGN biônica. E por incrível que pareça depois que ela tornou-se Miss Brasil não teve nehuma ajuda daquele estado. -- Daniel D. Zimmermann, 20:36:43 07/05/01 Thu

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]


Forum timezone: GMT-4
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.