VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 12345678[9] ]


[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Date Posted: 12:56:36 09/09/01 Sun
Author: MBMB
Subject: 20 DE JULHO DE 1963: E O BRASIL COMEMORA A SUA PRIMEIRA MISS UNIVERSO!

Author:
Equipe MBMB
Date Posted: 18:26:28 07/20/01 Fri


1963 foi um daqueles anos difíceis da história recente do Brasil: crise política em torno da figura do presidente João Goulart, índice inflacionário alto, débitos de 3 bilhões de dólares no exterior e uma forte tensão social. Tanto a esquerda como a direita, na luta a favor e contra as Reformas de Base, confrontaram-se todo o tempo, naquele que seria o último ano do período mais democrático que o país havia até então experimentado.
Desde final dos anos 50, o Brasil vinha se tornando crescentemente urbano, sua classe média se ampliando, acolhendo novas inquietações na música, no cinema e no teatro.


Uma certa euforia nacionalista parecia redefinir a identidade nacional naqueles anos. Destacaram-se no cenário internacional feitos como o de Maria Ester Bueno, que venceu vários campeonatos de tênis de Wimbledon a partir de 1958 ; a conquista da Copa do Mundo pela Seleção Brasileira de Futebol, em 1958 e 1962; o título de campeão Mundial de Boxe, na categoria "peso galo", conquistado por Eder Jofre, em 1960, etc.
Faltava, porém, o título de Miss Universo, concurso no qual o país vinha obtendo, nos últimos nove anos, desempenhos destacados: três 2as. colocadas (54,57,58) e duas 5as. colocadas (59 e 62),


No dia 20 de julho de 1963 o Brasil finalmente saboreou o gosto de uma vitória que vinha sendo buscada desde 1954 com a eleição da nossa primeira Miss Universo, Ieda Maria Britto Vargas, uma gaúcha de 18 anos.


O trajetória de Ieda começa em 1962 quando se elege Rainha das Piscinas do Rio Grande do Sul. Em 1963, como candidata do Clube Cantegril elege-se Miss Porto Alegre e em seguida Miss Rio Grande do Sul.




Na eleição de Miss Brasil, Ieda venceu Maria Tânia Mara Franco de Souza (MissParaná, 2a. colocada) e Vera Lúcia Ferreira Maia (Miss Guanabara, 3a. colocada).



"As revistas O Cruzeiro, Fatos e Fotos e Manchete fizeram da nova "miss" um ídolo, dedicando a ela edições especiais, onde contavam toda a trajetória da moça. Até mesmo os cidadãos decentes e conservadores, e as senhoras mais puritanas, que antes criticavam qualquer moça que se atrevia a mostrar o corpo em coisas daquele tipo, começaram a sonhar com as filhas participando de um concurso de Miss. Imagina! poder ganhar aqueles prêmios que pareciam coisas de cinema—coisas daqueles americanos ricos—carros, jóias, casaco de pele e dinheiro vivo... e o melhor! a chance de viajar pelo mundo todo e, no final do reinado, conseguir um marido rico e importante, maridos como os de Marta Rocha, Terezinha Morango e Adalgisa Colombo. Os maiôs Catalina nunca venderam tanto; todas as mulheres queriam ter o "glamour" de Miss Universo. A maquiagem adquiriu nova importância na vida delas, principalmente o delineador que chegava para ficar, desenhando olhos de todas as formas e tamanhos. Tudo excitantemente novo! "


Segundo a revista O Cruzeiro, três dos cinco jurados do Miss U 63 tinham predileção pelas loiras. O jogo começou a ser revertido a favor de Ieda por um membro do júri que encantou-se com a Miss Brasil, o ator Peter Sellers. Sellers votou em Ieda no primeiro lugar nos três desfiles: traje típico, maiô e vestido de noite. No final, Ieda contou com a votação compacta de três juízes e venceu por 9 pontos.


" CLARO QUE SABIA QUE NÃO ERA A MULHER MAIS BELA DO MUNDO. MAS EU ESTAVA NO LUGAR CERTO, NA HORA CERTA"


Calma, sem chorar, Ieda recebeu a coroa de Miss Universo da bela argentina Norma Nolan, Miss U 62 e foi saudada pelo público do Convention Hall, especialmente cerca de 300 brasileiros que estavam presentes.
Já na condição de Miss Universo 1963, Ieda fez seu primeiro desfile, quebrando o protocolo, ao parar junto ao pai, abaixar-se e beijá-lo.
A torcida brasileira cantava "Cidade Maravilhosa" e o país acordava no dia 21 de julho festejando mais uma vitória de um Brasil cuja face viria a se modificar com o golpe militar em 1964.
Ieda foi também a última Miss de um Brasil que buscava a democracia interrompida por 21 anos.


Recentemente, Ieda afirmou:

"PARA QUE TU TENHAS UM FUTURO, É PRECISO QUE TU TENHAS UM PASSADO. E EU ADORO O MEU PASSADO. E AMO VIVER. EU QUERIA FICAR PARA SEMENTE".


Em nome deste passado e das sementes que plantou para o futuro, o MBMB reverencia hoje a nossa primeira Miss Universo, Ieda Maria Britto Vargas.


Participe você também desta homenagem!Manifeste-se aqui a sobre nossa Miss Universo 1963!



fontes: Terra, Global Beauties, Miss Universe, Der Spiegel, Revistas O Cruzeiro e Manchete, além da afetuosa cooperação de Arthur e Beto


Org. Dil

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]


Forum timezone: GMT-4
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.