VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 123456789 ]
Subject: Há que fazer subir a bolsa!


Author:
Spartacus
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 21:34:59 09/04/02 Wed

Shroeder contesta eventual ataque norte-americano ao Iraque
EUA pressionam Alemanha




Embaixador norte-americano em Berlim, Daniel Coats, advertiu o governo alemão da possibilidade das relações deste país com os EUA «piorarem» caso o executivo SPD/Verdes persista em opor-se a um ataque das forças militares norte-americanas ao Iraque.

«Se a resistência contra um eventual ataque ao Iraque continuar, há o perigo de as relações com os Estados Unidos piorarem», disse Daniel Coats à agência alemã DPA. O diplomata acrescentou que a Alemanha, com a sua posição, está a isolar-se no seio da União Europeia: «A actual política do governo isola a Alemanha da corrente principal de opinião, até na União Europeia».

A entrevista do embaixador foi precedida por novas declarações de Schroeder contra a participação de tropas alemãs numa guerra contra o Iraque. Em conferência de imprensa hoje em Berlim, Schroeder foi bem claro, dizendo que a amizade com os Estados Unidos «não significa submissão».

Em entrevista ao «Rheinische Post», o chanceler disse que, no seu entender, a proposta de consultas dos Estados Unidos «pressupunha» que Berlim não apenas fosse informada «sobre quando e como», mas seria também chamada «a dizer se», referindo-se a um eventual ataque a Bagdade.

Na opinião de um especialista do SPD em assuntos de defesa, Gert Weisskirchen, a Alemanha prestará, no entanto, apoio logístico aos Estados Unidos, no caso de uma operação militar contra Saddam Hussein, nomeadamente no que se refere à utilização das bases militares norte-americanas em solo alemão, «que deriva do estatuto das tropas norte-americanas na Alemanha e do Tratado do Atlântico Norte».

Weisskirchen advertiu simultaneamente o governo alemão contra a hipótese de denunciar o referido estatuto, «porque então, sim, poderia ser acusado de anti-americanismo».

Mas para Coats «a resistência absoluta» à participação em operações militares contra o Iraque «é uma mensagem infeliz transmitida aos Estados Unidos, o que naturalmente não reforça as relações» entre as duas partes.

O Embaixador norte-americano sublinhou ainda, neste contexto, que as decisões da Alemanha sobre os planos dos aliados quanto ao Iraque são «prematuras», porque o presidente George W. Bush «ainda não tomou uma decisão definitiva» quanto à atitude a tomar em relação ao regime de Saddam Hussein «e prometeu consultar os aliados antes de o fazer».

Simultaneamente, Coats qualificou de «fraca ajuda» a decisão do governo alemão de retirar os blindados de rastreio de armas químicas, nucleares e bacteriológicas «Fuchs» do Kuwait, em caso de as tropas norte-americanas iniciarem operações contra o Iraque.

O embaixador foi mais longe, afirmando que a decisão da Alemanha «está a ser vista por muitos norte-americanos como uma mudança de posição no que se refere ao apoio à coligação contra o terrorismo internacional».

A Alemanha e os Estados Unidos «foram aliados no passado e Washington espera continuar a gozar do mesmo apoio no futuro», advertiu o diplomata.

O chanceler Schroeder voltou hoje a afirmar que «quem intervir no Iraque, tem de saber que será necessária uma nova ordem política em todo o Médio Oriente, com todas as consequências».

Para o dirigente social-democrata, «uma acção militar contra o Iraque desencadearia um incêndio de grandes proporções em toda a região».

16:51 4 Setembro 2002

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
Subject Author Date
Para que é aqui este arrazoado?TOLENTINO14:47:36 09/05/02 Thu


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]

Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.