VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 123456789 ]
Subject: Novo Rumo Comunista (Público)


Author:
Iskra
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 10:21:41 09/08/02 Sun

Um Novo Rumo Comunista
Domingo, 8 de Setembro de 2002

Quando Lenine regressa à Rússia em 1917 salta-lhe aos olhos uma Revolução cujo dinamismo está impregnado de espontaneidade. Indiferente a muitas definições e programas. Lenine defende simplesmente: o pão e a paz para todos, a terra para os camponeses, o controlo das empresas para os operários e a emancipação para as nacionalidades.

O desenvolvimento da Revolução é o fruto e a soma de muitas vontades espontâneas, por vezes antagónicas. Lenine governou seis anos, mas o seu legado prolongou-se por dezenas. A questão que não se pode iludir é que com o fim da URSS foi mostrado ao Mundo que a prática burocrática repressiva não resolveu os problemas do povo e os principais obreiros foram os dirigentes imaculados do cume da pirâmide soviética.

Há dezenas de anos nasceu uma grande causa - a da Revolução socialista em que o proletariado dirigido por um partido de vanguarda e em seu nome tomou o poder de Estado para tentar socializar os meios de produção. O fracasso da causa foi enorme. Registe-se que todos os dados que poderiam tomar verosímil tal transformação alteraram-se com o tempo - o modo de produzir, as estruturas de classe, as tecnologias, as lógicas políticas, as realidades sociais, as motivações pessoais, etc. A bem dizer, esta ideia comunista findou o seu caminho.

Hoje, o conceito de classe operária, socialismo, revolução, partido de vanguarda tem significados diferentes: a causa comunista mantém-se na sua acepção mais essencial, mas tudo difere nas suas determinações concretas. No PCP, opera-se a clivagem entre os que pensam o comunismo arcaico, conservador, que recusa admitir o fim do passado sem perspectivas de futuro, e um comunismo em renovação atribuindo-lhe a tarefa de exploração teórica e prática da nova oportunidade histórica de ultrapassar o capitalismo de hoje, desenhando uma invenção de nova cultura política, de nova organização interna comunista. A nova formulação política comunista deve consubstanciar um relato de teimosia continuada para oferecer um combate objectivo de causas para tomar algo mais grandioso e necessário, subjectivamente e objectivamente, da necessidade de acabar com uma selvática sociedade de classes. Construindo uma sociedade comunista, de liberdade política, sem negar o conceito comunitário, autonómico, fazendo valer o legado marxista, do completo e livre desenvolvimento de todos os indivíduos. Criar uma sociedade que seja capaz de superar o capitalismo, exigindo mais do que a socialização dos meios de produção, pondo fim ao acto em si mesmo da exploração do Homem pelo Homem. O PCP deve ser a grande casa de todos os comunistas.

José Manuel Faria, Vizela

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]

Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.