VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 1[2]3456789 ]
Subject: explicar com isso se fará


Author:
paulo fidalgo
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 01:46:42 08/30/02 Fri
In reply to: José Nobre Guedes 's message, "A bola está de que lado ?" on 23:57:00 08/29/02 Thu

1 - concordo que os clássicos marxistas fizeram a crítica da economia política capitalista. Nessa crítica está obviamente implícita uma alternativa, mas não está ainda devidamente esboçada. É realemente escassíssimo o material que versa o socialismo, nas relações de produção, organização da produção, papel do mercado, lei do valor, etc. Um texto singular, mas muitíssimo singelo está na crítica do programa de Gotha de Marx; o outro é o Estado e a Revolução e pouco mais

2 - concordo que a a política comunista enferma de característica dominante da política em geral: o seu carácter negativo - negar o estado de coisas que se idntifica como insuportável.

3 - em marxismo, o facto da política ser vista como negativa, é digamos a sua interpretação, pois o desenvolvimento positivo tem a sua origem na "sociedade civil" e não na política e de certa forma afirma-se contra ela e contra o Estado. O problema é que ficámos marcados pela atipia que foi a política arvorar-se em lado positivo, pela administração do Estado enquento factor "neomercantilista", locomotiva portanto do desenvolvimento. Nunca em tempo de Marx se tinha imaginado isso. Não é que tal realidade não se tenha imposto na fase e nas condições em que surgiu, mas o partido político assumir e empunhar o lado positivo da construção da nova economia e sociedade é algo digamos que atípico e mostra que funciona em período de stress, mas dá raia quando as coisas exigem mais sofisticação.

4 - mas a racionalidade de um mundo diferente não se afirmar, por enquanto, não permite abraçar e contentar-se com a irracionalidade capitalista. Aceitar a barbarie porque a civilização hesita em dar passos em frente é uma atitude pouco recomendável a meu ver

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]

Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.