VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 12[3]456789 ]
Subject: O que é um país socialista II


Author:
Jorge Nascimento Fernandes
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 01:17:54 08/05/02 Mon
In reply to: Fernando Redondo 's message, "Depois de Marx é proibido pensar ?" on 08:48:10 08/04/02 Sun

Caro Fernando

Eu tenho aparecido muitas vezes aqui neste fórum como o guardião do templo. Aquele que acha que o que foi dito por Marx se deve conservar para todo o sempre, ou seja, o ortodoxo. Puro engano, pelo menos não é essa a minha pretensão.
Simplesmente, sinto muitas vezes que se voltam a utilizar argumentos que já Marx combatia. Retomam-se polémicas que já fizeram a sua época e por isso parece-me que temos que estar um pouco à frente.
Este tema do que poderá ser um país socialista parece-me que é um daqueles que vem do fundo da história do socialismo. Não quer dizer que essa descrição não pudesse ser feita. Hoje, com a experiência da URRS, até era possível fazer a descrição do que poderia ser a sociedade socialista.O texto de Rui Nogueira resulta um pouco dessa experiência, ou seja recusa-se tudo aquilo que nos pareceu errado no campo da defesa dos direitos do homem e do estado de direito e junta-se-lhe uma pitada de controlo dos meios de produção.
O que eu quis chamar a atenção foi para a dificuldade de se definir o que seria a sociedade socialista e que todas as grandes descrições programáticas, do tipo das que são referidas nos livros que sito, foram abertamente criticadas por Marx e com razão. Penso que não tem hoje muito sentido fazer-se uma descrição muito rigorosa do que queremos como sociedade socialista, apesar de como membros de um partido político termos a obrigação de apresentar um programa que descreva os objectivos que queremos atingir. Chamei igualmente a atenção para as dificuldades iniciais dos bolcheviques que, quando tomaram o poder, tiveram que recorrer a uma experiência já existente, pois não encontravam nos clássicos marxistas qualquer resposta para a construção da sociedade socialista que pretendiam empreender.
Longe de mim pois qualquer objecção a novas formulações teóricas que advenham da aplicação do marxismo aos tempos actuais. O problema é que têm que ser mesmo novas e não a reposição de velhas questões, com roupagens modernas.
Um abraço fraternal

Jorge

PS. Ainda não tive tempo para ler o longo texto do Paulo Fidalgo: "Ainda Questões da transição: Estaline e a questão do poder em Jorge Nascimento Fernandes". Espero fazê-lo em breve e ver se tem algum coisa que mereça o meu comentário.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
Subject Author Date
não podemos ambicionar uma descrição muito rigorosa do socialismo?paulo fidalgo11:34:59 08/05/02 Mon


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]

Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.