VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 1234567[8]9 ]
Subject: Todos não somos de mais


Author:
José Braz
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 11:00:48 07/11/02 Thu
In reply to: José António 's message, "Não às exclusões" on 00:44:28 07/11/02 Thu

Caro José António

Porque continuo a acreditar que o importante são os projectos e os objectivos, que com bons projectos e objectivos correctos os bons quadros acabam por emergir, porque considero fundamental aprender com o passado e não seguir caminhos já trilhados com maus resultados, fundamental evitar facilitismos que passam muitas vezes por simples "tiques" e vicios herdados de formas de trabalho hirarquizadas, com claras divisões entre quem "manda" e quem "obedece", enfim, porque também eu considero que todos não somos demasiados, não podia deixar de concordar consigo.

Fui (re)buscar mais umas ideias, em grande parte plageadas do Sève, que creio se enquadram naquilo que diz.

Todos não somos de mais:

Qualquer processo com o objectivo de (re)erguer a "casa comum" dos comunistas do século XXI deve incluir e mobilizar todos os Comunistas, desde os militantes que ainda hoje não vêm a necessidade de evoluir até aos que se tendo afastado do PCP, em nada abandonaram contudo tanto os valores como as esperanças que nele os tinham feito entrar.

Qualquer processo com o objectivo de erguer a "casa comum" dos comunistas do século XXI ultrapassando as ruinosas clivagens do século XX – terá de ser obra colectiva de uma pluralidade de parceiros além dos comunistas - com ou sem cartão.

Qualquer processo com o objectivo de erguer a "casa comum" dos comunistas do século XXI deve incluir e mobilizar todos aqueles cujas experiências, por muito diversas que possam ser, os levam a explorar as possibilidades desta construção colectiva.

A ideia comunista, é reconhecida ou reconhecível como pertencendo-lhes por muitos outros para além dos aderentes do PCP, por aquelas e aqueles que se tendo dele afastado, em nada abandonaram contudo tanto os valores como as esperanças que nele os tinham feito entrar.

A tentativa facilitista e voluntarista de excluir de um processo evolutivo camaradas que pelas mais diversas razões se opõem a um inevitável processo evolutivo só irá enfraquecer ainda mais uma força já de si debilitada.

A tentativa voluntarista de evitar qualquer processo evolutivo excluindo ou ostracizando camaradas que por ele pugnam só irá enfraquecer ainda mais uma força já de si debilitada.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
Subject Author Date
E aqueles que perseguem comunistas?Veríssimo15:22:12 07/11/02 Thu


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]

Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.