VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 12345678[9] ]
Subject: Brito compara PCP à "ditadura fascista"


Author:
GRAÇA HENRIQUES (DN)
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 13:06:11 07/11/02 Thu

Carlos Brito não só rejeita todas as acusações "ridículas e sem provas" do secretariado do Comité Central (CC) do PCP, como compara a nota para audição prévia aos despachos de pronúncia da PIDE. Na resposta às acusações que lhe são imputadas pela direcção comunista, o antigo dirigente, que agora incorre num processo disciplinar, responde com palavras duras e faz questão de lembrar o seu passado político em defesa da liberdade.

"Recebi o texto por vós designado de "nota para audição prévia" e lamento muito ter de vos dizer que, pelo seu tom, arquitectura, falsidade das acusações e processos de intenção, me faz lembrar os tristemente célebres "despachos de pronúncia" que recebi, como alguns de vocês, das várias vezes que estive preso durante a ditadura fascista", afirma o "renovador" na resposta ao CC, na carta com registada e com aviso de recepção, datada de 7 de Julho, a que o DN teve acesso.

Carlos Brito, juntamente com Edgar Correia e Carlos Luís Figueira foram notificados há mais de uma semana para audições, no âmbito do processo disciplinar de que são alvo, tendo já o PCP dado a entender que poderão ser expulsos do partido. O processo arrastou-se por alguns dias, porque os "acusados" exigiram as provas e elementos da acusação, invocando direitos constitucionais e recusando-se a comparecer nas reuniões.

Carlos Brito optou por responder por carta. E começa por "repelir energicamente" o teor da nota para audição por entender que "não se orienta para uma audição prévia, mas sim para uma condenação prévia a qualquer audição". O antigo membro do CC, afirma ainda que rejeita especialmente a acusação de que os seus actos possam ter estado, em quaisquer circunstâncias, "inseridos numa campanha contra o partido", já que o seu objectivo foi sempre contrariar o seu declínio. E que desenvolveu a sua actividade na estrita observação da disciplina partidária, mas que essa não pode pôr em causa a sua participação nas actividades do partido. Actividades essas que, refere, se destinam ao "fortalecimento do partido e impedir a perda de influência e a desmotivação dos militantes e simpatizantes".

Carlos Brito termina a sua resposta dizendo que rejeita qualquer acusação de um "comportamento de rotura". E mais: "Não aceito que se fale em "laços de solidariedade, fraternidade, lealdade, e camaradagem" quando se organizam processos para atirar para fora do partido militantes que lhe deram a sua juventude e o melhor da sua vida, quando isso significava arriscar a própria vida."

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
Subject Author Date
Fascismo e estalinismoVeríssimo15:18:31 07/11/02 Thu
Brito é que será fascistaALGARVIO19:40:25 07/11/02 Thu


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]

Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.