Author:
Presidente da APEE
|
[
Next Thread |
Previous Thread |
Next Message |
Previous Message
]
Date Posted: 13:14:12 10/29/04 Fri
In reply to:
Ana Melro
's message, "Re: ATL" on 23:39:46 10/28/04 Thu
Estive presente na última reunião da última APEE e li
>com alguma surpresa a primeira resposta da D. Paula
>Neto. É que saí da sala convencida de que a Caixa de
>Pandora tinha ficado com o compromisso de encontrar
>uma solução para as famílias que não podem pagar mais
>de vinte contos por mês (é em quanto fica, se fizermos
>as contas às refeições).
Ficou e vai certamente cumprir como já tive oportunidade de referir há capacidade para 5 crianças carenciadas por cada sala de ATL
Também tinha ficado a achar
>que a APEE tinha como garantia o seu poder
>institucional para avaliar o funcionamento do primeiro
>ano de ATL do projecto vencedor e decidir, no final,
>sobre a sua continuidade.
Não é a APEE quem vai avaliar a prestação Caixa de Pandora são todos os Pais que o irão fazer,isso ficou claro e não me parece ter transmitido informação contrária a isso.
Conforme estabelecido será feita no final de cada ano lectivo a aavaliação da prestação de quem quer que seja que oriente o ATL.
Desculpe,mas esclareça-me sobre o ponto dos estatutos que
>atribui à Direcção poder deliberativo, sem consulta da
>sua Assembleia Geral.
Ficou deliberado que haveria o compromisso de encontrar uma solução para a questão dos carenciados. E foi exactamente isso que a APEE fez.
Desculpe, mas os estatutos não
>foram distribuídos quando nos inscrevemos.
Os estatutos foram distribuidos aos Pais que os solicitaram terei em atenção levar todas as cópias necessárias para a próxima assembleia.
De qualquer forma, o projecto conjunto da APEE e da
>Caixa de Pandora deixa-me algumas dúvidas, a que pode
>responder só na nossa reunião ou onde quiser:
>Considera a direcção da APEE que as famílias
>carenciadas sofrem todas de alguma disfunção? Então
>ser pobre ou passar por dificuldades é ser
>desestruturado?
Projecto conjunto APEE Caixa de Pandora ? Existe UM projecto para o ATL é o de Caixa de Pandora.
Considera a APPE que 25 é um número
>suficiente para dar resposta num espaço público aos
>que a ele têm direito?
Claro que provavelmente serão mais mas pergunto-lhe onde é que no meio de tantas responsabilidades atribiudas á APEE ficam as responsabilidades do Ministério de Educação e da Segurança Social.
A APEE não foi formada para dar resposta a TODOS os problemas SOCIAIS da aldeia de Quinta do Anjo. Parece haver subitamente uma responsabilização exagerada da APEE sobre todo e qualquer problema que possa surgir.
Eu como MAE também posso levantar questões pertinentes, mas em vez de fazê-lo voluntariei-me eu mais 12 pessoas para fazer aquilo que ninguém parecia ter vontade de fazer nos ultimos 2 anos sencivelmente. Quando a D. Fernanda faleceu não vi nenhum encarregado de educação a fechar as portas de Escola nº 2 até que lá fosse colocada uma auxiliar, foi lá colocada uma tarefeira e ninguém até a data de hoje se preocupou em saber em que condições a Sra se encontrava a trabalhar. Foi a boa vontade da Junta de Freguesia que em muito ajudou a dar a solução possivel ao assunto. Pais onde estavam nessa altura? De repente eis que surge uma APEE e BUM !!!!! pronto agora já há uma cara ou um grupo a quem apontar o dedo por tudo e por nada.
Se vamos para esquerda surge um bloco critico a questionar porque não fomos para a direita... se falamos é porque nao deviamos falar, se calamos é porque somos coniventes.
Sinceramente, desculpem-me este tipo de argumento mas em alguns dos casos o que estes post's pedem não é o dialogo, não mostram soluções, não surgem voluntários para ajudar a fazer do meio escolar aquilo que todos os pais gostariam que fosse. Todos os voluntários desta Associação abdicam do seu tempo com a familia e do seu tempo de descanso para reunir, para elaborar e para trabalhar num sentido só.
As palavras e as frases da APEE são dissecadas ao milimetro as intrepretações variam daquilo que queremos ou não ler.
Sendo a APEE a representante de todos os pais,
>mesmo dos que optam por manter os filhos nas
>instituições que os conhecem desde os dois anos e dos
>que têm a sorte de poder ficar com os filhos em casa,
>não acha que a situação ideal seria garantir a D.
>Manuela para o bem estar de todos?
Diga-me então como pensa que isso seja viável. A D. Manuela ia embora da Escola no final do ano lectivo meus senhores nós tentámos por todos os meios mante-la com as crianças nem que fosse no ATL e até por isso somos sacrificados.
Como querem que a D. Manuela fique como auxiliar?
Querem pagar uma quota mensal para garantir o salárioa da senhora ? Querem passar por cima da lei e fazer da Sra. uma senhora com habilitações e tempo de casa para poder ir a concurso publico? Querem que ela se sujeite a auferir um salário miserável?
É que criticas não são dificeis de encontrar e lançar, dificil mesmo é solucionar. Peço-vos que na próxima assembleia nos ajudem a encontrar soluções para este e todos os problemas, por favor não tragam só criticas tragam ajuda, voluntariado, boa vontade, e talvez assim consigamos remar todos no mesmo sentido.
Não será que a escola nova levanta outras questões
>para além do ATL de alguns alunos?
Claro que sim concordo inteiramente, estamos atentos a isso também e vamos poder falar sobre vários aspectos na nossa proxima assembleia.
Quando é que o refeitório começa a funcionar?
Quantos funcionários vai ter a escola?
Há vigilância diurna e nocturna?
Se o ATL da Caixa de Pandora puder usar os computadores da escola, as outras instituições de ATL e os pais dos meninos que não vão ao ATL também podemusar a sala de informática?
Peço desculpa mas não entendi o sentido desta pergunta? Os pais dos meninos deverão utilizar os computadores da escola? É isso que pergunta? O ATL da Caixa de Pandora não é nem mais nem menos que os nossos meninos que o frequentam ...mas como lhe disse não entendo o que quer dizer em concreto.
Todas as questões que colocou acima têm resposta e na próxima Assembleia estaremos todos disponiveis para responder.
[
Next Thread |
Previous Thread |
Next Message |
Previous Message
]
|