VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 12345678 ]
Subject: Novos Rumos do "Comunismo" ?!


Author:
Guilherme Statter
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 00:41:58 12/27/03 Sat
In reply to: Ângelo Novo 's message, "Re: Novos Rumos do" Comunismo" ?" on 11:37:06 12/26/03 Fri

Já agora deixem-me meter aqui uma colherada...

Diz Angelo Novo:
Durante 95% da história humana, os principais recursos e riquezas sociais foram detidos em comum, em comunhão. Nos 5% restantes (que são os últimos) houve sempre e em todos o lados uma corrente de opinião (ainda que subterrânea) que pensa que esse estado de coisas é idealmente
o mais desejável.
Comenta Guilherme Statter:
DEPENDE... Se colocarmos a fasquia do início da História da Humanidade aqui há uns 100.000 anos, então só nos últimos 5.000 anos é que teríamos uma situação em que “os principais recursos e riquezas sociais foram detidos em comum, em comunhão”.
Já se colocarmos a fasquia em 10.000 anos, então teríamos só uns 500 anos de “propriedade privada”. Em todo o caso, as últimas sociedades “primitivas” (tipo “Idade da Pedra Lascada”) a que tiveram acesso os antropólogos de fins do século XIX, já tinham consagrado o direito tradicional à propriedade individual de meios de produção.
Facto ainda observável nas décadas de Quarenta e Cinquenta do Século XX.
Ainda também de observar que, de acordo com o discurso de Angelo Novo, se fica com a sensação de que a “propriedade privada dos ‘principais recursos e riquezas sociais’ foi uma malvada invenção de um determinado sistema social (leia-se ‘capitalismo’)”.

Diz Angelo Novo:
Os comunistas sempre existiram. São os amigos dos
pobres e, geralmente, concitam contra si a inimizade dos ricos. A coisa é assaz simples e recorrente. Não vale a pena complicar muito.
Comenta Guilherme Statter:
Amigos dos pobres eram Jesus Cristo e São Francisco de Assis. Nem um, nem outro, eram comunistas. Nem no sentido de “comunismo primitivo” (ou comunitarismo) nem (muito menos) no sentido moderno da palavra. Pode-se ser “amigo dos pobres” e ser-se, coerentemente, anti-comunista. Basta ter-se um sentido de caridade “cristã” ou “muçulmana” ou (acrescente-se aqui o que se quiser...).
A filosofia do "Personalismo Cristão" é disso um exemplo claro e elucidativo.

Diz Angelo Novo:
O comunismo é uma intuição ética, uma nostalgia de carácter para-religioso, uma inspiração ontológica, seja o que for. Cada caso é um caso. Agora de certeza absoluta que ninguém se fez comunista (Marx menos que todos) porque concluiu após aturados estudos historico-antropológicos que do desenvolvimento contínuo das forças produtivas, passando por uma série intermédia de modos de produção, vai
matematicamente chegar-se a um zénite x onde existirá apropriação colectiva dos meios de produção.
Comenta Guilherme Statter:
Estará a confusão instalada? Ou será apenas uma honesta provocação intelectual para espevitar a polémica?...
Em todo o caso aquilo da “nostalgia de carácter para-religioso” sugere uma espécie de subconsciente colectivo transmitido por via do código genético (cá estamos outra vez com a famigerada questão da genética e do lamarckismo...). Não estou a fazer sarcasmo. Estudos feitos sobre o comportamento “social” de seres biológicos tão díspares como plantas (de géneros diferentes em ambiente hostil) ou de mamíferos superiores, parecem autorizar a especulação sobre a existência de algo como uns “genes da solidariedade” no nosso código genético.
Quanto à “intuição ética” releva de uma “inato” sentido de justiça. Qualquer sociólogo (puxando a brasa à sua sardinha, claro...) afirmará taxativamente que tudo isso são “construtos sociais”, resultado de um longo e banalíssimo “processo de socialização”.
Angelo Novo terá esquecido uma outra causa (para se ser "comunista"): a revolta.
Eu por mim comecei por ser comunista por revolta contra o fascismo. Mas acabei por ser militante (e cada vez mais convicto) de uma marcha (o mais acelerada possível - aí umas 5 gerações), para a transição almejada, exactamente
por via de "aturados estudos" historico-antropológicos e socio-económicos sobre o desenvolvimento contínuo das forças produtivas e da sua mais intrinseca lógica.
É por estas e por outras que eu desconfio dos militantes por via emotiva e/ou religiosa. À primeira contrariedade (e isto em termos históricos uma "primeira contrariedade" pode durar décadas a revelar-se...), é vê-los em desespero de causa à procura de "soluções alternativas".

Diz Angelo Novo:
Como comunista o meu objectivo é lutar por criar condições mais favoráveis ao advento - nem que seja daqui a cinquenta gerações - de uma sociedade onde se pratique a apropriação em comum dos recursos e da riqueza social.
Comenta Guilherme Statter:
De assinalar o eventual pessimismo de colocar a fasquia da transição em cerca de 1000 anos (dez séculos...). Já agora o melhor seria dizer “lá para as calendas gregas”.
Uma maneira interessante de desmobilizar o pessoal... ;-(
Justamente quando estão à vista as condições materiais para acelerar a transição para a tal sociedade ”onde se pratique a apropriação em comum dos recursos e da
riqueza social” (já agora, também será bom operacionalizar este conceito).

Diz Angelo Novo:
O socialismo para mim é nada. É uma coisa em forma de assim, cor de burro quando foge. Por socialismo talvez se queira dizer que, sim senhor, existe uma sociedade humana (é sabido que a baronesa Thatcher dizia que não há uma tal coisa, o que há é indivíduos e famílias). Um socialista seria aquele que acredita numa certa organicidade e
interdependência social a la Durkheim. Olha a grande coisa!
Comenta Guilherme Statter
Aquela frase da inestimável baronesa (vulgo “Dama de Ferro”) foi proferida num contexto muito particular, designadamente a defesa acérrima do individualismo metodológico do “homo economicus” de uma fracção hoje predominante de entre os nossos “economistas vulgares” (como diria Marx).
A outra fracção (os keynesianos) é radicalmente contra essa ideia (da não existência de uma “sociedade humana”) e foram muitos os próprios partidários da Margareth que lhe chamaram a atenção para a patacoada.
Por outras palavras, pode ser-se ANTI-socialista e, coerentemente, defender-se mesmo assim a ideia de uma interdependência objectiva entre os seres humanos, “à la Spencer”.

Diz Angelo Novo:
Se quisermos exprimir-nos em conceitos do materialismo histórico, não há nenhum modo de produção socialista. O socialismo será quanto muito (mas eu raramente uso esse termo nesse sentido) um estado transitório, nunca
um objectivo e um projecto histórico em si próprio.
Comenta Guilherme Statter:
De facto, “cada um usa e arruma os seus conceitos conforme consiga com eles ordenar melhor os seus próprios pensamentos. Nisso não há nenhuma norma padronizada”.
O problema é que assim estamos naturalmente nos campos do esoterismo ou da Poesia. O que não tem mal nenhum. Desde que estejamos alertados para isso.
E na passagem a investigação científica foi à vida...
Cordiais saudações do
Guilherme Statter
O tal “Erudito Improdutivo”

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
Subject Author Date
Re: Novos Rumos do "Comunismo" ?!Ângelo Novo17:43:39 12/27/03 Sat


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]

Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.