VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 12345678 ]
Subject: "destruir" o Estado é tão infantil como querer tomar conta dele e actuar como se fosse eterno


Author:
Ângelo Novo
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 16:01:34 12/28/03 Sun
In reply to: paulo fidalgo 's message, "querer "destruir" o Estado é tão infantil como querer tomar conta dele e actuar como se fosse eterno" on 17:39:39 12/27/03 Sat

>1 - não conheço o texto aqui citado


Suponho que provêm do site da revista 'Política Operária'. Pelo estilo, é claramente do Francisco Martins Rodrigues e serve de introdução ao livro do Tom Thomas recentemente traduzido e editado com o título 'O Estado e o Capital - o exemplo francês', Dinossauro, 2003.


>3 - a recupareção da tradição libertária do marxismo
>(e do leninismo) é a meu ver também crucial como
>resposta comunista ao liberalismo que acena com a
>mistificação do menos estado mas realmente o que
>procura é a sua sobrevivência noutros moldes.


Este livro do Tom Thomas é uma nova regeneração da teoria marxista do Estado, à luz da realidade política e das doutrinas actualmente hegemónicas na esquerda francesa.
Não é mais nem menos "anarquista" que 'O Estado e a Revolução' de Lenine.


>4 - mas acho muito perigoso, nesse exigente esforço de
>recuperação e renovação do núcleo libertário do
>marxismo, dar-se divulgação a conceitos ou expressões
>que reabilitem o anarquismo digamos "vulgar". Elaborar
>o programa marxista para a transição e o papel que o
>Estado, nas suas funçõos políticas e sobretudo
>económicas devem assumir, é uma coisa. Outra é
>simplificar-se tudo e voltar às consignas
>anarquistas...


Nem o Tom Thomas nem o Francisco têm costela anarquizante. São leninistas de velha escola, ambos com passagem pelo maoismo. O Francisco foi o seu introdutor em Portugal, na altura da cisão sino-soviética, e desde então é a mais constante voz de crítica de esquerda à linha que Álvaro Cunhal imprimiu ao PCP.

O Tom Thomas passou por um grupo que se chamava 'Gauche Proletarienne' mas cansou-se de discussões sectárias e hoje, politicamente, vive, estuda e pensa pela sua cabeça isolada, tendo vindo a acumular uma obra teórica notável desde o final dos anos 80.

A questão não é destruir o Estado, é destruir o Estado burguês. O aparato político de domínio de classe do proletariado não pode ser o mesmo que serviu para o domínio de classe da burguesia. A democracia proletária não pode exprimir-se pelas mesmas instituições que foram a voz e o braço da democracia dos patrões. É isto. É simples. Parece evidente. Mas tem que estar sempre a ser relembrado, geração após geração.

Fazendo um esforço de contextualização nacional da crítica do Tom Thomas, ela aqui visaria de chofre o PCP, mas também o BE. Como eu conheço mal a literatura teórica dos bloquistas (supondo que têm alguma com um mínimo de coerência), vou ficar-me pelos primeiros.

A linha estratégica do PCP é rigorosamente a mesma desde o final dos anos 60, pelo menos. Ela entronca, naturalmente, na doutrina da "coexistência pacífica" e numas teorizações originárias do PCF sobre o capitalismo monopolista de Estado (cf. Paul Boccara, 'Estudos sobre o capitalismo monopolista de Estado', Estampa, 1978), que depois vieram desembocar no "programa comum" com o PS de Mitterrand.

É daí que vem o conceito de "democracia avançada".

A ideia (em traços gerais) é que o capitalismo monopolista tende naturalmente a acobertar-se com a regulação do Estado. É, por assim dizer, uma inevitabilidade histórica e um processo de transição suave e gradual.
A social-democracia keynesiana vai criando um parque industrial nacionalizado e uma tecno-burocracia estatal cada vez maior e mais interventiva, na regulação económica e no abastecimento público. No fundo, caminha pelos seus próprios pés para juntar-se ao modelo soviético. E os partidos comunistas ocidentais devem ajudá-los nesse caminho.

A União Soviética já se afundou, juntamente com todo o bloco das "economias socialistas". A ofensiva neo-liberal (com início em 1979, + ou -) desmantelou todos os mecanismos de regulação pública da economia, privatizou até serviços e bens do domínio público essenciais.

Mas o PCP continua, por inércia teórica, insensível aos ventos insensatos do mundo, sempre rumo à "democracia avançada", agora "no limiar do século XXI". Só que, agora, se por desgraça chegasse ao governo em "maioria de esquerda", era para completar o programa neo-liberal: mais privatizações, entregar a segurança social às seguradoras, mais flexibilização laboral, etc.

Se Àlvaro Cunhal assistisse, em vez daquele movimento vigoroso com os antebraços que ele fazia, a assinalar mais conquistas, novos avanços democráticos, só tinha a registar mais retrocessos, mais concessões, mais capitulações.

Porque se esqueceu a questão do PODER. Quem tem o poder? De quem é este Estado e esta democracia? É essa a questão essencial, com qual temos que reaprender a lidar constantemente.


Ângelo Novo

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
Subject Author Date
destruir o Estado Burguês e dualidade de poderes é o que está em causapaulo fidalgo17:34:02 12/28/03 Sun


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]

Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.