VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time ]
Subject: Resposta 5 - Digitalismo e ciclos de Kondratieff


Author:
Fernando Redondo
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 10:19:43 02/17/04 Tue
In reply to: JNR 's message, "Comentários ao livro" on 04:46:36 02/17/04 Tue


Uma discordância de fundo do JNR:

"A ideia de que se assiste à emergência de um novo modo de produção que vocês denominam de "digitalismo"

Pode ser tentador pensar que o capitalismo está na sua fase última, já no pós amadurecimento que provavelmente se deu nos anos 70 por altura dos choques petrolíferos e da massificação da revolução informática. E que, por isso, como diria Lenine, na fase de "putrefação". Com afloramentos do seu sucessor.

Não creio que a questão seja essa. A sociedade do conhecimento não se resume ao espaço digital que emergiu com força nos anos 90, na parte final do ciclo longo da revolução informática. O digitalismo (o conceito começou a nascer com Don Tapscott em torno da ideia de economia e sociedade digital, mas ele não o tornou em ismo) é um ponto de passagem neste ciclo longo.

A sociedade do conhecimento vai sobretudo emergir e amadurecer no novo ciclo longo (de Kondratieff) que provavelmente se iniciou recentemente no pós rebentar da bolha da Nova Economia, e associado às implicações de uma vaga de inovações recentes (nova proposta de Web por Tim berners lee e Vinton Cerf, genética e genómica, crescimento da interactividade humana a níveis jamais vistos quer por efeito da Internet como do cosmopolitismo crescente,
das viagens e intercâmbios, do papel dos novos espaços económicos, etc)."

Digo eu:

A razão pela qual nós dizemos que o Digitalismo é um novo modo de produção é o facto de, nas novas condições materiais, o assalariamento estar a desaparecer progressivamente.
Sendo o assalariamento a relação, por excelência, do Capitalismo a perda de hegemonia de tal relação só pode resultar num novo modo de produção, isto se tomarmos a definição dada por Marx para modo de produção.

A revolução digital é muito mais do que uma moda tecnológica para suportar novas formas de distribuição de mercadorias; é um salto qualitativo na representação da informação e os seus efeitos são uma procissão que ainda vai só no adro.

A teoria dos ciclos longos de Kondratieff só tenta explicar fases "dentro" do capitalismo pelo que não se aplica neste caso.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
Subject Author Date
Resposta 6 - A Utopia do ComunismoFernando Redondo04:49:36 02/23/04 Mon


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT-8
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.