VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time ]
Subject: Resposta 6 - A Utopia do Comunismo


Author:
Fernando Redondo
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 04:49:36 02/23/04 Mon
In reply to: JNR 's message, "Comentários ao livro" on 04:46:36 02/17/04 Tue


Diz o JNR:

Creio que é um velho erro idealista olhar a história com um destino final, e ver as formas emergentes - no século XIX e primeira metade do XX, o socialismo - como ponto de transição para a utopia. Os idealistas anteriores
a Marx viam o destino final de outra forma. Mas o mecanismo ideológico era o mesmo. Marx foi um crítico dessa ideologia idealista, mas acabou por se deixar vencer pela utopia. Os pragmáticos fizeram um híbrido entre a utopia e a questão do poder e por isso tomaram o poder (Lenine), e os que sucederam na gestão desse novo poder pragmaticamente entenderam que o socialismo como sociedade altermativa tinha de se livrar rapidamente da utopia (socialismo
num só país de Staline contra Trotsky, oposição ao desvio esquerdista de Mao pelos reformistas).

A história nunca se moveu por esas janelas de oportunidade, apesar do crescimento da consciência cívica dos povos e de uma parte dos dirigentes políticos particularmente no séc XX.

Tal como a sociedade do conhecimento não o será. O Comunismo é uma utopia já datada. Como utopia desempenhou o seu papel histórico, mas passou a ser um capítulo da história. A socidedade do conhecimento ainda não está madura
para gerar um ismo ou criar alguma utopia.

Não foram os servos da gleba que derrotaram o feudalismo, mas os burgueses, que começaram por ser mercantis. Não foram os proletários que derrotaram o capitalismo, mas este está a ser corroído - "decomposto" como vocês dizem -
por uma camada emergente da classe média e da classe média alta ligada à "propriedade" do conhecimento.

Não é liquido que estes "trabalhadores do conhecimento" sejam uma classe com um desígnio histórico, ou seja que possam ganhar consciência de si, do seu papel histórico. Tudo indica que são uma nebulosa com várias camadas, e que
poderá "partir-se" em dois blocos que irão disputar o poder e o bolo.

Digo eu:

As utopias, felizmente, não morrem. Quando muito vão-se "modernizando" para acompanhar a evolução dos sonhos dos homens.
Se as utopias acabassem penso que cessava o desenvolvimento da humanidade.

Eu sou daqueles que pensam que a humanidade tem percorrido um percurso "ascendente". Também há quem defenda que estamos na mesma ou até pior do que antes mas não me parece que tais teses sejam defensáveis.

Penso que os visionários são aqules que estão sempre a apontar para objectivos aparentemente inalcançáveis porque, mesmo que o sejam, guiam os homens em mais alguns passos ascencionais.

As outras pessoas, a grande massa da população, limita-se a procurar alcançar as melhores condições de vida dentro das condições objectivas de cada época.

A generalidade dos "trabalhadores do conhecimento" não têm consciência de estar a desempenhar uma tarefa "histórica" e os primeiros capitalistas também não tiveram, a questão não é essa. O facto de os "trabalhadores do conhecimento" não constituirem uma camada homogénea não tem nada de novo, os burgueses de ontem e de hoje estão também divididos por profundas clivagens.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT-8
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.