VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 123456789 ]
Subject: Um Presidente às direitas II


Author:
Jorge Nascimento Fernandes
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 12:09:00 07/12/04 Mon
In reply to: Fernando Redondo 's message, "Um presente às direitas" on 09:13:52 07/12/04 Mon

Um Presidente às direitas II
Depois de contar a história, algumas comentários ao último texto do Fernando.

Diz o F.: “Em vez de explorar a demonstração de isenção dada por Sampaio associando-a ao facto de ele ser uma pessoa séria e de esquerda diz-se que ele foi isento porque passou a ser de direita. Assim se boicota uma futura candidatura de esquerda à presidência.”

Começando pelo fim. Qual era a futura candidatura da esquerda à presidência? A do Jorge Sampaio? Não percebo.
Atestados de bom comportamento está a esquerda cheia deles. A direita sempre que alcança uma vitória canta de galo dizendo que a esquerda se portou optimamente. Não precisamos dos seus atestados para garantir a nossa seriedade. Quem apoiou a decisão de Sampaio, à esquerda, foi o Carlos César, porque quer ganhar as eleições nos Açores, e o José Lello, essa inefável personagem do desporto.
Querias agora que nos puséssemos em bicos dos pés, a dizer que os homens de esquerda são tão isentos que, mesmo quando têm possibilidades de derrotar a direita, afirmam, quais cavalheiros, “passe V. Ex.a, que tem toda a prioridade”.
A esquerda demostrou que deveria haver eleições e o consenso maioritário, até pelas sondagens, era que elas se deveriam realizar. Ninguém diria, excepto a direita, e essa nem toda, que o Jorge Sampaio deixou de ser isento por ser de esquerda. Diriam que tinha sido coerente com toda a sua vida.

F.: “A esquerda em vez de fazer o que lhe compete, ganhar as mentes e os corações dos cidadãos para um projecto alternativo, prefere descarregar sobre os ombros do Sampaio a responsabilidade pela sua incompetência.”

Em que mundo vives. Desde o 25 de Abril que um projecto alternativo à esquerda não existe e, provavelmente, nem é possível existir tão cedo. Mas, mesmo sem haver esse projecto, a mudança de Governo, a quebra da ofensiva reaccionária contra os trabalhadores, era um facto positivo. E só não vê isso quem sempre acreditou, deixando-se influenciar, mesmo que sem o desejar, pela música maviosa da Direcção do PCP, de que o PS é igual ao PSD, e que aquele seguiria a mesma política deste. Ora se temos muitas contas a ajustar com o PS, o comportamento deste, por exemplo, na função pública, foi completamente diferente. E não se pedia ao Jorge Sampaio que formasse um Governo de Esquerda ou que a pusesse no Poder, mas que desse muito simplesmente a voz ao povo.

F.: “Quem é que fugiu do governo e abriu caminho ao Durão Barroso ?
Quem é que quis eleições quando Guterres fugiu ?
Nessa altura não era importante impedir a direita de chegar ao poder ?
Podia Sampaio esperar agora um comportamento responsável dos mesmos que então se recusaram a continuar a governar ?”

Sendo a análise do passado um elemento de acção importante, não podemos continuar a lamber as nossas feridas, tornando-nos incapazes de agir. De facto tens razão. Mas aqueles que na esquerda estiveram na linha da frente a pedir eleições foi o PCP e o Bloco de Esquerda, para além, é evidente, do próprio PS. O MRC, ainda muito incipiente na altura, foi dos poucos que afirmou que não compreendia que se pedisse a dissolução da Assembleia, quando havia nela uma maioria de esquerda.

F.: “A esquerda está realmente em maus lençóis não por culpa do Sampaio mas da incompetência dos seus líderes.”

Não foi pela incompetência dos seus lideres. A esquerda jogou, e quanto a mim jogou bem, porque, tal como disse, não se pode actuar só quando se tem garantias de sucesso asseguradas. E se jogou, quando havia possibilidades para o fazer, porque acreditava que um Presidente eleito pela esquerda não iria fazer o frete à direita, arriscou e perdeu. Mas pior seria se ficássemos parados e se agora viéssemos dizer que respeitávamos a decisão do Presidente e que ela tinha sido de uma grande seriedade e isenção. Isso, a direita que o diga.

F.: “Em suma, como quase sempre trocam-se os objectivos de fundo por desenrascansos pontuais, compromete-se o futuro com habilidades de ocasião tão bem descritas pelo Jorge:”
É evidente que aquilo que eu descrevi era que, apesar de não haver o programa comum das esquerdas, era necessário quebrar esta ofensiva da direita. Pôr a direita, os empresários e o patronato em minoria, dar um novo alento à esquerda. Tal como se depreendia das minhas palavras o caminho faz-se caminhando. E hoje, não por culpa da esquerda, mas com a ajuda do Jorge Sampaio, esse “grande democrata de esquerda”, a direita está vitoriosa e pronta para o combate, com renovadas energias.
Jorge Sampaio não só pôs a direita no poder, não recorrendo a eleições, como deu garantias aos empresários, e não à esquerda, como alguns afirmam, de que a época de restrições e de contenção orçamental iria continuar. É obra.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
Subject Author Date
Ao fim de trinta anos ainda não aprendemos...Fernando Redondo17:22:30 07/12/04 Mon
Re: Um Presidente às direitas II --apoiado!paulo fidalgo19:16:39 07/12/04 Mon


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.