VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 1234567[8]9 ]
Subject: A luta contra o capitalismo de Estado 5


Author:
paulo fidalgo
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 10:43:10 02/27/04 Fri
In reply to: Fernando Redondo 's message, "Estado e mais-valia" on 19:42:58 02/24/04 Tue

o Fernando disse:
5. Aquilo que se pode pedir ao Estado é que gaste bem os montantes que lhe são entregues pelos cidadãos, ou seja:

a) que gaste naquilo que é realmente necessário
b) que compre nas condições mais vantajosas
c) que evite ineficiências e desperdícios

Não se deve esquecer que grande parte das receitas do Estado são constituídas por “amputações” dos salários que se vêm somar à exploração capitalista.


Resposta ao ponto 5

Aquilo que se pode “pedir” ao Estado é que se retire do poder que exerce sobre a economia pública e deixe os seus trabalhadores trabalhar! E no mínimo aceite passar ao estatuto de central de compras de serviços às indústrias públicas. Isto significa que passa a pagar de acordo com o valor produzido e não segundo o roubo que hoje faz desse valor por via do sistema salarial.

O que se exige como programa para a revolução é que as indústrias do Estado devem ser controladas (no seu sobreproduto, gestão e prioridades) por quem as trabalha! O que se exige é que os trabalhadores das indústrias do Estado obtenham o seu principal objectivo e que é o de serem remunerados de acordo com o que produzem.

Ser remunerado de acordo com o que produzem significa que o que produzem tem de ter um valor a partir do qual essa remuneração é calculada. Se os bens produzidos fossem pagos a preço de custo como hoje o são, a remuneração não poderia nunca ser ligada à produção porque o custo da produção vai baixando à medida que a produção aumenta (chamado custo marginal, de acordo com os maginalistas). Só tem pode a remuneração ser ligada à produção se esta estiver revestida do seu valor (de troca).

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
Subject Author Date
Penso que já respondiFernando Redondo14:59:29 02/27/04 Fri


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.