VoyForums

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 12345678[9] ]
Subject: Dois comentários


Author:
Fernando Redondo
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 17:11:48 02/08/04 Sun
In reply to: Jorge Cordeiro, em Avante de 05/02/04 's message, "Poderes e opiniões dominantes" on 23:45:51 02/05/04 Thu


1.
«Os indivíduos que dominam como classe (...) dominam
também como produtores de ideias, regulam a produção e
as ideias do seu tempo». K. Marx e F. Engels

Concordo, mas esta tese tem que ser complementada cou outra:
Em cada época há sempre quem esteja a preparar as ideias dominantes da época seguinte. Se assim não fosse a sociedade não progredia.

Exemplos: os iluministas, o próprio Marx.

Portanto cabe-nos a nós, hoje, preparar as ideias dominantes de amanhã.

2.

"A resistência ao capitalismo e a luta pela sua
liquidação é inseparável da luta pelo poder, da
evolução das relações de propriedade e da alteração do
modo de produção."

Se bem entendo o Cordeiro partilha a tese vulgar de que a tomada do poder é que abre caminho a novas relações de produção e, no limite, a novos modos de produção.

Cada vez estou mais convencido, e a história parece dar-me razão, de que a tomada do poder só ocorre após um certo grau de transformação das relações de produção, quando a nova classe dominante já adquiriu poder bastante para impõr o seu comando.

Assim deveria deixar de se considerar prioritária a tomada de poder e deveria dar-se mais atenção ao grau de maturação de novas relações de produção para as acelerar e criar as condições para a tomada do poder.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.