VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 1234 ]


[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Date Posted: 22:06:23 06/30/04 Wed
Author: Cláudia,Elisa,Lílian Souza
Subject: Tarefa 13-Grupo 01 Inglês

Tarefa 13-

Grupo 01- Inglês: Cláudia Machado, Elisa Lioe, Lílian Souza

“PROJETO DE DESENVOLVIMENTO DE AUTONOMIA”

Para se aprender uma língua estrangeira, não basta que o aprendiz assista somente ás aulas e faça os exercícios propostos pelos professores.Pois, se somente isso ocorrer, o contato do aprendiz com a língua estrangeira será insuficiente para que o mesmo obtenha resultados satisfatórios no aprendizado desse idioma e conseqüentemente se torne uma pessoa autônoma.
Para que haja um contato maior do aprendiz com a Língua Estrangeira, é preciso que o professor incentive os seus alunos a buscarem alternativas e recursos extraclasse (fora do ambiente escolar) visando assim que os mesmos ampliem os seus meios de contato com a língua estrangeira. Que o professor tenha consciência do seu papel de mediador, como na citação dos Parâmetros Curriculares Nacionais ,no texto de Beatriz José: “Cada aluno é sujeito de seu processo de aprendizagem, enquanto o professor é o mediador na interação dos alunos com os objetos de conhecimento". (PCN;1998:93)
Ao fazer isso, o professor estará incentivando e motivando os seus alunos (aprendizes) á se tornarem pessoas autônomas que apesar das dificuldades encontradas no aprendizado de uma LE, não se intimidaram,pelo contrário, foram capazes de lidarem com essas dificuldades e de buscarem por si mesmos, meios e alternativas de supera-las ,tornando-se mais motivados, proficientes nesse idioma e logo pessoas autônomas.
A interação professor- aluno, juntamente com a interação aluno-aluno é um outro importante fator de sucesso no aprendizado de uma língua estrangeira como encontramos no texto de Beatriz José, “"... o processo de aprendizagem compreende também a interação dos alunos entre si, essencial à socialização “. (PCN;1998:93)”.
Se um professor de uma LE (como de qualquer outro assunto) respeitar a individualidade de cada aluno, considerando que uma estratégia de aprendizado pode funcionar com um aluno e não com outro e o que for bom para um aluno ,pode não ser para outro, isso é sinal de que esse professor, com certeza está ciente da sua importância como “promotor” (estimulante) da autonomia nos seus alunos.
Após a leitura dos textos de Paiva,Leffa e José, nosso grupo chegou á conclusão de que alguns professores ainda insistem em considerarem seus alunos como um todo, ou seja, não respeitam a individualidade,gostos,preferências,ritmos, de cada um. Muitos professores impõem o que será dado em sala de aula, não permitindo aos alunos exercitem a sua criatividade e liberdade de escolha. Essas atitudes com certeza evitarão e retardarão que os seus alunos tornem-se pessoas autônomas. Impondo o que será dado em sala de aula, sem se preocupar se o assunto é relevante ou não para todos os alunos, fará com que os alunos se tornem desestimulados e que alguns desistam de aprender essa LE.
Concluindo , nosso grupo concorda com o que Leffa diz em seu texto “A aprendizagem que realmente interessa, aquela que não é apenas reprodução do que já existe, mas criação de algo novo, de progresso e avanço, só é possível com autonomia. Meus alunos têm que saber mais do que eu. Uma geração tem a obrigação de ir além da geração anterior. Caso contrário não haverá evolução. E se não houver evolução, não haverá civilização, não haverá o ser humano, porque a essência do ser humano é a capacidade de evoluir.” Entendemos que a capacidade de evoluir pode ser tida também como a capacidade de se tornar uma pessoa autônoma.


A seguir algumas ações para desenvolvermos a autonomia de nossos alunos:

1-Incentivar os alunos a usarem o dicionário, dentro e fora da sala de aula e ensinar-lhes como faze-lo.A demonstração pode ser feita com um dicionário Monolíngue ou Bilíngüe devendo ressaltar a transcrição fonética, a classificação das palavras pelos símbolos, etc..

2-Estimular os alunos a buscarem informações e ou diversão na Internet. Fornecer aos alunos uma lista de alguns sites de LE que sejam úteis para o aprendizado, no nosso caso do inglês. Exemplo: sites de jogos, piadas,estórias, salas de bate-papo com nativos ,etc..() Dependendo do nível da turma, o professor pode incentivar aos alunos a terem um Key pal (correspondente, um amigo) fornecendo-lhes endereços de como faze-lo.

3-Outra alternativa também relacionada á sites, é pedir que os alunos façam uma pesquisa sobre sites interessantes e úteis que possam auxilia-los no aprendizado do inglês e levar para a sala de aula uma relação desses endereços para ser compartilhada com os colegas. O professor ficará encarregado de elaborar uma lista com os mais votados e distribuir para os alunos como um recurso de aprendizagem.

4- Uma ou duas vezes por mês, permitir que os alunos tragam sugestões de músicas a serem trabalhadas em sala de aula,logicamente a mais votada será a escolhida.

5-Como no item quatro, só que a única diferença é que o professor levará o nome de cinco filmes para que os alunos escolham o que mais lhe interessarem (pois, o filme deverá fazer parte do arquivo do professor). Esse filme terá legendas e será uma forma de expor mais os alunos ao contato com a LE. Promover uma atividade (pode ser de Múltipla Escolha) como forma de avaliar o que os alunos assimilaram com o filme .

6-Como um exemplo de atividade de Homework & Fun , pedir aos alunos que tragam na aula seguinte uma relação de palavras em inglês que eles escutaram ou leram durante a semana.Pode ser de objetos encontrados em casa ou em anúncios, como por exemplo à palavra “Delivery” encontrada em muitos restaurantes e pizzarias.


Referências Bibliográficas:

JOSÉ, P.B.S. Revisitando algumas orientações didáticas dos Parâmetros Curriculares Nacionais.

LEFFA, Vilson J.Quando menos é mais: A autonomia na aprendizagem de línguas. Trabalho apresentado no II Fórum Internacional de Ensino de Línguas Estrangeiras (II FILE). Pelotas: UCPel, agosto de 2002.

PAIVA, V.L.M.O..Estratégias individuais de aprendizagem de língua inglesa. Letras e Letras. v. 14, n. 1, jan./jul. 1998. p. 73-88

PAIVA, V.L.M.O. Exercícios para auto-aprendizagem. http://www.veramenezes.com/pattern.htm

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]


Replies:

[> Re: Tarefa 13-Grupo 01 Inglês -- Vera, 14:32:59 07/02/04 Fri [1]

As propostas de ações para desenvolver a autonomia de seus alunos estão ótimas. Parabéns! Pena que alguns do grupo não postaram suas reflexões individuais.

Vera

[ Post a Reply to This Message ]
[ Edit | View ]

[> [> Re: Tarefa 13-Grupo 01 Inglês -- Lilian, 10:51:30 07/03/04 Sat [1]

>As propostas de ações para desenvolver a autonomia de
>seus alunos estão ótimas. Parabéns! Pena que alguns do
>grupo não postaram suas reflexões individuais.
>
>Vera

Obrigada, Vera.
Todas nós postamos nossas reflexões individuais (Cláudia Machado, Lilian Souza e Elisa Huew), pode conferir.

[ Post a Reply to This Message ]
[ Edit | View ]



Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT-8
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.