VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 1234 ]


[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Date Posted: 07:27:10 07/01/04 Thu
Author: Rafaela Oliveira, Lillian Moura, Silmara Morais, Rui Nicolau
Subject: Tarefa 13 - Autonomia

Segundo LEFFA (2002) autonomia é liberdade, independência e capacidade de se reger por leis próprias. Normalmente, a preocupação do aluno é apenas de estudar para conseguir uma nota de aprovação no fim do ano. Ele não percebe que aprender uma língua estrangeira requer algumas aptidões que alguns não têm, incluindo, por exemplo, tolerância à ambigüidade, que é uma espécie de capacidade de conviver com a insegurança. E para que haja autonomia, tem que haver também empenho do professor e, pelo que se vê na literatura sobre autonomia, esse empenho não está de maneira nenhuma garantido. A aprendizagem que realmente interessa, aquela que não é apenas reprodução do que já existe, mas criação de algo novo, de progresso e avanço, só é possível com autonomia.

Segundo os PCN, a construção de conhecimento é dada através da interação: professores - alunos e alunos-alunos. A visão de que o professor passa seus conhecimentos para os alunos e esses absorvem os conhecimentos do professor sem nenhuma reflexão é superada pela visão de aprendizagem que é sugerida pelos parâmetros. Ao professor cabe criar situações de aprendizagem que dinamizem a interação e, conseqüentemente, a aprendizagem, uma vez que na interação e através dela, o aluno constrói, modifica, interpreta e enriquece significados.

Portanto acreditamos que o professor não deva apenas esperar que os alunos tomem iniciativas, mas que deva propor e estimular o uso de estratégias que irão auxiliar o aluno em seu aprendizado. Assim o professor desempenha o seu papel de mediador desse processo de ensino-aprendizagem e mostra ao aluno que o aprendizado não deve ficar restrito a sala de aula e ao professor.

Para o desenvolvimento da autonomia do aluno deve-se, ainda, ter alternativas suficientes para se superar dificuldades que o mesmo tem, assim como, estabelecer metas e direcioná-lo a participar de projetos coletivos, que são pontos identificados como características das alternativas de aprendizado de um aluno autônomo.

De acordo com Paiva (1998) as pessoas aprendem de forma diferente em decorrência de seus diferentes estilos e contextos de aprendizagem. A sala de aula é apenas um dos fatores que interferem no progresso do aprendiz. Compete ao professor, dentro de um enfoque humanístico, incentivar os alunos a se responsabilizarem por sua aprendizagem, conscientizando-os sobre os processos cognitivos e treinando-os no uso de estratégias mais eficientes. Dessa forma, o professor poderá contribuir para a tomada de decisões que resultarão na formação de aprendizes mais bem sucedidos e autônomos.


LEFFA, Vilson J.Quando menos é mais: A autonomia na aprendizagem de línguas. Trabalho apresentado no II Forum Internacional de Ensino de Línguas Estrangeiras (II FILE). Pelotas: UCPel, agosto de 2002.

JOSÉ, P.B.S. Revisitando algumas orientações didáticas dos Parâmetros Curriculares Nacionais.

PAIVA, V.L.M.O..Estratégias individuais de aprendizagem de língua inglesa. Letras e Letras. v. 14, n. 1, jan./jul. 1998. p. 73-88

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]


Replies:

[> Re: Tarefa 13 - Autonomia -- Vera, 14:23:12 07/02/04 Fri [1]

Oi Pessoa,

Onde estão as contribuções individuais para eu poder comparar com a síntese do grupo?

Vera

[ Post a Reply to This Message ]
[ Edit | View ]

[> [> Re: Tarefa 13 - Autonomia -- Lillian Moura, 08:05:54 07/05/04 Mon [1]

Vera,
As contribuições individuais dos inteegrantes do grupo encontram-se no BLOG.
Lillian

[ Post a Reply to This Message ]
[ Edit | View ]

[> Re: Tarefa 13 - Autonomia -- Vera, 14:31:06 07/02/04 Fri [1]

Onde está a proposta de algumas ações para desenvolver a autonomia de seus alunos?
O texto de vocês ficou muito genérico.

Vera

[ Post a Reply to This Message ]
[ Edit | View ]



Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT-8
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.