VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 1234 ]


[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Date Posted: 05:59:54 07/05/04 Mon
Author: Lilian Aparecida de Souza
Subject: Tarefa 14 - Grupo I Inglês

Tarefa 14 do grupo I de Inglês: Cláudia Machado, Elisa Huew e Lilian Aparecida de Souza.

Tarefa 14: Avaliação de provas de inglês


Comparando as 3 provas que analisamos – 2 de escolas regulares e 1 de um curso de línguas -, verificamos que, infelizmente, não há a mínima preocupação em desenvolver e avaliar a capacidade dos alunos de usarem a língua para fins comunicativos. Nenhuma das três provas trabalha todas as 4 habilidades (ler, escrever, ouvir e falar) ou pelo menos as 3 primeiras, já que avaliar a capacidade de produção oral em turmas grandes é um pouco complicado – mas não impossível. As três provas baseiam-se ou em atividades de “leitura” ou em atividades de “escrita” e são atividades muito mal elaboradas. Observamos também que em todas elas há predominância de questões de múltipla escolha ou questões simples para completar frases, mas nunca questões discursivas – nem quando há textos na prova. Além disso, a maioria das questões avalia o “conhecimento” gramatical do aluno através de frases simples e descontextualizadas.

Propostas para melhorar as questões dessas provas:

1. Utilizar textos autênticos para desenvolver a habilidade de leitura e através desses textos, se necessário, o professor pode elaborar questões que avaliem o conhecimento gramatical dos alunos. Ao invés de pedir que os alunos completem frases com os tempos verbais adequados, o professor pode fornecer pequenos textos (autênticos) que contenham erros diversos para serem corrigidos pelos alunos.

2. Usar os textos para avaliar a habilidade de leitura através de questões abertas de interpretação que visem a avaliar se o aluno foi capaz de entender as idéias gerais do texto.

3. Explorar os textos através de questões que levem os alunos a refletir e opinar sobre o assunto abordado para tornar aquela leitura mais significativa (meaningful) para eles.

4. Incluir uma atividade de listening que tenha alguma relação com o tema do texto escrito e através dela avaliar a capacidade dos alunos de entender linguagem oral – novamente o que deve ser avaliado é a capacidade de entender as idéias gerais do texto e não palavra por palavra do listening. Entretanto, se o professor quiser aproveitar o listening para verificar questões de fonologia, ele pode utilizar um listening que contenha erros de pronúncia para que alguns deles sejam apontados pelos alunos e corrigidos.

5. Para desenvolver a habilidade de escrita, o professor pode dar uma situação para os alunos, de preferência que tenha alguma relação com os temas já trabalhados no restante da prova, e pedir que os alunos escrevam um texto curto de acordo com a situação (mas sem limitar o número de palavras, como vimos em uma das provas). Vale lembrar que o professor deve estabelecer objetivos e audiência para esse texto (e.g., Escreva uma carta para um amigo seu que mora nos Estados Unidos tentando convence-lo a vir passar férias no Brasil.)

6. Como em turmas grandes é complicado testar o desempenho oral dos alunos, uma alternativa seria a de colocar uma questão na prova – tipo mini role-play para ser feita em grupos de 4-6 alunos. Neste caso cada grupo iria para uma sala com o professor, receberia uma situação que demande comunicação, negociação e faria um role-play que poderia ser gravado pelo professor para que este possa ouvir tudo com o máximo de atenção possível quantas vezes forem necessárias.

TUSSI, R. C. Avaliação, estilos e aprendizagem em língua estrangeira. IN: STURN, L. e ARAÚJO, D.D. Século XXI: um novo olhar sobre o ensino e a aprendizagem de línguas estrangeiras. Passo Fundo: Universidade de Passo Fundo, 2002. p. 19 a 49

LOPES, C.R. Avaliação comunicativa de línguas: uma análise de testes escritos. IN: MELLO, H.A.B. e DALACORTE, M.C.F.A sala de aula de língua estrangeira. Goiânia: Editora UFG, 2000. p.111-122

ALMEIDA FILHO, J.C.P. Dimensões comunicativas do ensino de línguas. Campinas: Pontes, 1993. ( cap. VIII, p.67-75)

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]


Replies:

[> Re: Tarefa 14 - Grupo I Inglês -- Vera, 18:36:54 07/14/04 Wed [1]

As sugestões propostas são muito boas.

Vera

[ Post a Reply to This Message ]
[ Edit | View ]



Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT-8
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.