VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 12[3]4 ]


[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Date Posted: 12:31:39 05/23/04 Sun
Author: Carlos Júnior Borges & Daniel Mazzaro
Subject: Tarefa 8 - Grupo 2 - Espanhol

Tarefa 8 - Grupo 2 - Espanhol
Daniel Mazzaro & Carlos Júnior

Com relação aos tipos de textos lidos, observamos que a diferença entre professores e alunos diminui quando estes são mais velhos. Além disso, observamos que, no geral, a leitura prazerosa depende da idade e profissão do aluno.

A partir desses dados, concluímos que a leitura dada em sala deve atingir a maioria dos alunos e aguçar neles a vontade de leitura por outros tipos de textos.

Sobre a prática de leitura, temos algumas opiniões. Como citado nos textos teóricos pedidos para leitura, concordamos que a leitura em voz alta é interessante para treinar a pronúncia, além de ser um método de aprendizagem que muitas vezes ajuda na compreensão de um texto (ler em voz alta para si mesmo). Por outro lado, a habilidade de leitura deve ser desenvolvida em silêncio durante a qual o aluno se preocupa simplesmente pelo conteúdo.

Chegamos à conclusão de que devemos usar o texto como uma forma de favorecer o exercício pertinente das operações mentais implicadas no ato de leitura até automatizá-las. Para conseguir isso, acreditamos que é necessário que o professor deva selecionar os textos, porque a sua compreensão, principalmente para os iniciantes, deve a um número limitado de itens léxicos desconhecidos. Isso porque a leitura não tem como principal fundamento o ensino de estruturas morfossintáticas, e sim o de treinamento de uma competência discursiva para ler mais textos. A leitura é, pois, um processo ativo de interação entre o texto e o leitor em que este tem que dar sentido ao que lê e entender. Cabe ao professor educar na leitura, ou seja, favorecer exercícios pertinentes das operações mentais implicadas no ato de leitura até automatizá-las nos leitores, principalmente nos que possuem alguma deficiência na habilidade. Depois o professor deve mostrar a leitura como um modo de resolver um problema, ou seja, uma maneira de mobilizar conhecimentos segundo um certo número de atos mentais (tirar uma dúvida de lingüística, por exemplo).

Tomando base na afirmativa de que "semelhanças entre L1 e L2 nem sempre auxiliam o aprendiz", mas que os "leitores aprendizes de LE sempre utilizarão seu 'aparato de primeira língua' na leitura de textos em L2", cabe ao professor ajudar na explicitação do aluno com relação à dificuldade da leitura em LE.

No âmbito das estruturas afetivas, o texto que não chama sua atenção para a leitura também apresenta dificuldades na sua interpretação. Por isso, é interessante observar o tipo de texto que os alunos mais lêem e trabalhar na língua em estudo (assim, levamos em consideração o conhecimento prévio dos alunos). No caso de textos pouco lidos pelos alunos, é interessante adiantar, no pré-texto, o assunto a ser tratado no texto em si. Além disso, é importante variar o tipo de texto para que o aluno se habitue a diferenciar um romance (enredo) de um artigo (argumentativo), por exemplo, e trabalhar com cada um de maneira diferente.

Outra estratégia é a de usar o texto também como uma forma de revisão do visto. Ou seja, se trabalhamos com o tema alimentação no livro didático, pode-se dar um texto sobre a história da alimentação ao longo dos séculos. Sem perceber, o aluno está vendo conceitos e vocabulários já estudados, adicionando informações culturais sobre o assunto e, obviamente, treinando a habilidade de leitura.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]


Replies:

[> Re: Tarefa 8 - Grupo 2 - Espanhol -- IRANY, 14:57:37 05/23/04 Sun [1]

BOM O TRABALHO DE VOCES, CONCORDO QUE ALEITURA TEM MUITO A VER COM OS INTERESSES PESSOAIS E PROFISSÁO, CADA UM TENDE A LER O QUE ESTA RELACIONADO COM SUA AREA.TAMBEM CONCORDO QUE A SALA DE AULA, O PROFESSOR DEVE MOTIVAR SEMPRE O AMOR PELA LEITURA.


[ Edit | View ]

[> Re: Tarefa 8 - Grupo 2 - Espanhol -- Vera, 08:29:10 05/25/04 Tue [1]


>Com relação aos tipos de textos lidos, observamos que
>a diferença entre professores e alunos diminui quando
>estes são mais velhos.

E qual é essa diferença. Quais são as diferenças. O que cada grupo lê?
Que tipo de texto você mais gosta de ler? E seus alunos? Esses textos são usados em sala de aula? A leitura em sala de aula tem alguma relação com a leitura feita fora dela?

Vera


[ Edit | View ]



[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT-8
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.