VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 12[3]4 ]


[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Date Posted: 06:32:50 10/14/04 Thu
Author: Junia Braga
Subject: Re: Adesão x obrigatoriedade
In reply to: Micheline Marra de Lima 's message, "Re: Adesão x obrigatoriedade" on 19:34:23 10/13/04 Wed

>Micheline,
"acho meio complicado colocar totalmente a
>mercê da 'escolha' e 'willingness' como você citou."
Essa é uma posiçao encontrada na literatura. A literatura ( já mencionei os autores anteriormente) considera que a escolha e a vontade princípios básicos da autonomia. Afinal, o que queremos é ver nossos alunos assumirem o controle de sua autonomia e para isso não poderemos escolher por eles e nem ter vontade por eles.Quando fiz uma crítica à obrigatoriedade foi porque no meu entender,quem sabe, se as autoras tivessem feito uma correlaçao do que estava sendo dado em sala de aula e as atividades de auto acesso, conscientizando os aprendizes da necessidade de assumir a própria aprendizagem, elas poderiam ter evitado 'a obrigatoriedade', termo, na minha opinião, pesado para o construto da autonomia.Quem sabe parte do uso do Centro correlacionado com a sala de aula e parte sem correlacionar para que os alunos se acostumem a buscar recursos de aprendizagem sem a interferência do professor ( se essa for a preocupaçao das pesquisadoras).
Ao contrário, elas descartaram a relaçao entre o conteudo de sala de aula com o Centro. Essa relaçao foi ate mencionada nos depoimentos e almejada pelos alunos.
Acho que uma correlaçao pode servir de 'scaffolding' no processo.
Sheerin (1994,p.3)em Self-acess, livro sugerido como leitura em uma das semanas de nosso curso, defende:
" This book assumes that self-acess learning takes place in conjunction with classroom learning and is complementary to it."
O que ficou confuso para mim é o seguinte:
Vamos obrigar os alunos a participar do centro de auto-acesso e logo eles vão entender seus benefícios.Todos nós somos obrigados a frequentar a escola fundamental e média e sabemos do benefício dela, o que nunca nos fez mais ou menos autônomos.
A literatura também fala sobre a participaçao efetiva do professor( Dickinson, 1997;Little, 1991, Dam, 1997;Thanasoulas, 2000) no processo de desenvolvimento dos aprendizes e eu particularmente acho que a participaçao do professor é fundamental.

"Assim, creio que, pelo menos inicialmente, é
>necessário o professor dar as diretrizes para o
>aprendiz para que este seja guiado para o caminho da
>autonomia."

Concordo plenamente com você e acrescento que muitas vezes o processo pode exigir um acompanhamento mais constante do professor e não somente o inicial, como por exemplo, correlacionar o conteúdo de sala de aula com um centro de auto acesso.O meu questionamento é a maneira com que isso pode ser feito e o equilíbrio deste controle.

>Por exemplo, nós temos esta 'obrigatoriedade' em nosso
>curso de autonomia tambem, não acha? Temos que ler os
>textos e postá-los até na 2a feira.Isto não seria
>tambem uma obrigatoriedade??!E não é um curso de autonomia

Não vejo nada de errado em prazos e execução de tarefas como anteriormente mencionado.O curso que estamos fazendo não tem como objetivo central de desenvolver a autonomia do aprendiz na língua alvo e nem é uma proposta de auto acesso como o texto que estamos discutindo.

>
>>
>"Mas, Júnia, confesso que não acho fácil em hipótese
>alguma desenvolver autonomia em nossos alunos sem
>ferir qualquer uma das filosofias que tangem a
>autonomia.
>Ou você acha que isso é uma tarefa fácil?
>Como poderíamos fazer isso, na sua opinião?"
Acho que temos que ser coerentes com nossas escolhas.O pricípios de uma teoria podem nos nortear durante o processo, o que não quer dizer que não possam ser questionados (aliás é a grande riqueza das pesquisas)
Acho que quando falo sobre correlacionar a sala de aula com o centro de auto-acesso como defendido por Sheerin (1994)estou tentando uma alternativa que pode, quem sabe, facilitar e até mesmo motivar o processo de desenvolvimento do aprendiz de maneira 'menos radical'.Com isso não estou defendendo que o professor fique sentado esperando o aluno ter vontade e agir sobre sua própria aprendizagem.Ao contrário, teremos muito mais trabalho. Percebo que o desenvolvimento da autonomia é um processo árduo, complexo e lento.
Existe um projeto muito bom de Dam citado por Little (2003) e muito citado na literatura de desenvolviemnto da autonomia do aprendiz. O projeto inclui a participaçao ativa de aprendiz e professor, escolhas, uso da lingua alvo, enfim, tudo de bom. Vale a pena conferir.
Tenho muita curiosidade de saber os resultados das pesquisas de CAAL e particularmente acho que as pesquisadoras foram de muita coragem e a coisa é por aí. Temos que tentar encontrar um equilíbrio para que as coisas funcionem e não podemos deixar de repensar possíveis falhas. Vamos nos deparar com elas durante todo o processo.

Obrigada pela contribuiçao,
Um grande abraçao,
Junia
>
>Micheline

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT-8
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.