VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

21/04/26 20:37:29Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 123456[7]8 ]
Subject: Renovação vai ter voz no Parlamento


Author:
susete francisco
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 10/01/05 22:08:59

O Movimento da Renovação Comunista (MRC) assinou, com o Bloco de Esquerda (BE), um acordo que prevê o acesso ao lugar de deputado de figuras da Renovação que concorrem, pelas listas do Bloco, às próximas legislativas. Uma situação que terá aplicação prática no caso de João Semedo, membro da Renovação Comunista que surge em terceiro lugar, nas listas do BE no Porto, e que deverá ocupar um lugar no Parlamento por um período máximo de oito meses.

O acordo com o BE foi uma das questões debatidas - e aprovada - no 4.º Encontro Nacional da Renovação, que se realizou ontem, em Lisboa. De acordo com o texto do memorando já subscrito pelo Bloco, e ontem apresentado aos membros da Renovação, ficam «previstas formas de acesso à actividade parlamentar nos termos da rotatividade de deputados estabelecida no grupo parlamentar do BE», bem como «formas de intervenção, colaboração e consulta mútua acerca da intervenção em questões parlamentares». Segundo o documento, «esta colaboração eleitoral assenta no convite dirigido a activistas do MRC» que, como independentes, intervirão «de pleno direito e com livre expressão das suas posições próprias no desenvolvimento da campanha eleitoral». Uma autonomia que, de acordo com Cipriano Justo, porta-voz do MRC, se estende também à actividade parlamentar.

O acordo subscrito pelo BE não passa, no entanto, pelo apoio eleitoral do MRC a esta força política. Neste aspecto, a Renovação fará «um apelo à participação e ao voto para que os partidos da direita fiquem em minoria na Assembleia e para que haja um Governo de esquerda», afirmou, no final do encontro, Edgar Correia. Objectivos consagrados no documento ontem aprovado, no qual o MRC se propõe também «contribuir para a intervenção política de muitos comunistas que não se sentem representados pela orientação sectária e pela direcção saídas do recente congresso do PCP».

Na reunião de ontem, os renovadores aprovaram a transformação do Movimento em associação política. De acordo com Cipriano Justo, esta alteração deverá poderá concretizar-se até ao próximo Verão. Ainda sob a forma de Movimento, a Renovação pretende intervir no actual momento político, com vista às legislativas. Nesse sentido, o MRC anunciou a organização de um fórum sobre políticas de esquerda, ainda sem data concreta.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
Subject Author Date
Re: Renovaçăo vai ter voz no Parlamentovisitante renovador11/01/05 14:08:40


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.