VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: [1]234 ]


[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Date Posted: 08:12:21 05/10/05 Tue
Author: Andrea Ulisses
Subject: Semana 11discurso e aquisição

SEMANA 11 (9 A 13 de Maio) – Discurso e Aquisição
HATCH, E. Discourse Analysis and second language Acquisition: a book of readings. Rowley, MA: Newbury House, 1978. p. 256-271
YOUNG, R. Sociolinguistic approaches to SLA. Annual Review of Applied Linguistics. v . 19. p . 105 – 132. 1999

Para muitos estudiosos a aquisição de línguas e seu uso ocorre em um contexto social, tornando-se assim necessário uma maior compreensão sobre a relação entre contexto social, aquisição e uso de L2. A idéia de língua como sendo um fenômeno social tem crescido cada vez mais e uma abordagem sociolingüística para investigar a aquisição de L2, tem se tornado bastante popular nos últimos 05 anos.
Na visão de vários autores, embora a palavra contexto venha sendo largamente utilizada, sua definição é difícil de ser dada, e, na maioria das pesquisas de variação lingüística e sociolingüística interacional, o contexto é tido como dado e é descrito em termos de categorias; nessa visão o contexto de produção de língua, os aspectos culturais dos participantes, a L1, proficiência da L2, gênero, status social e outras categorias sociais podem ser descritas independentemente do uso da língua. Por outro lado estudos etnometodologistas sobre a comunicação face a face, categorias sociais pré-existentes são relevantes na compreensão de instância focal de uso da língua.
Teorias contrastantes sobre o contexto tem levado a diferentes métodos de investigação: a pesquisa hermenêutica (que assume a existência de múltiplas realidades e nos quais eventos humanos podem ser interpretados apenas de acordo com seus resultados); a análise do discurso, e analistas de conversação (compreensão da fala no momento da interação). A abordagem do discurso para ‘cross-cultural communication’, centra-se no contexto de escola formal para investigar como indivíduos bilíngües percebem deficiências lingüísticas e problemas de comunicação na interação, como também o estudo da fala, buscará investigar como a fala se opera e se organiza na interação entre duas pessoas. Outras teorias ainda, que investigam a performance de bilíngües, salientam que os fenômenos sociais e sociolingüísticos são co-construídos por todos os participantes na interação.
Hatch (1978), investigando o processo de aquisição de L2 por crianças e adultos imersos no contexto de produção, defende como metodologia de pesquisa a análise do discurso. Apresentando vários estudos que centram-se em processos variados (aquisição de formas, produção de discursos, negociação de sentidos etc.) afirma que no processo de aquisição há o desejo de interação, a produção de construções verticais e sintáticas. No desenvolvimento da fala e na interação, há por parte do falante nativo simplificação de input, sem utilização, contudo um ‘foreigner talk’, que é utilizado como estratégia para classificar os tópicos de conversação e assegurar a compreensão. A autora conclui, dizendo que o estudo da análise do discurso tem implicações importantes tanto para o ensino quanto para aprendizagem, particularmente com adultos que aprendem L2. Na organização das idéias numa forma sintática, como também na identificação de tópicos para interação face a face, é necessário o conhecimento de vocabulário. Uma boa forma do professor está suprindo essa possível deficiência, seria a pratica de nomeação de um tópico, utilização de compreensões auditivas e a escuta de perguntas com wh.words entre outras estratégias, para que o aprendiz consiga manter um tópico de conversação e garantir a compreensão da língua alvo.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT-8
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.