VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: [1]234 ]


[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Date Posted: 09:55:07 05/10/05 Tue
Author: Rita
Subject: semana 11- Abordagens sociolingüísticas

No texto intitulado “Sociolinguistic approach to SLA” Young discorre sobre SLA a partir do ponto de vista da sociolingüística. Young justifica e defende o uso de uma abordagem sociolingüística para a SLA ao pontuar que o estudo de SLA envolve uma compreensão sobre o que as pessoas bilíngües sabem sobre sua segunda língua, como a adquirem e qual o uso que fazem dela. Nesse sentido o autor esclarece que o fator contexto é essencial e advoga que os pesquisadores em LA necessitam entender a forma como contexto, aquisição e uso da segunda língua se inter-relacionam.
Young afirma que nos últimos anos a compreensão da língua , enquanto fenômeno social, expandiu-se consideravelmente e, a partir dos trabalhos de McKay e Hornberger cita as grandes quatro áreas que englobam estudos sobre o referido fenômeno: estudos da língua e sociedade; estudos de variação lingüística; estudo sobre língua e interação e estudos sobre língua e cultura.
Young , em seu artigo, propõe revisar assuntos pertinentes às áreas de variação lingüística e comunicação face à face e a responder questões tais como: porque os falantes bilíngues falam de modo distinto em situações diversas e com pessoas diferentes? Qual é a razão da quebra ou mal-entendidos que ocorrem durante a comunicação entre pessoas diferentes>.

Young afirma que tradicionalmente , em LA, os pesquisadores falam muito em contexto mas não chegam a definir o termo com precisão. O autor, então, apoiado no trabalho de Goodwin e Duranti(1992) oferece uma noção mais clara de contexto afirmando que “ a noção de contexto envolve uma justaposição fundamental de duas entidades : um evento focal e um campo de ação no qual aquele evento se substantiva. Para os sociolingüistas o evento focal traduz-se pela língua e o campo do evento seria qualquer coisa na qual o pesquisador possa estar interessado. Ainda em relação ao contexto, Young apresenta duas tradições de pesquisa distintas.A primeira das tradições investiga o contexto como algo determinado, invariável no qual o ambiente onde as práticas sociais da fala acontecem pode ser descrito de forma antisséptica. Já a segunda tradição vê o contexto como lócus no qual os participantes travam seus embates por meio da interação. A postura que os pesquisadores adotam em relação ao contexto determinará um modelo mais orientado pelo paradigmas quantitativo ou qualitativo de pesquisa.

Neste ponto do texto Young relata e discute trabalhos realizados sobre assuntos tais como: identidade pessoal, comunicação-transcultural,variação da in terlíngua. O autor enfatiza que no que diz respeito à SLA a Sociolingüística guia-se mais pelo problema do que pela teoria.

No segundo texto lido Hatch situa a análise conversacional como instrumento de investigação e compreensão da SLA. A autora postula que a aquisição se dá através da imitação dos diferentes elementos que caracterizam as práticas conversacionais. Hatch descreve trabalhos que corroboram suas hipóteses

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT-8
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.