VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 1234 ]


[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Date Posted: 12:20:00 05/22/05 Sun
Author: Tatiana Diello
Subject: Semana 13 - Instrução Formal

UFMG
POSLIN
DISCIPLINA: LIG 905 Seminário de Tópico Variável de Lingüística Aplicada – 2005/1o
Professora: Vera Menezes.
Aluna: Tatiana Diello Borges.
Semana 13 (23 a 27.05).
Instrução Formal.


Ellis trata da questão de uma teoria formal de aquisição de segunda língua.
Tal teoria tentará explicar como alunos instruídos adquirem conhecimento lingüístico e pragmático necessário para produzir sentenças corretas e apropriadas em uma segunda língua.
A teoria em questão é baseada em duas distinções principais: conhecimento implícito e explícito e processamento controlado e automático.
Por conhecimento explícito entende-se que seja um conhecimento analisado, abstrato e explicativo. Já por conhecimento implícito acredita-se que este seja intuitivo e abstrato.
No tocante à distinção entre processamento controlado e automático, esta existe em função do fato de se dever considerar a aquisição como uma progressão que vai de uma exigência mais cognitiva para um estágio mais autônomo de performance.
Processamento automático ocorre quando uma resposta foi construída por meio de sucessivos mapeamentos do mesmo input para o mesmo padrão de ativação ao longo de muitas tentativas. Por outro lado, processamento controlado significa uma ativação temporária de nódulos de memória através de controle intencional.
Ellis também aborda a questão do aprendizado do conhecimento explícito e do implícito. O primeiro é necessariamente intencional. Requere que os alunos atendam conscientemente às propriedades formais de input. Tal aprendizado envolve uma tentativa de construção de regras ou generalizações das quais os aprendizes terão um alto nível de consciência. Em contraste, o aprendizado de conhecimento implícito pode ser caracterizado como acidental, o qual envolve um certo grau de atenção às formas lingüísticas vindas do input, mas não envolve nenhuma necessidade de consciência em relação ao sistema abstrato subjacente às formas que foram aplicadas e internalizadas.
Um outro ponto tratado pelo autor diz respeito à relação entre o conhecimento explícito e o implícito.
De acordo com Ellis é imprescindível perceber o importante papel do conhecimento explícito em relação ao desenvolvimento do implícito. Os dois conhecimentos não podem ser entendidos como totalmente não-relacionados e o conhecimento explícito não pode ser considerado irrelevante para o desenvolvimento da interlíngua do aprendiz.
O autor aponta duas características positivas do conhecimento explícito: pode auxiliar o aluno a perceber aspectos do input que, por outro lado, seriam ignorados e pode facilitar o processo de percepção de lacunas.
Ellis finaliza o capítulo tratando da questão da automatização do conhecimento no tocante à segunda língua.
Tal automatização tanto do conhecimento explícito quanto do implícito se concretiza por meio da prática. Entretanto, o tipo de prática necessária para a automatização dos dois tipos de conhecimentos é diferente. Para o implícito, a prática requer que os aprendizes façam uso do conhecimento da interlíngua sob condições operacionais reais. Já para o explícito, a prática ocorre através de atividades tradicionais controladas de gramática.
De uma forma geral, a teoria enfatiza a necessidade de se adaptar o tipo de prática ao tipo de conhecimento e isto é o objetivo da instrução.


Larsen-Freeman e Long abordam a questão da aquisição formal de segunda língua.
Os autores apontam que um considerável número de estudos tem sido desenvolvido cujo foco explícito é determinar os efeitos da instrução formal no desenvolvimento da interlíngua.
Diversos teoristas clamam que o desenvolvimento da interlíngua em alunos instruídos em salas de aulas não difere significantemente daqueles aprendizes que estudam uma segunda língua de maneira naturalística. Os processos e as seqüências de desenvolvimento da L2 são considerados os mesmos em ambos os contextos.
Por outro lado, existem autores como Larsen-Freeman e Long que sustentam o argumento de que a instrução formal influencia tal desenvolvimento.
Nesse sentido, os autores examinaram quatro áreas: 1) exatidão das seqüências de ordem e de desenvolvimento; 2) processos de aquisição; 3) índice de aquisição; e, 4) nível máximo de obtenção no tocante à segunda língua.
Após realizadas as análises em relação a essas quatro áreas observadas, concluiu-se que: 1) embora as seqüências de desenvolvimento parecem não serem influenciadas pela instrução, as outras três demonstraram claramente que a instrução possui efeitos benéficos, especialmente em relação ao índice de aquisição; 2) existem pesquisas insuficientes para garantir as conclusões de qualquer uma das áreas acima consideradas, exceto o índice de aquisição; 3) a posição de alguns teoristas e metodológicos de que a instrução formal em segunda língua é de uso limitado, é obviamente prematura e quase certamente errada; e, 4) futuras pesquisas experimentais precisam ser realizadas com um rigor maior do que tipicamente têm sido conduzidas.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT-8
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.