VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 1234 ]


[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Date Posted: 15:44:14 05/23/05 Mon
Author: Valdênia Almeida
Subject: Semana 13 - Instrução formal

Disciplina Lig 905
Profa. Dra. Vera Menezes
Aluna: Valdênia Carvalho e Almeida

Semana 13: Instrução formal

LARSEN-FREEMAN, D; LONG, M.H. Instructed second language acquisition. In: LARSEN-FREEMAN, D; LONG, M.H. An introduction to second language acquisition research. London: Longman, 1991. p.299-331.

ELLIS, R. A theory of instructed second language acquisition. In: ELLIS, R. SLA research and language teaching. Oxford: Oxford University Press, 1997. p.107 a 133.

Larsen-Freeman e Long fazem uma revisão de vários estudos concernentes aos efeitos da instrução formal na aquisição de L2. Os autores destacam que muitos teoristas defendem que o desenvolvimento da interlíngua no ambiente de instrução formal não se difere muito do desenvolvimento em ambiente natural. Então, os autores apresentam estudos que fortalecem e/ou enfraquecem esta afirmação.

Em uma primeira seção, os autores falam dos efeitos da instrução formal na sequência de desenvolvimento da aprendizagem. No que se refere a ordem de aquisição de estruturas linguísticas, os estudos mostraram que há uma forte similaridade entre o ambiente formal e o naturalístico. Pienemann (1984) destaca que esta ordem de aquisição está ligada ao conceito de learnability, pois o aprendiz só aprende quando está psicologicamente pronto para isto.

Em seguida, Larsen-Freeman e Long destacam estudos acerca dos efeitos da instrução formal no processo de aquisição. Estes estudos focaram nas similaridades existentes entre os processos de aquisição formal e naturalístico.

É no que se refere à velocidade da aquisição que a instrução parece ser mais benéfica. Long revisou onze estudos e concluiu que os aprendizes tiveram seu desenvolvimento acelerado pela instrução formal.

Já na seção 8.6, os autores descrevem o efeito da aquisição sobre o nível máximo de proficiência obtido em L2. Pavesi (1984) concluiu que os alunos que receberam instrução formal atingiram um nível de proficiência maior do que aqueles que foram expostos à língua em ambiente natural.

Larsen-Freeman e Long finalizam falando da necessidade de mais pesquisas na área. Os autores comentam o crescimento da pesquisa-ação que tem como obejtivo ajudar o professor a ganhar novos conhecimentos e melhorar sua prática pedagógica. Melhorando sua prática, os professores tornan-se capazes de melhorar o aprendizado de seus alunos.

No capítulo 4, Ellis apresenta uma teoria de instrução em SLA. Esta teoria é baseada em dois princípios básicos: o conhecimento explícito/implícito e o controlado/automático.
O conhecimento explícito é aquele que pode ser analisado, ele é consciente. Já o implícito é inconsciente e intuitivo. Segundo Ellis, o conhecimento explícito pode se tornar implícito apenas quando o aprendiz está preparado. Nesta passagem de conhecimento explícito para implícito o aprendiz primeiramente percebe a língua e, através da frequência de uso da mesma é que oconhecimento se torna implícito.

Quanto ao conhecimento controlado/automático, estes estão ligados ao processo de aquisição que parte de um conhecimento mais estruturado, elaborado para um conhecimento mais autônomo, automático. Através da instrução formal um conhecimento pode passar de controlado, no início da instrução, para automático, através da frequência de uso. Assim, de acordo com Ellis, a instrução formal pode levar a aquisição.

Ellis apresenta tipos de input presentes na sala de aula e explica como o input pode ser derivado de diferentes tipos de instrução. Esta instrução contribui para a aquisição de L2 no ambiente da sala de aula.

Uma grande questão que envolve o aprendiz é a escolha entre fluência e precisão. Para que a aquisição se torne possível, o aprendiz tem que estar atento ao input e, talvez ao mesmo tempo, se esforçar na monitoração do output, mas ao fazer isso pode haver uma interferência na fluência da recepção ou produção. Assim, os aprendizes estarão diante da escolha entre atingir um nível comunicativo eficiente ou adquirir. Diferentes aprendizes responderão diferentemente a estas escolhas.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT-8
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.