VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 1234 ]


[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Date Posted: 16:27:27 05/23/05 Mon
Author: Rita
Subject: semana 13- Formal instruction

UFMG – PosLin

DISCIPLINA: LIG 905 Seminário de Tópico Variável de Lingüística Aplicada - Professora Vera Menezes – 2005/1

Aluno:Rita de Cássia Augusto

semana 13: 23 a 27 maio - Instrução Formal

ELLIS, R. A theory of instructed second language acquisition. In: ELLIS, R. SLA research and language teaching. Oxford: Oxford University Press, 1997. p.107 a 133


No capítulo 08 Larsen-Freeman faz uma revisão de literatura de vários trabalhos que tiveram como objeto de pesquisa o efeito da instrução formal no processo de aprendizagem de uma LE .Os autores discorrem sobre diversos estudos que embasados em evidências empíricas advogam que a instrução formal não altera o desenvolvimento da interlíngua, nem a sequência de aquisição dos itens lingüísticos , uma vez que, a produção do aprendiz, tanto no contexto formal quanto informal, apresenta diversas similaridades;

Larsen –Freeman fecha seu texto advertindo para o perigo de tirar conclusões apressadas sobre algumas das descobertas sobre a influência da instrução formal no processo de aquisição de LE e reivindica mais rigor na condução das pesquisas .

No capítulo 4, Ellis também discorre sobre a questão da instrução formal no processo de aquisição de uma LE. Ellis apresenta a teoria da instrução, que segundo o autor, ancora-se em dois princípios.: O conhecimento explícito/implícito e o conhecimento controlado/automático. Para que o conhecimento explícito se transforme em conhecimento implícito é preciso que o aprendiz esteja “linguisticamente” pronto para tal.

O conhecimento controlado/automático faz parte do processo de aquisição que num primeiro momento flui de maneira controlada( consciente) e que através da freqüência do uso da língua alvo vai se automatizando

Ellis Postula que a instrução formal pode levar a aquisição, mas para que isto aconteça é preciso que o aprendiz perceba os ítens linguísticos presentes no input que recebe e que também monitore seu output. Ellis, no entanto, reconhece que isto pode causar problemas na recepção e na produção lingüística dos aprendizes.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT-8
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.