VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 1234 ]


[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Date Posted: 19:03:26 05/30/05 Mon
Author: Grace Teles
Subject: Resumo semana 14

RESUMO SEMANA 14
Aluna: Grace Teles
Professora: Vera Menezes
Curso: Lingüística Aplicada/1º semestre de 2005



Larsen-Freeman (1991) relata que a emergência do campo de estudos sobre aquisição de segunda língua (SLA) se divergiu em duas direções básicas – o processo de aquisição de línguas e os fatores que afetam o aprendiz de uma segunda língua (l2). Os estudos são, nas fases iniciais, prioritariamente descritivos, mas logo pesquisadores perceberam a importância de estudos que fornecessem explicações sobre como a aquisição ocorre.

A autora apresenta três correntes de pensamento que se propõem a descrever e explicar o processo de aquisição de L2. São eles: a abordagem behaviourista, que vê a aquisição de uma língua como condicionamento ou formação de hábitos; a abordagem inatista que apregoa a existência de um dispositivo inato que é acionado com o fornecimento de insumo lingüístico; e a vertente nomeada de análise do discurso que percebe a necessidade da análise do desempenho lingüístico no contexto interacional em que está inserida.

Diante desse escopo, pesquisadores começaram a investigar as possíveis transferências que o aprendiz poderia fazer de seu conhecimento de L1 para aprender a L2, o insumo fornecido a ele, e as variações que ocorrem em sua interlíngua.

Frente à dicotomia descrição/explicação do processo de aquisição, a autora se posiciona, como outros autores também, no sentido de que tanto pesquisas descritivas como explicativas desse processo são necessárias e relevantes. Além disso, Larsen-Freeman considera que, diante da complexidade que envolve o processo de aquisição, seria limitador a realização de investigações que não tenham um caráter mais holístico.

Sobre os fatores que afetam o aprendiz, Larsen-Freeman cita que se deve levar em consideração fatores como: idade, aptidão, fatores sócio-psicológicos, motivação, personalidade, estilo cognitivo e estratégias de aprendizagem. Tais fatores podem ser descritos. Entre os fatores que podem fornecer explicações sobre o processo de aquisição estão os modelos teóricos propostos por diferentes autores. O modelo de aculturação, por exemplo, pode lançar luz sobre a influência dos aspectos psicológicos n processo de aquisição (distância social e psicológica).

Para concluir seu relato, Larsen-Freeman enumera algumas questões, surgidas por intermédio da realização de pesquisas, que são relevantes para o professor de língua. São elas: o processo de aprendizagem/aquisição é complexo, trata-se de um processo gradual, não-linear e dinâmico. Com relação ao aprendiz é importante saber que: eles aprendem quando estão maduros para fazê-lo, eles confiam e recorrem aos seus conhecimentos e experiências prévias, os benefícios do fornecimento de retroalimentação ainda são inconclusivos, para a maioria dos aprendizes adultos domínio completo da L2 é impossível e existe uma enorme gama de variações individuais entre os aprendizes.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT-8
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.