VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 1[2]34 ]


[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Date Posted: 22:38:11 05/09/05 Mon
Author: Danilo Cristófaro
Subject: Semana 11- Discurso e aquisição


UFMG – PosLin
DISCIPLINA: LIG 905 Seminário de Tópico Variável de Lingüística Aplicada - Professora Vera Menezes – 2005/1

Aluno: Danilo Cristófaro Alves da Silva
Semana 11: 9 a 13 de maio - Discurso e aquisição

HATCH, E.. Discourse Analysis and second language acquisition. In; HATCH, E.M. Second language acquisition:a book of readings. Rowley, MA: Newbury House, 1978. p.256-271

YOUNG, R. Sociolinguistic approaches to SLA. Annual Review of Applied Linguistics. v. 19. p. 105-132 1999.

Em seu texto, Young trata da sociolingüística e do ensino de línguas juntamente com o aspecto do contexto, e do seu papel dentro da SLA. Segundo o texto, este campo está dividido em quatro áreas que estão relacionadas entre si. Os autores concentram em duas destas áreas, a da variação da língua e a comunicação face-a-face, para tentar responder algumas das questões que são de interesse dos pesquisadores de SLA.
Algumas destas questões são: porque os falantes bilíngues falam de modo distinto em situações diversas e com pessoas diferentes? Qual é a razão da falta de comunicação que ocorre na conversa entre pessoas de diferentes culturas? Young, então, detalha o fato de que a teoria de contexto utilizada por um pesquisador tem influência na metodologia de pesquisa.
Assim, ao citar Goodwin e Duranti, Young afirma que a definição de contexto se faz pela justaposição entre o campo de ação e o evento focal. Para os sociolingüístas, o evento focal é a língua, e o campo de ação é qualquer aspecto que o pesquisador esteja interessado.
Os pesquisadores tomam diferentes posições da sociolingüística que traz duas visões bem distintas no modo de interpretar o conceito de contexto: a primeira, que carrega a visão dos sociolingüístas interacionais, tem o contexto como dado, e é descrito em categorias que antecipam o uso da língua. Na segunda visão, comumente abordada pelos analistas conversacionais que estudam a interação face-a-face, temos a situação onde a ocorrência focal da língua é melhor compreendida com a existência pré-definida de categorias sociais. Esta visão é vista como a visão emergente.
A visão do contexto como dado, geralmente, está associada ao método quantitativo de pesquisa, enquanto a visão emergente leva mais em conta o aspecto descritivo da pesquisa qualitativa.
O texto, então, parte para uma análise dos métodos de investigação dentro dos campos estudados pela SLA, como a variação da Interlíngua, a comunicação trans-cultural, o estudo do fenômeno conversacional e identidade social.
Segundo o autor, há pouco interesse no que toca a produção de teorias sociolingüísticas de SLA. A teoria que melhor se apresenta na descrição sobre as previsões da performance de um bilíngue é a teoria do domínio do discurso. Esta prevê uma associação entre o estágio de produção de L2 e tópico discursivo.


Com relação ao texto de Hatch, a autora constrói um espaço para a análise de discurso como metodologia de SLA. No estudo de L1, a análise de discurso (com a análise conversacional) é um método que estuda como uma criança aprende uma língua. Já no estudo de língua estrangeira, o papel da análise do discurso é descrito como importante e bem diferente do ensino e aprendizagem de L2. Adultos, durante o aprendizado, geralmente de alunos, aprendem a L2 de modo diferente, embora contenha alguns aspectos também presentes na aprendizagem de L1.
Entre estes processos, destacam-se a atenção ao tópico, o tópico de conversação, simplificação, mudança de topico, informação adicional, etc.
No texto de Hatch, a autora fornece um número de evidências de pesquisa através das transcrições feitas com alunos em situação de aprendizagem, e que corroboram o uso adequado destes.
Hatch termina o capítulo apresentando um número de estratégias que podem ser usadas pelos alunos e que estão dentro dos padrões conversacionais da língua inglesa.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT-8
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.