VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 1[2]34 ]


[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Date Posted: 20:33:03 05/09/05 Mon
Author: Luciana Fiuza
Subject: Discurso e aquisição - sem 11

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
FACULDADE DE LETRAS
PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS LINGÜÍSTICOS
LINGÜÍSTICA APLICADA AO ENSINO DE LÍNGUAS
Prof.a : Vera Lúcia Menezes de Oliveira e Paiva

Aluna: Luciana Fiuza de Sousa


Discurso e aquisição – semana 11

Os textos desta semana nos apresentam as abordagens sociolingüísticas de aquisição de segunda língua, dando um enfoque a questões da análise do discurso.
Segundo Young, os estudos em sociolingüística procuram focar como os bilíngües adquirem e usam sua segunda língua e de que maneira isso se relaciona ao contexto social. Três grandes campos a serem estudados são: a língua e a sociedade; a variação lingüística e a interação. As quatro áreas que relacionam a sociolingüística e a aquisição de segunda língua são: a pragmática, multilingualismo, letramento e SLA.
O estudo do contexto tem se mostrado bastante relevante para esses estudos. Entende-se por contexto um evento foco (a linguagem) e um campo de atuação. Há, pois duas abordagens bastante divergentes: uma que acredita serem as categorias sociais preexistentes (given – dadas) e outra que acredita essas serem emergentes ou dinâmicas. Há ainda a hermenêutica que estuda os interpreta os eventos humanos em relação aos resultados, e também faz parte dos estudos sociolingüísticos.
A variação da interlíngua também importam aso estudos de aquisição de segunda língua pois acredita-se que a variação da interlíngua de um indivíduo seja essencial para o desenvolvimento da sua interlíngua. A teoria nos aponta que quando se fala num discurso num tópico que se tenha domínio, os bilíngües irão falar mais complexo e mais coerentemente do que ao falar sobre assuntos Gerais.
Outro fator de estudo é a comunicação cross-cultural, ou seja os objetivos, a dinâmica interpessoal, as funções e a intersubjetividade das interações entre bilíngües e nativos. Mais uma vez estima-se que as dificuldades de comunicação ultrapassam as questões lingüísticas e perpassam o domínio discursivo (ou até mesmo enciclopédico) de determinado tópico de uma conversação.
O fenômeno conversacional também interessa à sociolinguística por ser a linguagem um fenômeno que operar e se organiza em contextos sociais, além de os valores sociais de um dada comunidade serem expresso através da fala.
A questã da identidade social também se mostra um fator importante pois a maneira pela qual os bilingues se expressam contribuem para a formação da sua indentidade (falar ou sielnciar se torna um ato de identidade, como coloca Young.
Finalmente, os textos nosm ostram que as teorias sociolinguísticas para SLA são mais focadas nos problemas do que nas teroias proporiamente doatas, sde baeia nas práticas interativas e nos eventos comunicativos, avaliando a competência interacional.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT-8
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.