VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 1[2]34 ]


[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Date Posted: 14:09:34 04/25/05 Mon
Author: Luciano da Anunciação Silva
Subject: Semana 9 - Gramática Universal

UFMG - PosLin
DISCIPLINA: LIG 905 Seminário de Tópico Variável de Lingüística Aplicada – 2005/1o
Professora: Vera Menezes.
Aluno: Luciano da Anunciação Silva
Semana 9 (25 a 29 de abril)

MITCHELL, R; MYLES, F. The universal grammar approach. In: MITCHELL, R; MYLES, F. Second language learning theories. London: Arnold, 2004. p. 52-94.

Mitchell e Myles discorrem acerca da Gramática Universal ao longo do capítulo 3 do livro Second Language Learning Theories. O capítulo em discussão – ‘Linguistic and language learning: the Universal Grammar approach’ apresenta de uma maneira geral a abordagem da Gramática Universal que foi desenvolvida pelo lingüista americano Noam Chosmky. Segundo esse autor, essa teoria é, essencialmente, uma teoria de aquisição de primeira língua e o seu objetivo principal é caracterizar a faculdade inata da língua
Logo no início do capítulo, os autores propõem a discussão de três aspectos que guiarão o leitor ao longo do texto. O primeiro aspecto mostra uma definição ampla dos propósitos da tradição Chomskyana na pesquisa lingüística, com o objetivo de delimitar os aspectos da aquisição de L2 em que essa tradição se mostra mais relevante. O segundo examina em detalhe o próprio conceito de GU e o terceiro propõe a discussão da aplicabilidade da GU dentro da pesquisa de aprendizagem de segunda língua.
De acordo com os autores, a teoria lingüística não diz respeito principalmente à aquisição de segunda língua. Os objetivos principais dessa referem-se à busca de três questionamentos sobre a linguagem humana, a saber:

1) O que constitui o conhecimento da língua?
2) Como o conhecimento da língua é adquirido?
3) Como o conhecimento da língua e colocado em uso/prática?

Um questionamento dos autores revela suas preocupações em não fornecer nesse capítulo um parecer completo acerca do que seja a GU e seus princípios e parâmetros. O foco de atenção desses autores é entender como a GU tem sido aplicada ao estudo de aquisição de línguas, em particular ao ensino de L2. Nesse sentido propõem-se apenas as análises de alguns exemplos de princípios e parâmetros, ou seja, exemplos que tratam do conteúdo da GU.
Em um segundo momento, Mitchell e Myles tratam claramente da questão da Gramática Universal e sua relação com a aquisição de primeira e segunda língua. Em relação à aquisição de segunda língua essa relação parece não ser tão óbvia quanto se pensa. Analisar tal questionamento sob uma perspectiva teórica é algo que se torna muito mais complicado do que a aquisição de L1. No que se refere à aprendizagem de L1, por exemplo, percebe-se que o modelo de aquisição baseado em princípios e parâmetros possibilita uma explicação do porquê crianças aprenderem a língua materna de uma maneira tão rápida e quase sem esforços. Em relação à questão do que foi mencionado anteriormente, três fatores são apresentados para ilustrar o porquê dessa complicação:

1) Second language learners are cognitively mature;
2) Second language learners already know at least one other language;
3) Second language learners have different motivations for learning a second language.

Um aspecto que merece destaque dentro da estrutura da GU é a mudança de um questionamento que deu origem a muitas pesquisas nos últimos 15 anos, ou seja, se a GU torna-se disponível para aprendizes de segunda língua ou não. Tal indagação cedeu lugar para perguntas mais focalizadas, a saber:
· Quais sub-componentes da GU podem estar disponíveis ou não para o aprendiz de L2;
· Como a GU interage com outros módulos envolvidos na aprendizagem de línguas;
· O papel desempenhado pelos contextos de primeira língua.
Tais questionamentos fazem parte de um debate atual acerca da relação entre a GU e a aquisição de L1 e L2. Outro aspecto interessante refere-se as três hipóteses levantadas sobre parameter resetting. A primeira refere-se ao não acesso a GU; a segunda ao acesso total a GU, e a terceira diz respeito ao acesso parcial a GU.
Ao final do capítulo, é apresentada uma avaliação das contribuições particulares da GU para a aquisição de segunda língua. Nesse sentido, quatro aspectos são considerados e analisados, a saber:

1) O escopo e as realizações da abordagem da GU;
2) A visão da GU em relação à língua;
3) A visão da GU em relação à aquisição de línguas;
4) A visão da GU em relação ao aprendiz de línguas.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT-8
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.