VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 12[3]4 ]


[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Date Posted: 10:12:15 03/28/05 Mon
Author: Rita
Subject: semana-4 Panorama geral sobre teorias de aquisição

UFMG – PosLin
DISCIPLINA: LIG 905 Seminário de Tópico Variável de Lingüística Aplicada - Professora Vera Menezes – 2005/1

Aluno:Rita de Cássia Augusto
Semana 4 (28 março- 01 de abri

Panorama geral sobre teorias de aquisição

GITSAKI, C. Second language acquisition and theories: overview and evaluation.
KIYMAZARSLAN, V. A discussion of language acquisiton theories.

Kiymazarslan discute as teorias de aquisiçào de línguas e avalia suas implicação na LA . A autora destaca o fato de que ao longo dos anos um grande número dessas teorias, que têm sua gênese na Psicologia e na Linguística, têm sido propostas. Kiymazarslan situa as teorias de aquisição de língua dentro de duas correntes distintas: empiricismo/nurture e nativismo/nature.

O empirismo advoga que o conhecimento origina-se e desenvolve-se através da experiência/ interação com o ambiente através da nossa reasoning e nossos sentidos. O nativismo, por sua vez, postula que pelo menos parte do conhecimento é geneticamente transmitido sendo, portanto, inato aos seres humanos. Kiymazarslan faz, porém, uma ressalva esclarecendo que apesar de defender pontos de vista diferentes, não existe uma dicotomia entre o empiricismo e o nativismo, mas que a diferença jaz no grau de importância que ambas as correntes dão aos fatores ambientais/experimentais ou aos fatores inatos/genéticos. Nesse sentido os ambientalistas(environmentalists) postulam que a experiência é mais significante para o desenvolvimento/aprendizagem do que as contribuições inatas/genéticas. Os nativistas, por sua vez, não rejeitam totalmente a noção do estímulo proporcionado pelo meio-ambiente mas dizem que a aquisicão de línguas não pode ser desenvolvida apenas tendo como causa principal os fatores ambientalistas

A autora discute a aquisição de línguas sob oito diferentes perspectivas

1-Vygotsky’s Zone of Proximal Development: de acordo com essa teoria, a aquisição é entendida como o resultado da interação social . A zona proximal consiste na distância entre o desenvolvimento atual e o nível potencial de desenvolvimento a ser realizado, pelo aprendiz, em colaboração com colegas ou com alguém mais experiente.
2- Skinner’s Verbal Behavior: a visão behaviorista de aquisição da língua afirma que o desenvolvimento desta é o resultado de uma série de hábitos; Essa teoria prega que a aprendizagem de línguas se dá através da formação de hábitos, isto é, atráves de um dado estímulo condiciona-se uma resposta que através de um sistema de feedback ou recompensa torna-se um comportamento condicionado. A crítica principal qe se faz a as teoria é assumir que o aprendiz é uma “” tábula rasa”, isso é não são considerados nem os elemntos endógenos e,ou exógenos inerentes ao aprendiz
3- Piaget view of language acquisition
Piaget, assim como outros psicólogos, vê a aquisição de línguas como um caso geral de aprendizagem humana e não atribuem um domínio específico para a construção da linguagem.

4- Cognitive Theory: A teoria cognitivista destaca a importância do significado, do conhecimento e da compreensão. Pois eles apregoam que a aprendizagem é um processo significativo onde conceitos cognitivos já existentes são usados para relacionar e dar sentido aos conceitos em processo de aquisição
5-The Discourse Theory: teoria do discurso, origina-se da teoria do uso da língua. Essa teoria enfatiza que o desenvolvimento de uma língua acontece durante o processo de comunicação.

As teorias da gramática universal e o modelo monitor de Krashen situam-se no campo do nativismo. A GU prega que os seres humanos já nascem predispostos à aquisição da língua.A teoria do modelo monitor alinha-se a essa idéia afirmando que o ser humano precisa ser exposto ao insumo lingüístico para que essa predisposição à fala se concretize





Assim como Kiymazarslan Gitsaki também procede a uma classificação das teorias de aquisição de línguas dentre elas inclui alguns modelos teóricos tais como : a interlíngua- estágio da aprendizagem no qual o aprendiz encontra-se situado entre a língua 1 e a língua alvo; modelo MultidimensionL- de acordo com esse modelo teórico a aquisição é determinada por dois fatores preponderantes: o estágio desenvolvimental do aprendiz e o seu contexto sociopisicologico. A autora apresenta também o modelo de aculturação ou pidginização proposto por Shuman que afirma que a aquisição de uma L2 será fortemente influenciada pela forma como o aprendiz se coloca em relação à cultura da língua alvo.

Gitaski esclarece ainda que as teorias podem ser classificadas de acordo com a forma (dedutiva ou indutiva) isto é, as dedutivas são dotadas de princípios que mesmo sem terem sido comprovados , são assumidos como “verdades” (grifo meu). As indutivas são aquelas que têm por base os dados empíricos. Em relação ao conteúdo as teorias dividem-se em macro e micro.
Macro: possui uma vasta área e engloba um grande número de fenômenos.
Micro: investiga fenômenos específicos e em relação a SLA apóa-se em dois fatores fundamentais
A) definition adequacy- refere-se aos conceitos da teoria e a sua adequação o fatores externos.
B) Explanatory power: refere-se aos conceitos da teoria em relação aos fatores internos, os fatores que pretende explicar

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT-8
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.