VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 12[3]4 ]


[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Date Posted: 14:14:23 03/28/05 Mon
Author: Grace
Subject: Resumo semana 5

RESUMO SEMANA 5
Aluna: Grace Teles
Professora: Vera Menezes
Curso: Lingüística Aplicada/1º semestre de 2005



Gitsaki em seu artigo Second language acquisition theories: overview and evaluation faz um resumo geral das principais teorias desenvolvidas nas últimas três décadas sobre aquisição de segunda língua (SLA). O interessante no artigo é o teor crítico que a autora acrescenta ao relatar cada uma das teorias. São elas: the monitor model (Krashen,1982), interlanguage theories (Selinker,1972), universal grammar theories (Chomsky, 1966), cognitive theories (Mclaughing , 1987), multidimensional models (Clashen; Meisel; Pienemann, 1983), e acculturation/pidginization theory (Shumann: 1978).

A autora sugere também critérios para classificação e avaliação de teorias de SLA. Para classificar uma teoria é preciso reconhecer sua forma dentro de uma linha classificatória tendo a abordagem dedutiva em uma extremidade e a indutiva na outra. A abordagem dedutiva parte de princípios considerados como verdades (os axiomas). Em seguida, aplica-se um raciocínio silogístico para a obtenção de hipóteses a serem empiricamente pesquisadas que, posteriormente, podem vir a ser leis e fatos de uma teoria. No que concerne a avaliação das teorias, a autora defende que uma teoria deve passar pelo crivo da adequação de suas definições e poder explanatório. A adequação das definições refere-se à realidade externa. Isso é, ambigüidade e confusão devem ser eliminadas para que outras pessoas possam interpretá-las igualmente. Já o poder explanatório de uma teoria é calculado pela correspondência da teoria e os fatos que supostamente tenta explicar.

Kiymazarlaslan também em seu artigo A discussion of language acquisition theories aprofunda mais o tema do que Gitsaki, pois apresenta as influências que as teorias sobre a aquisição de língua nativa tiveram (ou têm) sobre os métodos de ensino de língua estrangeira e segunda língua (FL) (SLA). Ressalta duas grandes vertentes onde a maioria das teorias SLA centra-se: nas idéias de nutrição e natureza. Nutrição ou processo empírico
admite que o conhecimento é adquirido através da experiência, nossa interação com o ambiente e capacidades de raciocinar e buscar sentidos. Por outro lado o nativismo fundamenta-se na idéia de que o ser humano nasce com a propensão para o aprendizado de uma língua, que naturalmente se dará de acordo com o seu desenvolvimento. Para ilustrar esses dois paradigmas Kiymazarlaslan expõe, em uma tabela, as teorias baseadas neles e suas influências para FL e SLA. Para o autor as teorias de Bakhtin, Vygotyski, Skinner, Piaget e as teorias cognitivas, teoria do discurso, dos atos de fala e acomodação bem como os modelos de competição, aculturação, conexionista e a visão interacionista e de competência variável estão inseridas no campo da nutrição. Enquanto que a teoria da gramática universal, a abordagem de Fodor e o modelo de monitor se enquadram no campo do inatismo ou natureza humana.

Por fim, percebe-se com clareza que as leituras dos textos são complementares e buscam situar o leitor dentro do escopo de pesquisas realizadas na área de FL e SLA.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT-8
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.