VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 123[4] ]


[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Date Posted: 19:22:55 03/06/05 Sun
Author: Danilo Cristófaro
Subject: Semana 2 - A natureza da Lingüística Aplicada

UFMG – PosLin
DISCIPLINA: LIG 905 Seminário de Tópico Variável de Lingüística Aplicada - Professora Vera Menezes – 2005/1

Aluno: Danilo Cristófaro Alves da Silva
Semana2 (7 a 11 de março)

A natureza da Lingüística Aplicada

"The nature of applied linguistics" introduz o debate sobre as divergências conceituais da definição do que seja Lingüística Aplicada, e das questões sobre o relacionamento entre a teoria e a prática dentro da disciplina. Após fazer um breve apanhado histórico da Lingüística Aplicada, a autora argumenta que o campo da LA tem sido, desde o seu início, marcado por uma crise de indentidade que traz implicações acadêmicas até os dias de hoje.

Ao sugerir que devemos buscar uma definição mais robusta dos objetivos da Lingüística Aplicada, e também uma melhor definição de como a disciplina deve executar suas ambições, segue-se, então, uma série de artigos publicados por Ben Rampton, Christopher Brumfit e H.G. Widdowson. Em seus respectivos artigos, os autores travam um acirrado debate sobre o modo que vêem a definição de Lingüística Aplicada.

Primeiramente, em seu artigo intitulado “Retuning in applied linguistics”, Ben Rampton critica a visão de Widdowson & Brumfit de que a LA deve ser um espaço interdisciplinar onde teorias são desenvolvidas, e aplicadas no campo prático, num ambiente de estreita relação com outros profissionais e participantes com interesse na área de Lingüística Aplicada. Rampton afirma que esta visão não tem surtido efeitos positivos na área de pesquisa, nem no treinamento de professores de SLA, criando-se assim, segundo Rampton, uma divisão entre a teoria e a prática de ensino de SLA.

Como alternativa, Rampton prefere conceituar Lingüística Aplicada com o que Hymes chama de “Lingüística Socialmente Contituída” e que coloca a língua com uma dinâmica de ação social e conduta comunicativa. Na minha visão, o que Rampton sugere é que a Lingüística Aplicada deve se preocupar em ter como objetivos a análise historica e comparativa das diferenças e particularidades da língua, dentro de uma determinada cultura; e não se preocupar em moldar modelos teóricos que separem a teoria da prática.

Em seu artigo “How applied linguistics is the same as any other science” Brumfit coloca, com certa polidez, uma resposta ao artigo de Rampton. O autor explica que Rampton interpretou mal algumas de suas idéias e que a a definição de uma visão conjunta “Widdowson-Brumfit” é equivocada. O autor ainda argumenta que Lingüística Aplicada é sim uma ciência, como qualquer outra, e diz: “all human-science disciplines, in practice, operate in that way; none is autonomous; none is central; all are metaphors for roles we adopt” (pg. 300), mas também ressalta que a produção de modelos teóricos não é uma prática social.

Já Widdowson, em seu artigo “retuning, calling the tune, and playing the piper: a reaction to Rampton” aceita o fato que o artigo de Rampton alimenta o debate
acadêmico, mas que é provocativo e impreciso; questiona os reais motivos de Rampton ao ser provocativo, do que chama de “interpretação com parcialidade”.

Numa crítica feroz contra as visões de Rampton, Widdowson diz que as argumentações do mesmo, se levadas a sério, fariam ruir a Lingüística Aplicada, transformando-a em nada mais do que “contingent linguistics” .(pg.306). Widdowson também expressa sua renúncia aos argumentos de Rampton que, apresenta uma visão distorcida do que Hymes chamou de “Socially Constituted Linguistics”, e coloca em questão a seriedade de Rampton como acadêmico.

No artigo “Problems with an orchestral view of applied linguistics: a reply to Widdowson”, Rampton, (talvez ironicamente) classifica a resposta de Widdowson de “impassionate” e a descreve como polarizada, ignorando assim, as complicadas conexões entre os pólos apresentados. Na minha opinião, Rampton se confunde entre a natureza da Lingüística Aplicada e a natureza da ciência na Lingüística Aplicada, e que várias das suas críticas são construídas com base em interpretações que não correspondem, necessariamente, às visões dos autores criticados.

Fechando a série de artigos, mas certamente não o debate, Widdowson mais uma vez questiona as razões que levam Rampton a tecer o que ele chama de “interpretações equivocadas”, e que os princípios de pesquisa em Lingüística Aplicada têm de ser baseados dentro de um conjunto de parâmetros, e não “soltos” como sugere Rampton.

Numa breve análise destas leituras, acredito que os argumentos de Rampton são colocados de forma provocativa e questionadora. Tanto Brumfit, quanto Widdowson me convenceram de que a crítica das falhas de interpretação nos textos de Rampton são válidas. O que é positivo, é que as provocações trazem, por vezes acirrados, debates que lançam os leitores a questionamentos e elucidações que só vêm a alimentar o debate e contribuir para um melhor entendimento das questões levantadas.

Aluno: Danilo Cristófaro Alves da Silva
Semana2 (7 a 11 de março)

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT-8
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.