VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 123[4] ]


[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Date Posted: 03:28:45 03/07/05 Mon
Author: Tatiana Diello
Subject: A natureza da Lingüística Aplicada- Semana 2



Num primeiro momento do texto há uma breve introdução acerca da natureza da Lingüística Aplicada, ressaltando, principalmente, o quão diverso tornou-se o campo de estudo nos dias atuais.
Em seguida, vários debates são realizados acerca de alguns pontos controversos em Lingüística Aplicada. De uma maneira geral, esses pontos abordados estão relacionados a questões de teoria e prática em LA. Rampton, Brumfit e Widdowson são os autores participantes desta discussão.
Dentre estes aspectos que geram controvérsias em Lingüística Aplicada destaco dois:
a) Interdisciplinaridade: Para Rampton, a presença de outras áreas do conhecimento em LA é essencial, uma vez que as tradições de pesquisas destas também podem contribuir para o entendimento de objetos e processos lingüísticos. Já para Widdowson uma das dificuldades, talvez a central, em relação à interdisciplinaridade é que esta envolve, obrigatoriamente, a interpretação de um discurso em termos de outro. Em outras palavras, a interdisciplinaridade apresenta-se problemática devido ao fato de que, para se conseguir tirar proveito do que outras disciplinas têm a oferecer à LA, torna-se imprescindível compreender o ponto de vista destas e ser capaz de realizar isto, em geral, é uma tarefa árdua.
b) LA entendida como socialmente constituída: Rampton afirma que a Lingüística Aplicada deveria ser socialmente constituída, ou seja, seu foco seria o social e o método de inquir seria construído por diferentes discursos, incluindo o do senso-comum. O autor assegura que deveria haver um comprometimento de diálogo fora da academia, mas também não nega que existam diferenças cruciais entre o pensamento acadêmico e senso comum. Por outro lado, Widdowson declara que esta concepção de que a LA deveria ser socialmente constituída ao invés de academicamente instituída não é coerente. Segundo o autor uma “coisa” é afirmar que a pesquisa acadêmica deveria considerar outros tipos de conhecimentos e outra, bem diferente, é esta ser submetida a estes e incorporá-los ao seu método.


Tatiana Diello.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT-8
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.