VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 123[4] ]


[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Date Posted: 16:16:32 03/03/05 Thu
Author: Valdênia Almeida
Subject: O que é Linguística Aplicada?


LIG 905 Seminário de Tópico Variável em Lingüística Aplicada - Professora Vera Menezes

Definir Lingüística Aplicada é uma tarefa bastante árdua por se tratar de uma área relativamente nova, ampla e ligada a muitas outras áreas. Segundo GRADE, nos primeiros da LA, mais precisamente nos anos 50, o termo era usado para se referir aos estudos acerca do processo de ensino de línguas. Foi somente no final dos anos 60 que LA ingressou no campo do processo da aquisição de línguas, focalizando seu interesse mais no aprendiz do que no professor. E assim, a Lingüística Aplicada continuou sua evolução acompanhando as mudanças e inovações do ensino e aprendizagem de línguas ao longo dos anos.
Porém, segundo KASANGA, o ensino e aprendizagem de línguas está longe de ser a única preocupação da LA. Para o autor, Lingüística Aplicada se refere à relação entre teoria e prática. Uma relação estudada através da análise de problemas relacionados à língua e sua utilização. Problemas estes estudados em situações específicas de uso da língua. Um estudo como este coloca a LA em contato com várias outras disciplinas como a sociologia, psicologia, análise do discurso, etc.
Talvez devido a toda esta ligação com outras áreas e disciplinas é que BENKE questiona o que estaria no centro e na periferia no âmbito da Lingüística Aplicada.
Na minha opinião, Lingüística Aplicada poderia ser a soma de todas as definições apresentadas por Grade, Kasanga, Richards e outros autores. O que considero é que LA seja uma disciplina relacionada ao ensino, aprendizagem e uso da língua. Sendo este ensino, aprendizagem e utilização da língua estudados dentro de um contexto, abordando os problemas existentes na aquisição de uma língua e procurando possíveis soluções para estes problemas. Mais recentemente, muito tem se falando no papel social da LA (Moita Lopes, 2004) e da contribuição de nossas pesquisas para a sociedade (Rajagopalan) e é nestes termos que tenho procurado pensar na Lingüística Aplicada nos dias de hoje, sem esquecer, é claro, de sempre revisitar o passado e refletir sobre as mudanças e evoluções pelas quais a Lingüística Aplicada tem passado.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT-8
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.