VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

2/06/26 0:29:37Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 1234567[8]9 ]
Subject: A BANCA


Author:
http://jumento.blogdrive.com/
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 15/03/05 22:57:51

GRUPOS DE INTERESSES (II) – A BANCA

Descreio dos que me apontem
Uma sociedade sã:
Isto é hoje o que foi ontem
E o que há-de ser amanhã

António Aleixo

A banca deverá ser o sector que leva mais a sério a formação dos seus lobbys estruturando-os a diversos níveis desde a promoção de potenciais promissores à conquista da simpatia do humilde funcionário; basta vermos a quantidade de políticos reformados que se abrigam nalguns grandes bancos para considerarmos evidente a relação entre o mundo da banca e o mundo da política.

A um primeiro nível a banca tem capacidade financeira para “ajudar” os partidos mais simpáticos, e são muitos os sinais de que alguns partidos aparentam gastar mais do que seria de esperar. E quem ousar atacar um interesse de um banco é muito provável que este banco abandone a sua postura de mecenas do partido recuando no seu apoio financeiro.

A um segundo nível, alguns bancos funcionam simultaneamente como viveiro e como asilo de políticos; nos últimos anos foram vários os políticos que nasceram neste viveiro e todos neles ocuparam pastas estratégicas para os interesses da banca. Assim como também são vários os políticos que viraram proeminentes gestores bancários (ou mesmo banqueiros) depois de retirados da vida política, não tendo nenhum deles qualquer experiência do sector antes de terem abaçado a carreira política.

A um terceiro nível, a banca tem um imenso poder junto da comunicação social, quer através das próprias relações financeiras, quer através dos seus grandes orçamentos publicitários; quem lê a comunicação social com alguma atenção percebe a simpatia e, não raras vezes, a subserviência de alguns jornais em relação à banca. As más notícias para a banca raramente aparece, e quando a banca pretende fazer passar uma mensagem reparecem comentadores já esquecidos, os directores das secções de economia de alguns jornais são convidados para comentar nas TVs, enfim os canais da comunicação são totalmente abertos às vozes da banca. O recente arrufo de namorados entre o PSD de Santana e a banca deram sinais evidentes desta realidade.

A um quarto nível a banca conta com a simpatia de muitos funcionários menores e dirigentes da Administração Pública para não falar de secretários de estado; a banca é uma excelente saída profisional para um secretário de estado ou um excelente emprego para um funcionário que se reforma em boa idade paa trabalhar. Ser simpático para com os interesses da banca pode ser um excelente seguro de vida.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.