| Subject: Re: Resultado do PS é muito artificial |
Author:
João Luís
|
[
Next Thread |
Previous Thread |
Next Message |
Previous Message
]
Date Posted: 3/03/05 13:57:51
In reply to:
Entrevista de Ana Paula Correia a Pacheco Pereira
's message, "Resultado do PS é muito artificial" on 2/03/05 19:55:41
Vejamos o que diz aqui o Pacheco Pereira sobre o PCP.
“Ficou demonstrado que a escolha de Jerónimo de Sousa foi um factor importante de identidade do PCP. E ele deu um enorme sinal de moderação, que foi o acordo entre as centrais sindicais e o patronato, que não era possível sem o beneplácito do PCP. Penso que é mais fácil o PS entender-se nalgumas matérias com o PCP do que o BE, que é um partido tribunício e em grande parte inócuo. “
O PCP, sim (representa os pobres)
Uma coisa que me chocou nesta campanha é que ninguém discutiu o problema do trabalho. Toda a gente falou das empresas, da economia, das finanças, mas há milhares de portugueses que são operários, que são trabalhadores rurais, que trabalham em fábricas e em oficinas e que não encontram um único político que se lhes dirija, com a excepção de Jerónimo de Sousa, que tem origem operária. O PCP ficou sendo o único a falar para certos sectores, a propor políticas que os defendem, mesmo que ponham em causa o crescimento económico. São políticas de resistência de pequenos sectores da sociedade. Quem é a voz que defende um trabalhador rural alentejano, praticamente analfabeto, que não tem trabalho e que viveu sempre no limiar da miséria? Esse homem vota no partido que na autarquia lhe dá o mínimo de condições sociais, que é o PCP."
Compreende-se o desgosto dos irredutíveis seguidores das teses do "declínio irreversível" ou do "dilema".
Mas pelo menos a análise do Pacheco Pereira baseou-se nos últimos resultados eleitorais. Pelo menos tem uma basesinha a sustentá-la. Por isso não é autista. Para desgosto duns tantos e alegria de muitos mais.
[
Next Thread |
Previous Thread |
Next Message |
Previous Message
]
| |