VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

30/04/24 12:23:48Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: [1]2345678 ]
Subject: Imagine só se elas vão mesmo atrás duma qualquer Maria mais esclarecida...


Author:
Ana Maria
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 22/06/05 12:18:39
In reply to: Visitante 's message, "O comunismo é tenebroso e os comunistas uns tolos" on 22/06/05 0:22:19

Quando o Álvaro diz que os camaradas da URSS, “conseguiram dar de Stáline a imagem daquilo que ele não era”. Quando diz ainda que da “informação recebida em contactos partidários, a observação directa e essa observação não permitia outra coisa que não fosse a generalidade da opinião que Stáline era não só um grande dirigente, mas era um dirigente com certas características políticas e morais que correspondiam ao nosso imaginário e não propriamente à realidade”, acha que o Álvaro está a ser ambíguo?

De facto ele fala ainda do “luto” do PCP e dos partidos comunistas de todo o mundo quando Stáline morreu. Mas, após o XX Congresso do PCUS (que trouxe a clarificação), não mais se viu o PCP a sustentar essas posições.

Quem no final da década de 60 e no princípio da década de 70 ergueu a bandeira do Estalinismo e verberou o PCP por não os seguir foram...pessoas que hoje estão na direcção do PS, PSD e BE. E uma delas é hoje o dirigente número um da EU, o tal de José Manuel Barroso.

Mas a esses não vejo ninguém pedir contas por não terem verberado o Stáline. Nem no tempo dos alegados desmandos estalinistas, nem muito mais tarde, um quarto de século depois da sua morte quando o transformaram no ícone dos rebeldes franceses e não só...do Maio de 68, e da nossa Revolução do 25 de Abril...

Esses, os que há 30 anos cruxificavam o PCP por não ser estalinista, tentam cruxificá-lo agora por alegadamente o ser. Mudam-se os tempos, mantém-se a falta de vergonha e o seguidismo acrítico de modas estrangeiras. Tudo serve para nos combater.

Só que muita mais gente já está a abrir os olhos e parece-me que é isto que o está a incomodar tanto. É isso que o preocupa e com razão. Como dizia o outro à primeira qualquer cai, à segunda cai quem quer. E não se esqueça que nós as Marias, mesmo por cá, somos mais de 50% da população. E um perigo, segundo a sua tese da “Maria vai com as outras”. Imagine só se elas vão mesmo atrás duma qualquer Maria mais esclarecida...

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
Subject Author Date
Muito bem observado!!!Cínico em Pessoa22/06/05 13:28:36
As comunistas podem ser boas, mas infelizmente são tolasVisitante22/06/05 15:07:25


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.