VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

30/04/24 17:41:25Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: [1]2345678 ]
Subject: E pensa você que alguma vez iríamos nós fazer o contrário do que defendemos?


Author:
Ana Maria
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 26/06/05 2:49:01
In reply to: Visitante 's message, "Os crimes sobre nós e os crimes sobre os outros" on 26/06/05 1:33:36

Eu por acaso falo inglês e francês e até tenho TV Cabo. E até estudei na França e nos EUA e estive também no Goethe Institut, perto de Munique, em Ebersberg-ober-bayern.

E como sempre tive a mania dos jornais e da informação, além das aulas e do convívio com os nativos, consumi bastante a informação, tal como agora continuo a consumir pela net e pela TV Cabo (Sky, CNN, BBC, TV5, TVE). Portanto é com conhecimento de causa que me faz sorrir essa de dizer que “os crimes e as violações dos direitos dos cidadãos cometidos pelo poder tarde ou cedo vêm ao de cima”. Só agora, 40 anos depois o fulano do Klux Klux Khan mandatário da morte dos três jovens activistas dos direitos humanos foi julgado! 40 anos depois…ouvi ainda ontem que 60 anos depois de crimes cometidos alguns soldados alemães também foram julgados…à revelia. Mas o massacre que os franceses fizeram na Argélia, Marrocos, Tunísia, nas décadas de 40 e 50 ou os ingleses no Quénia, disso ninguém sequer fala quanto mais julgá-los!

Por cá quem quiser conhece as barbaridades que diariamente as tropas americanas cometem no Iraque ou no Afeganistão. Apesar de tudo há secções de política internacional nos jornais nacionais. Você já viu jornais americanos? Já viu TV’s americanas? Já ouviu rádios americanas? Eles sentem-se o centro do mundo. Eles só tratam praticamente de questões locais. E fora disso é praticamente só o ponto de vista do que o governo lhes impinge. Chega a ser patética tanta ignorância e mania de superioridade. São dum paternalismo delirante em relação ao que se passa no estrangeiro. E tal como não falam do que se passa no estrangeiro também ocultam o que se passa nos ghettos ou nas zonas onde vivem as minorias, como praticamente lá ninguém fala dos despedimentos nas fábricas e da exploração dos chicanos nos campos da Califórnia. E barbaridades como as milícias dos brancos que patrulham o deserto perto da fronteira com o México para “caçar” emigrantes até são aplaudidas!

A primeira vez que fui a Nova York, era garotita mas ainda me lembro das tabuletas nos autocarros, restaurantes e WC com “white only”. E isto foi já na década de 70…

Também me lembro que quer em Paris quer em Munique os nativos não eram particularmente simpáticos com os estrangeiros. Ouviu falar já dos pied-noir não ouviu?

Contava-me o meu avô que viveu em Angola que quando foi para lá teve de arranjar uma “carta de chamada” e na altura Angola era “portuguesa”. Contou-me ele também que na década de 60 os negros estavam proibidos de frequentar a praia de Luanda…e que só podiam viver na cidade se tivessem uma “carta de trabalho”, passada pela polícia a pedido do patrão branco.

À URSS nunca fui. Mas basta atentar na sua geografia e na sua enormíssima extensão, na variedade de povos que a compunham, na sua história, nas tremendas dificuldades para a consolidação do poder dos sovietes – no facto de nos primeiros 28 anos da sua história 8 desses anos terem sido passados invadidos por tropas de 14 países incluindo as maiores potências mundiais – na necessidade objectiva de terem de se tornar autónomos em todos os campos, do alimentar às armas, para se perceber que tinham de ter necessariamente formas próprias de organização.

O meu partido está fartíssimo de dizer que não tem um modelo de socialismo, que não pretende copiar nada nem ninguém. Porquê vir com os papões do “controlo da mobilidade das pessoas”? São truques sem qualquer sustentação teórica ou prática. Eu conheço muitos dirigentes e militantes do meu partido. E não esqueça que fomos nós os maiores contribuintes para a nossa Constituição. Está lá alguma cláusula sobre o assunto? E pensa você que alguma vez iríamos nós fazer o contrário do que defendemos? Nós que por dizermos a verdade nem nos importamos de perder votos?

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
Subject Author Date
Hipocrisia e cinismo é o que os comunas mais cultivamVisitante29/06/05 12:20:02


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.