VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

30/04/24 10:45:16Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: [1]2345678 ]
Subject: O nosso olhar: da indulgência à severidade


Author:
Visitante
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 2/07/05 13:03:35
In reply to: Ana Maria 's message, "Fala na prostituição. Deve-se ter esquecido da delinquência juvenil e da droga" on 29/06/05 22:07:41

Aninhas.

Uma pequena intervenção, só para te chamar a atenção para um pormenor, que trai a nossa imaginada objectividade na análise da realidade social.

Consoante a nossa motivação, de simpatia ou de adesão, por um lado, ou de ódio ou de rejeição, por outro, os julgamentos que fazemos da realidade são os mais díspares, indo da indulgência à severidade.

Situações de pobreza, de prostituição, de comércio de droga, de delinquência, de ditadura, por exemplo, se acontecem em Cuba merecem a nossa compreensão e indulgência, porque encontramos sempre algo no contexto, nomeadamente, no contexto internacional, que as causam e desculpam; as causas nunca são internas, não têm nada a ver com a incapacidade do socialismo e do comunismo para promover o desenvolvimento e proporcionar bem-estar, porque o regime tem uma bondade intrínseca com a qual simpatizamos à partida. Em último caso, a comparação com o passado mais remoto é sempre positiva, porque então as coisas eram bem piores.

Situações semelhantes, se acontecem noutros lados, as causas são, acima de todas, internas, devidas às maléficas características do capitalismo.

Esta deformação da realidade social multicolor, transformando-a numa realidade a duas cores - preto e branco - é uma das características da cegueira dos comunistas. Não é que sejam cegos de todo, mas o filtro cromático que se interpõe entre os seus olhos e a realidade impede-os de ver a complexidade do que os rodeia e impele-os para as dicotomias simples de os bons (eles e o comunismo) e os maus (os outros e o capitalismo).

Depois, fruto da empatia para com os mais pobres, alvo da exploração e da opressão dos capitalistas, a sua pregação, a sua acção e o papel que se reservam assemelham-se aos dos fundamentalistas cristãos: missionários da redenção pelo anúncio da boa nova e da prática do bem. Certos, também, uns e outros, que o bem triunfará sobre o mal e que até lá, a luta continua.

Um bom fim de semana, meu anjo.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
Subject Author Date
Conta mais das tuas experiências. fazes falta aquiVisitante 6/07/05 15:46:55


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.